Imigração

Express Entry no Canadá: saiba tudo sobre o sistema

há 14 dias

O Express Entry é uma das coisas mais importantes para quem deseja morar no Canadá, sendo uma maneira bem mais rápida de imigração.

Mesmo assim, existem alguns detalhes que nem todo mundo sabe sobre o sistema, por isso, a Dreams preparou esse conteúdo completo sobre tudo que você deveria saber sobre o Express Entry no Canadá.

Quer saber como imigrar para o Canadá da maneira mais rápida? Leia até o final!


O que é Express Entry?

O Express Entry é um sistema federal implementado pelo governo canadense, com a intenção de conceder a permissão de residência permanente para pessoas que o governo canadense possa julgar como um cidadão que pode agregar a sociedade canadense, fornecendo a permissão de imigração em até 6 meses ou menos.

Dentro do Express Entry, temos os seguintes programas econômicos federais:

Federal Skilled Worker Program (FSW)
Federal Skilled Trades Program (FST)
Canadian Experience Class (CEC)

Abaixo, vamos explicar de forma bem rápida e direta sobre cada um deles, principalmente porque para que você possa aplicar para o Express Entry, você precisa ao menos ser qualificado para ao menos um desses programas econômicos. Confira:


Federal Skilled Worker

Este programa, funciona basicamente para estrangeiros que têm uma experiência profissional em seus países de origem e que desejam imigrar para o Canadá permanentemente.

Os requerimentos mínimos para se tornar elegível para o programa são:

Experiência de Skilled Worker (Explicaremos melhor abaixo)
Habilidade de linguagem
Educação

É obrigatório que você cumpra todos os requisitos mínimos para se tornar elegível.


Federal Skilled Trades

Atender aos níveis de idioma exigidos para cada habilidade do idioma

Writing
Reading
Listening
Speaking

Assim como também:

Ter pelo menos 2 anos de experiência de trabalho em tempo integral (ou igual quantidade de experiência de trabalho em meio período ) em um comércio especializado nos 5 anos anteriores à sua inscrição

Sua experiência de trabalho deve ser para trabalho remunerado (salários pagos ou comissão ganha – trabalho voluntário ou estágios não remunerados não contam)

atender aos requisitos de trabalho para esse comércio qualificado, conforme estabelecido na Classificação Ocupacional Nacional (NOC), exceto para a necessidade de um certificado de qualificação

Ter um (a): Oferta válida de emprego em tempo integral por um período total de pelo menos 1 ano ou certificado de qualificação nesse comércio especializado emitido por uma autoridade provincial, territorial ou federal canadense.


Canadian Experience Class

Este programa atende aos profissionais qualificados que já tiveram uma experiência de trabalho canadense e querem imigrar permanentemente para o país.

Assim como o FST, você precisa atender aos níveis de idioma exigidos para o seu trabalho para cada habilidade no idioma em:

Writing
Reading
Listening
Speaking

Ter pelo menos 1 ano de experiência profissional qualificada no Canadá, nos últimos 3 anos antes de se inscrever – você pode atender a isso de algumas maneiras diferentes:

tempo integral em 1 trabalho: 30 horas / semana por 12 meses = 1 ano em tempo integral (1.560 horas)

igual montante em trabalho a tempo parcial: por exemplo 15 horas / semana durante 24 meses = 1 ano a tempo inteiro (1.560 horas)

trabalho em tempo integral em mais de 1 emprego: 30 horas / semana por 12 meses em mais de 1 emprego = 1 ano em tempo integral (1.560 horas)
Ganhou sua experiência de trabalho trabalhando no Canadá enquanto tinha o status de residente temporário com autorização para trabalhar

“E como eu posso ser um skilled worker?”

Levando para o lado literal da coisa, o skilled worker, ou trabalhador habilidoso (que podemos chamar de profissional qualificado), precisa se mostrar importante para o Canadá em alguma área específica. Quanto mais o Canadá precisar de você, mais rápida será a sua admissão.

Porém, o processo de avaliação vai muito além do que você mostra no seu currículo. Diversos dados da sua vida serão analisados para que você seja aprovado ou não, então é importante somar o máximo de pontos possível.

E quando falamos sobre “somar pontos”, não é atoa, pois o Express Entry funciona com base na pontuação, priorizando sempre quem conseguir a pontuação mais alta.

Express Entry Canadá


O processo do Express Entry

Agora que você já sabe quais são os programas econômicos importantes e os seus requerimentos, entenda como é o processo do Express Entry e como você irá avançar durante o processo.


1 – Criando o seu perfil

Após verificar se você se qualifica em algum dos programa econômicos citados acima, você pode criar o seu perfil, preenchendo dados importantes, como: suas habilidades, experiência de trabalho, nível de habilidade com o inglês, educação e algumas outras informações pessoais.

2 – Entrando na disputa

Após enviar o seu perfil, você entra numa “pool” com outras pessoas que também aplicaram para o Express Entry no Canadá, onde você será avaliado por meio do Comprehensive Ranking System, um sistema que avalia a sua experiência de trabalho, habilidades, fluência com a língua inglesa ou francesa, nível educacional e outros fatores que vamos explicar mais abaixo, quando falaremos sobre a pontuação do Express Entry.

3 – Recebendo o convite

Caso você some pontos suficientes no CRS e se encontre no topo do ranking entre as pessoas da pool, você receberá o convite para a imigração, o ITA (Invite To Apply).

Após isso, você tem 90 dias para aplicar de forma totalmente online, para um dos programas econômicos que já citamos acima. O processo pode durar até 6 meses, sendo mais rápido em caso da sua classificação no NOC ser mais alta.


Como funciona a pontuação do Comprehensive Ranking System?

Se você quer saber em média quantos pontos terá para o Express Entry no momento, ou como melhorar a sua pontuação se baseando na tabela, você veio ao lugar certo, pois este tópico é um dos mais importantes para quem deseja imigrar para o Canadá.

Abaixo, separamos de forma simples e direta, os itens analisados pelo CRS e como eles funcionam, confira a lista:

  • Qual idade; (Quanto mais novo, mais pontos)
  • Estado civil; (Solteiro mais pontos, quanto mais membro na família a pontuação diminui)
  • Nível de escolaridade; (Quanto mais formação, mais pontos)
  • Escolares no Canadá (Quanto maior o grau de formaçã,o maior a pontuação)
  • Idiomas e notas; (Quanto mais próximo da proficiência, maior a pontuação)
  • Experiência de trabalho no Canadá (Conforme o NOC a pontuação aumentará)
  • Experiência de trabalho no Exterior (Quanto mais anos de experiência, maior pontuação)
  • Certificado de qualificação de uma província. (Se tiver, pontuará conforme certificação)
  • LMIA aprovado para alguma oferta de trabalho. (Se tiver, pontuará conforme Job Offer)
  • Certificado de nomeação de uma província (Se tiver, pontuará conforme certificação)
  • Tem irmão de sangue morando no Canadá como residente ou nativo (a avaliar)

O segredo para sair na frente


Aposto que você chegou até aqui com o intuito de saber qual é o segredo que você precisa saber para passar na frente da pool, conseguindo o Express Entry da forma mais rápida possível.

E o segredo é bem simples: estudar no Canadá.

Não entendeu ainda o poder desse segredo? Eu te explico:

O Canadá valoriza a educação e é um país referência neste setor. Por isso, o país tem valorizado cada vez mais os profissionais qualificados dentro do país. Sendo assim, se você busca imigrar para o Canadá da forma mais rápida possível, comece a estudar no Canadá para somar pontos importantes com o governo do país.

Se você tem alguma dúvida sobre como pode estudar no país, fala com a gente neste link, vai ser um prazer falar com você!

Quer saber mais sobre o Canadá? Ou dicas para imigrar? Então fica ligado na nossa página do instagram, lá tem conteúdos completos para você aprender de forma rápida e divertida.

E se você é uma pessoa que prefere assistir vídeos, tem conteúdo pra você também! O nosso canal no youtube é cheio de informações, assim como dicas muito valiosas que você pode utilizar no Canadá.

E por último, mas não menos importante. Se quiser saber como é o custo de vida no Canadá, quanto é o valor do salário ou quais são os lugares mais legais para se visitar, o nosso blog é o lugar certo!