Imigração

O caminho definitivo para ir morar no Canadá

há 14 dias

Você quer saber como ir morar no Canadá mas sempre se depara com posts que enrolam até que você perca a vontade de ir? Não se preocupe, pois neste post você terá o passo a passo e também a melhor maneira de ir para o Canadá e conquistar não apenas o currículo dos seus sonhos, mas também a qualidade de vida que você merece.

Aprenda abaixo como ir morar no Canadá e mais algumas dicas importantes:

O método mais fácil para morar no Canadá

Para fazer as suas malas e colocar os seus pés no Canadá, existe o primeiro e mais importante passo para que você consiga direcionar as suas intenções com o Canadá: o processo de visto.

Escolher o seu tipo de visto e aplicar para o processo consiste em algumas diferenças. Confira abaixo os tipos de visto mais comuns:

O visto de trabalho

O visto de trabalho pode ser concedido em caso de uma empresa canadense se interessar pelos seus serviços e contratá-los internacionalmente. Com isso, você consegue a permissão de trabalho no país. Porém, a empresa ficará responsável pelo o seu visto, então, em caso de demissão, você terá que voltar imediatamente para o Brasil.

O visto de turismo

Sendo um visto simples e mais procurado pelos brasileiros, o visto de turismo facilita o caminho daqueles que desejam conhecer o Canadá, mas de forma rápida e sem pretensão de morar no país.

O visto de estudo

Vamos entender melhor como ele funciona abaixo, mas não existe muito mistério, porque basicamente, este visto permite o estudo do intercambista dentro do território do Canadá.

Como ir morar no Canadá

Agora vamos fazer um contrato de sinceridade entre redator e leitor, certo? Pois a resposta pode parecer uma grande conveniência para nós, que trabalhamos com intercâmbio, mas, vamos ser sinceros, não existe caminho mágico para morar no Canadá,  a não ser pela educação.

Fazer um intercâmbio ainda é a melhor porta de entrada para que você possa morar não apenas no Canadá, mas em qualquer país de qualquer continente.

Como ir morar no Canadá: cidade de Ottawa

Pergunte a qualquer pessoa que já foi para o Canadá por intercâmbio e ela provavelmente dirá que foi uma das melhores experiências da vida, pois além de desenvolver uma habilidade profissional, a pessoa conseguiu desfrutar de uma qualidade de vida acima da média mundial.

Agora chega de papo e vamos ao que interessa: o intercâmbio para morar no Canadá.

Para fazer um intercâmbio você precisará, primeiramente, de um visto de estudante, pois a partir dele você terá a permissão de estudo no país. Após isso, é importante que você defina quais são as suas prioridades educacionais, como escolher qual tipo de intercâmbio você fará.

Escolhendo o tipo de intercâmbio

Escolher o tipo de intercâmbio é uma das coisas mais importantes quando se trata de morar no Canadá, principalmente pelo fato de que caso escolha a opção do estudo de idiomas no Canadá, você poderá evoluir o seu inglês ou até o seu francês, dependendo da província, mas não terá a possibilidade de trabalhar, pois desde 1 de junho de 2014, não é mais permitido trabalhar enquanto se estuda idioma no Canadá.

Porém, para a sorte dos intercambistas que desejam mudar de vida, existem os colleges, que no Canadá, são equivalentes aos cursos técnicos aqui do Brasil. Os colleges são grandes responsáveis pela educação mais voltada ao mercado de trabalho, o que resulta em profissionais mais preparados e cada vez mais requisitados no Canadá.

Os colleges popularmente se dividem entre 2 tipos: privado e público.

Em relação ao ensino, os dois tipos são considerados de alto nível, principalmente por estarem inseridos no sistema de um país que é considerado uma referência no setor de educação internacional. O college privado tem o diferencial de ser apoiado financeiramente pelo governo canadense, o que faz dele uma ótima porta de entrada para quem deseja morar no país futuramente.

Trabalhando enquanto mora no Canadá

Enquanto estiver estudando em um college ou universidade, você terá a permissão de trabalhar enquanto estuda no país, o que se torna o começo da sua vida no Canadá e familiarização com a vida cotidiana no maior país das Américas..

Ao término do seu curso, você poderá aplicar para o programa de Post-Graduate Work Permit, ou mais conhecido como PGWP. Com o PGWP você poderá trabalhar no Canadá pelo período de tempo equivalente ao tempo do seu curso. Não entendeu muito bem? Confira um exemplo:

Parlamento de Ottawa

Em caso de um college privado de 2 anos, quando terminar o curso, você poderá trabalhar por mais 2 anos devido ao PGWP. 

Enquanto estiver trabalhando pelo PGWP, você pode aproveitar o tempo que está trabalhando para fazer a sua aplicação para a residência permanente no Canadá. O processo de aplicação leva tempo e é importante que você seja o mais rápido possível para não ter problemas com vistos e autorizações.

Express Entry

E não só isso, pois em caso de estar estudando em um College Privado, você ganha mais pontos em um sistema chamado Express Entry, que já explicamos muito bem neste post.

Lembre-se que o tempo de estadia no país também é um dos benefícios que você também precisa aproveitar para investir no seu futuro no Canadá.

Mas como o nosso objetivo é fazer você entender qual é o melhor caminho do Canadá, vamos resumir o Express Entry abaixo:

Paisagem em Ottawa

O Express Entry é o sistema responsável pela residência permanente no Canadá, tendo o objetivo de contabilizar pontos sobre as  pessoas que desejam imigrar para o Canadá. Os pontos são somados com base no nível de proficiência em inglês e/ou francês, nível de escolaridade, idade e outros fatores.

Você precisa ter no mínimo 1200 pontos para se tornar elegível para o programa, sendo interessante que você não se acomode com este número e busque aumentar ainda mais a sua pontuação para uma chance maior de aplicação.

Chegando até aqui, eu aposto que você se interessou por fazer o seu intercâmbio no Canadá, melhor ainda se quiser viver uma experiência incrível no país para seguir o caminho dos seus sonhos. Se você ainda não sabe como seguir este caminho ou tem alguma dúvida, clica no botão abaixo e nós vamos retornar o mais rápido possível com as respostas que você precisa!

Gostou deste post? A Dreams sabe que você tem muita vontade de aprender sobre o destino dos seus sonhos, por isso temos um blog cheio de conteúdos sobre a cultura, custo de vida, curiosidades e notícias sobre diversos países. Acesse o nosso blog e fique a vontade para consumir mais conteúdos como esse!