Intercâmbio Cultural

Como é o intercâmbio na Irlanda?

há 3 meses

Pessoas caminhando em Dublin, Irlanda.

A Irlanda sempre figurou como um dos principais destinos para quem deseja morar no exterior. E não apenas por sua qualidade de vida e belas paisagens, mas por não precisar de visto prévio, cursos com investimento baixo e a oportunidade de trabalhar enquanto estuda. Então, se você quer descobrir como é o intercâmbio na Irlanda, esse texto é a sua cara.

Diferentemente dos outros países, para entrar na Irlanda, você precisa solicitar o visto em solo irlandês e ter uma comprovação mínima de renda. Mas não se assuste! É muito mais simples do que parece ser e nós vamos te mostrar isso. Vem ler!

Neste artigo, você vai conferir como estudar e trabalhar no país, melhores cidades para estudar, motivos para escolher este destino e, finalmente, o quanto custa estudar e trabalhar na Irlanda. Confira:

Como estudar e trabalhar na Irlanda?

Visto para estudar e trabalhar na Irlanda

A melhor forma de ingresso para quem quer estudar e trabalhar na Irlanda é com um intercâmbio de estudo e trabalho. No país, alunos matriculados em um curso com duração superior a 25 semanas podem trabalhar meio período (20h semanais). Mas, se você quer trabalhar em período integral (40h semanais), lembre-se de que só é permitido nos meses de férias: maio, junho, julho e agosto.

O tempo mínimo de um curso no país é de 25 semanas e o máximo de 2 anos, após renovação do visto. É muito comum que os intercambistas optem por um curso de 33 semanas, pois é possível aproveitar as 8 semanas de férias para trabalhar no período integral. Conseguir um emprego no país fica por conta do estudante e leva em média de 4 a 8 semanas.

Uma informação importante é que o visto deve ser aplicado na Irlanda e tem uma taxa média de 300 euros. É necessário comprovar um valor disponível de no mínimo 3.000 euros, que só poderão ser utilizados após solicitação do visto. Também é recomendado levar um valor para despesas iniciais de 1.500 euros. Você pode saber mais sobre vistos clicando neste link.

Quer saber ainda mais sobre o programa de trabalho e estudo na Irlanda? Então, confere esse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=xXX9B6B9DPo

Melhores cidades para estudar na Irlanda

Dublin, considerada uma das melhores cidades para estudar na Irlanda.

Geograficamente, a Irlanda possui uma grande extensão territorial, são 70.284 km², sendo considerada a terceira maior ilha da Europa. Sua população soma 4,7 milhões de habitantes e, por ano, recebe 6 milhões de turistas.

A Dreams oferece opções de universidades, cursos técnicos, pós-graduação e cursos de idiomas. No país, existem ótimas indicações de universidades e cursos, mas cada cidade possui seus próprios programas de ensino.

As cidades mais recomendadas são Dublin, a maior e mais conhecida delas; Cork, que tem se desenvolvido muito na área de TI. Também estão entre elas Limerick, com população bem jovem e de muitos atrativos; a litorânea Galway, com 80 mil habitantes e puro charme. E, por fim, Bray, cidade com maior área urbana na Irlanda. Clicando em cada uma delas, você descobre seus programas de estudos e custos de vida.

Motivos para escolher o intercâmbio na Irlanda

O Castelo de Blarney é uma forte medieval localizada em Blarney, a 8 km da cidade de Cork.

Se você curte aventuras, a Irlanda é praticamente um gigante parque de diversões, mas com a supervantagem de ter incríveis cenários de fundo. É um país jovem, que recebe muitos imigrantes e um fato curioso é que 40% da sua população tem menos de 25 anos.

Dublin, a principal cidade, é moderna e ao mesmo tempo histórica, sendo considerada a melhor para estudantes internacionais e eleita como a “cidade mais amigável do mundo”. Seu passado de ocupação viking deixou construções medievais vistas até hoje. Além disso, são de Dublin 3 dos 4 prêmios Nobel do país.

Na costa oeste do país, está Galway, suas belas praias e um centro bastante agitado. A cidade externa a tradição e a modernidade irlandesas: prédios coloridos pubs animados e ruas com calçadas de pedra. Galway é conhecida como um berço para arte e cultura, com eventos anuais como o Galway Arts Festival e o Cúirt International Festival of Literature.

Cada cidade tem seu charme e atrativos, mas existem pontos de belezas naturais que não podemos deixar de indicar. Então anote aí: Porto de Ballintoy; Castelo de Ashford; Kilfane Glen, Kilkenny; Cliff of Moher; Newgrange, Meath; Ilha de Achil, Mayo. São mesmo muitas opções, já que a Irlanda é cheia de surpresas e nela nunca faltarão opções de lazer.

Quanto custa o intercâmbio na Irlanda?

Quanto custa o intercâmbio na Irlanda?

Os valores do seu intercâmbio podem variar de acordo com a cidade e o período de tempo que você vai ficar. Mas a gente já te adianta que trabalhar na Irlanda é uma grande oportunidade. O país é o maior polo tecnológico da Europa, considerado o 5º mais seguro para se morar e tem a 15ª melhor qualidade de vida. Sem contar, claro, que você pode fazer uma renda extra no período de férias.

Quer saber quanto ficaria o seu intercâmbio na Irlanda? Fale aqui com um de nossos consultores e se prepare para o melhor intercâmbio da sua vida! Ah, aproveite para tirar qualquer dúvida, caso ainda tenha alguma.

Curtiu esse conteúdo? Acompanhe sempre as novidades do nosso blog Dreams Intercâmbio.