No dicionário, intercâmbio nada mais é do que reciprocidade de relações entre nações.

Em educação, intercâmbio refere-se a estudantes que passam um período que varia de um mês a anos estudando em outro país.

Pensando nisso nós preparamos um FAQ sobre intercâmbio para que você saiba tudo sobre esse fantástico mundo de ser intercambistas. São perguntas que foram feitas dos clientes para a Dreams e que queremos distribuir com vocês um pouco do nosso conhecimento. Lembrando que essa lista sempre é atualizada com mais perguntas e respostas.

Como fazer intercâmbio?

Para fazer intercâmbio basta apenas você ter em mente o destino de interesse e procurar uma agência especializada no assunto.A agência lhe apresentarará um leque de opções de escolas, oferecerá também alguns tipos de acomodação e lhe fornecerá o máximo de informações  necessárias para a sua viagem. A Dreams dispõe de toda estrutura para lhe ajudar a realizar esse sonho.

Eu já preciso falar inglês para fazer intercâmbio?

As escolas sabem que a grande maioria dos alunos que vão para estudar no exterior tem apenas o conhecimento básico do idioma. Neste caso, não existe um nível mínimo exigido. Porém, se seu interesse é fazer um curso de proficiência ( Como TOEFL,IELTS,CAE,ETC) ou um curso voltado para sua área de estudo, é obrigatório ter um nível mínimo do idioma, que varia de curso para curso.

Qual tempo mínimo que eu posso fazer intercâmbio?

O tempo de duração do intercâmbio depende do aluno. O mínimo de tempo exigido é de 2 semanas podendo chegar até 1 ano de curso. Tudo vai depender do tempo disponível que você tem para poder passar esse tempo no exterior. Algumas pessoas tem a ilusão que intercâmbio é só a partir de seis meses, porém estão equivocadas. Existem alunos que passam um mês no exterior e acabam extraindo mais conhecimento de pessoas que passam três meses, pois sabendo que tem um tempo menor de experiência querem vivê-la intensamente.

Qual o tempo mínimo que eu posso ficar em determinados destinos?

Em nosso site nos disponibilizamos a média de tempo para destino que você tem interesse, pois cada destino tem suas regras e você vai ter que se adequar ao visto para poder permanecer fora.

CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE OS NOSSOS DESTINOS

Qual Idade mínima para fazer um intercâmbio?

Para o programa de idioma geral (como inglês, por exemplo) a idade mínima é de 16 anos. Já para programas de férias são destinados a participantes de 13 a 17 anos.

Qual Idade máxima para fazer um intercâmbio?

Intercâmbio não tem limite de idade! Hoje existem programas específicos para determinadas idades como o Programa 30+, Programa 40+ e Programa 50+.

Porque contratar uma agência de intercâmbio?

Existem vários motivos para você contratar uma agência de intercâmbio, por isso, resolvemos listar 4 motivos principais.  

  1. Para ajudarmos na escolha do programa ideal para você.
  2. Para você ser informado de tudo que você vai encontrar lá. Afinal, agências são especialistas nisso.
  3. Para você ter variadas formas de pagamento e poder fazer em moeda local (R$).
  4. Ter uma equipe que fale seu idioma e que possa te ajudar durante toda a sua viagem.

Eu preciso de visto para fazer intercâmbio?

Isso vai depender muito do destino escolhido. Para alguns destinos não é necessário ter o visto caso o aluno vá ficar até 6 meses, enquanto outros exigem o visto independente de quanto tempo o aluno permaneça lá. Por isso é bom sempre consultar a agência para saber se o destino que você está planejando ir será necessário a aplicação do visto, e consequentemente já adicionar isso ao custo de sua viagem.

Quantas horas de curso as escolas de inglês oferecem?

Varia de acordo com cada escola. Existem escolas que oferecem cursos intensivos com mais de 5 horas de curso por dia. Existem outras que oferecem cursos de menores durações porém atividades durante outros horários para complementar o aprendizado.

É necessário ter seguro de viagem para fazer intercâmbio?

Sim. Sempre indicamos o intercambistas a viajar com segurança. Para isso sempre oferecemos ao nosso cliente um seguro viagem para que o estudante fique tranquilo caso tenha algum problema de saúde no exterior, lembrando que lá fora tudo é um pouco mais caro do que aqui.