Intercâmbio Estudo e Trabalho

Morar na Espanha: saiba a forma mais fácil de morar no país

há 5 meses

Morar na Espanha é uma experiência bem diferente de tudo que você já conhece, e esse também é o pensamento de pessoas ao redor de todo o mundo. Seja pelo futebol, pela cultura ou pelo seu idioma, a Espanha chama atenção por toda a sua história e beleza. Mesmo assim, as pessoas costumam não saber a fundo o potencial que o país tem a oferecer em diversos segmentos.

Pensando nisso, nós preparamos um conteúdo completo sobre como é morar na Espanha e o que você pode fazer durante o seu intercâmbio, confira abaixo:

Como é morar na Espanha?

Você sabe que a Espanha fica na Europa, que o idioma é o Espanhol e que existem alguns costumes clássicos, e isso é saber bem sobre a Espanha, mas isso não chega a ser nem mesmo 1% do que o país tem a oferecer como uma das 10 maiores economias da Europa. Seja pelo seu povo ou pela sua cultura, a Espanha é um dos melhores países não apenas para estudar, mas também para viver experiências incríveis.

Morar na Espanha: Cidade de Madrid
Cidade de Madrid

O idioma espanhol

Provavelmente você já deve ter sentido aquela grande dúvida: “Devo aprender inglês ou espanhol primeiro?”. Bom, algumas pessoas decidem estudar as duas ao mesmo tempo, outras preferem o inglês, mas definitivamente, todo mundo acaba falando um pouco de Espanhol. Seja nos filmes e séries ou em nossas conversas comuns, a língua espanhola sempre costuma marcar presença. 

A língua espanhola é uma das línguas mais populares do mundo, sendo a 4ª mais falada do mundo, ficando atrás apenas do Hindi, Chinês Mandarim e Inglês, línguas que aplicam-se aos fatores: extensão territorial do seu país de origem e compartilhamento da língua ao longo dos outros continentes.

O povo e a língua

Rua comum na Espanha

A Espanha é conhecida não só pela sua língua ou também pela forte figura do toureiro, muito menos pelas fortes cores da sua bandeira. A verdade é que o povo Espanhol é a grande figura central do que a Espanha tem a oferecer, pois além de serem pessoas bastante calorosas, os espanhóis também são pessoas diversificadas, que também acabam diversificando todos os costumes e interesses do país.

Quer um exemplo disso? Vamos utilizar a língua espanhola como exemplo. Todo mundo tem o costume de imaginar que o espanhol é falado em toda a Espanha, mas isso não é uma verdade completa, pois dentro do país, existem os idiomas: catalão, valenciano, gallego, euskera, basco e outras línguas que são variações do Espanhol.

Legal, né? Por isso, saiba bem onde vai morar na Espanha, pois existem diferentes povos e costumes, o que faz da Espanha um país de cultura muito forte e variada nas mais diferentes regiões.

Esporte também é cultural

O futebol é uma grande paixão aqui no Brasil e a gente já sabe disso, mas na Espanha essa paixão tem cores diferentes, que movimentam milhares, ou até mesmo milhões de pessoas, dentro e fora da Espanha. Atualmente, a La Liga, ou liga espanhola de futebol, é considerada uma das melhores competições de futebol do mundo, tendo times já conhecidos mundialmente como o Barcelona e Real Madrid, assim como os representantes criados em homenagem a cidades como Sevilla e Villarreal.

Estádio de futebol na Espanha

Mas a Espanha não é apenas feita de futebol, outros esportes também se destacam para o grande público e dentre eles está o Basquete, que tem uma das maiores ligas de basquete da Europa, a ACB. Além deste, temos também o tênis, que na Espanha já revelou tenistas incríveis como Rafael Nadal e David Ferrer. Então, você amando esportes ou não, saiba que eles são uma grande força espanhola e você pode apreciar todos eles enquanto estiver estudando no país.

A forma mais fácil de Morar na Espanha

Todo país tem requisitos mínimos obrigatórios em seus setores de imigração. Na Espanha, isso não é diferente e as suas políticas imigratórias tem requisitos que diferem de outros países da Europa como Alemanha, Irlanda e Inglaterra. 

Para morar permanentemente na Espanha, o único requisito é de que você precisa viver por 5 anos no país, sem interrupções. Assim, você poderá aplicar para o visto de residência permanente.

Frente de um restaurante na Espanha

Mas, como posso viver por 5 anos na Espanha?

O visto de estudante é um dos grandes responsáveis pela grande quantidade de pessoas que imigram para outros países todos os anos, independente da escolha do viajante. Os países valorizam pessoas que buscam melhorar os seus currículos, ainda mais pelo fato de que podem ser futura mão de obra qualificada dentro do país, que pode investir mais dinheiro na economia local.

Sendo assim, fazer um intercâmbio é a melhor porta de entrada para qualquer país, pois através dele você consegue estudar no país em instituições de ensino que melhor atendem a sua vontade, como uma escola de idioma ou universidade, tendo acesso ao trabalho enquanto estuda. Logo depois de finalizar os seus estudos, você poderá aplicar para um visto de trabalho, o que aumenta o seu tempo de estadia no país.

Na Espanha é possível estudar e trabalhar, basta que você tenha mais de 18 anos e esteja matriculado em uma instituição de ensino por pelo menos 6 meses. Assim, você terá a permissão para trabalhar enquanto estiver com os seus estudos em progresso no país. Partindo deste começo, você já estará com pelo menos 6 meses na sua contagem de tempo dentro da Espanha.

Chegando até aqui, eu aposto que você se interessou por fazer o seu intercâmbio na Espanha, melhor ainda se quiser viver uma experiência incrível no país para seguir o caminho dos seus sonhos. Se você ainda não sabe como seguir este caminho ou tem alguma dúvida, clica no botão abaixo e nós vamos retornar o mais rápido possível com as respostas que você precisa!

Gostou deste post? A Dreams sabe que você tem muita vontade de aprender sobre o destino dos seus sonhos, por isso temos um blog cheio de conteúdos sobre a cultura, custo de vida, curiosidades e notícias sobre diversos países. Acesse o nosso blog e fique a vontade para consumir mais conteúdos como esse!