Curiosidades

Curiosidades culturais da Alemanha para quem tem pressa

há um mês

“Curiosidades culturais da Alemanha para quem tem pressa” é a nova série de posts aqui da Dreams Intercâmbios, nela nós contamos de uma forma rápida e totalmente informativa sobre as curiosidades culturais que você não sabia sobre um dos países mais importantes da história mundial, a Alemanha. Abaixo, confira 5 curiosidades culturais que você provavelmente não sabia sobre esse país incrível:

O poder musical da Alemanha

Foto da banda alemã Scorpions
Scorpions, uma das bandas mais famosas do mundo / Foto: Gazeta do Povo

Nunca foi tão fácil consumir música hoje em dia, principalmente pelos serviços de streaming que possibilitam cada vez mais essa facilidade de apertar um simples botão para ouvir toda a discografia do seu artista favorito.

Na Alemanha, colocar os fones de ouvido com certeza é motivo de orgulho, pois o país é um dos que mais lançam bandas e artistas mundialmente. Bandas como Rammstein, criada em 1994, ainda são gigantes no mundo da música, assim como Tokio Hotel, que explodiu em 2007 para todo o mundo. E claro, não poderíamos esquecer da banda Scorpions, gigante do heavy metal e conhecida muito bem por nós aqui no Brasil, principalmente por aquele pessoal que viveu o auge da década de 80.

E falando em música, conhece os compositores?

Partitura alemã antiga
As partituras são as ferramentas mais valiosas dos compositores

Ao longo dos anos nós aprendemos e desenvolvemos os nossos gostos musicais de acordo com o que as décadas nos ensinaram. Do Rock ao pop contemporâneo, nós sabemos que os compositores são as grandes mentes por trás de qualquer hit que esteja tocando em nossos fones de ouvido ou em qualquer outro lugar.

Provavelmente você já deve ter ouvido quase todos os nomes que vamos citar, mas você sabia que a Alemanha foi o país responsável por nos dar compositores como Beethoven, Bach, Wagner, Johann Strauss II e muitos outros? Pois é.

Enquanto Bach nasceu na cidade de Eisenach em 1685, em dezembro de 1770 nascia Beethoven na cidade de Bonn, onde há o museu utilizando a sua própria casa. Richard Wagner nasceu no leste da Alemanha, mais precisamente na Lipsia, em 1813.

Sendo assim, se você já ouviu belas canções clássicas como Für Elise, saiba que elas foram criadas e desenvolvidas em solo alemão.

Carnaval na Alemanha tem outro nome

O carnaval  é uma das curiosidades culturais da Alemanha
O carnaval de Cologne tem costumes diferenciados

O carnaval aqui no Brasil é até mesmo motivo para orgulho vindo de algumas pessoas e isso de forma alguma está errado, pois o nosso carnaval é uma das festas culturais mais apreciadas não apenas aqui no Brasil, mas também em todo o mundo.

Na Alemanha também existe um carnaval, mas ao contrário do nosso, ele não acontece em fevereiro e sim em novembro, em um período chamado pelos alemães de “A quinta temporada”, que é declarada aberta quando atingimos 11 minutos das 11 horas do dia 11 de novembro (mês 11). O carnaval alemão entra em hiato durante o período natalino e retorna no dia 6 de janeiro.

O Cologne Carnaval ou Carnaval de Cologne tem seus próprios acontecimentos e nomeações, onde algumas pessoas são especialmente designadas como: O Príncipe, O Fazendeiro e A Virgem. Juntos, essas três pessoas são o triunvirato de Cologne, sendo o governo do povo louco durante todo o período da festa.

Quer fugir da prisão? Tente sem medo!

Foto de arame farpado em uma prisão
As prisões na Alemanha tem uma peculiaridade

Você com certeza já viu séries e filmes sobre a vida na prisão, assim como documentários que relatam a grande dificuldade que é sobreviver em qualquer cárcere privado, principalmente em países mais rígidos. Nessas produções é muito comum que a história envolva a fuga do protagonista e a sua grande punição em caso de falha.

Porém, na Alemanha isso é bem diferente e não existe nenhuma punição para aqueles que buscam a liberdade antes do cumprimento total da sua pena. “Mas, por que?”. Por uma simples questão: o governo da Alemanha acredita que a liberdade é um instinto básico do ser humano.

O primeiro livro foi impresso na Alemanha

Livros antigos em uma estante
O primeiro livro foi inventado na Alemanha e revolucionou o mundo

Hoje em dia existem diversas formas de leitura, assim como os formatos de consumo para determinadas histórias, as possibilidades são cada vez maiores e com certeza não temos mais problemas quando o assunto é ler sobre o que a gente gosta. Mas, já pensou em como era o sistema de impressão dos livros há alguns séculos atrás?

Antes da invenção da imprensa, você já deve imaginar que o trabalho de produção para um livro era no mínimo complexo, e de certa forma ele era, mas a sua maior característica era a dificuldade manual, pois um codex demorava 1 mês para ser escrito e todo o processo era feito a mão, com escrita cursiva e utilizando uma pena (haja mão, hein?). Mas tudo isso mudou depois de uma certa invenção alemã.

Na idade média, mais precisamente no século XV, o primeiro livro impresso ganhou o mundo. A Bíblia em Latim foi produzida a partir da invenção de Johannes Gutenberg, que criou uma técnica de impressão utilizando caracteres móveis, o que fazia necessário apenas que Gutenberg alterasse a localização das letras e pontuações, tornando o processo de escrita manual e da pena com tinta obsoleto, o que revolucionou o mundo desde então.

Grande parte da Alemanha é verde

As curiosidades culturais da Alemanha incluem a floresta negra
Castelo de Neuschwanstein

Se você gosta de ar puro e principalmente de ambientes mais abertos, a Alemanha é perfeita para você, já que mesmo tendo uma grande população, o país é dominado pelo verde das suas florestas e parques. Não só as pessoas que visitam, mas também as que vivem na Alemanha, costumam dizer que andar pelo país é como estar caminhando por um parque gigante.

Sendo assim, caminhar pela cidade se torna um grande entretimento de baixo custo, principalmente se você se importa com um baixo custo de vida.

Quer fazer um passeio mais arborizado? A Floresta Negra do estado de Baden-Württemberg é um dos points mais procurados por quem gosta desse tipo de programa para entretenimento. E o passeio pode ficar melhor ainda se você conhece o trabalho dos Irmãos Grimm, que utilizavam a floresta negra como lugar de acontecimento de seus contos.

Gostou deste post? A Dreams sabe que você tem muita vontade de aprender sobre o destino dos seus sonhos, por isso temos um blog cheio de conteúdos sobre a cultura, custo de vida, curiosidades e notícias sobre diversos países. Acesse o nosso blog e fique a vontade para consumir mais conteúdos como esse!

Chegando até aqui, eu aposto que você se interessou não apenas por estudar sobre a Alemanha, mas também, com certeza, por conhecer o país pessoalmente, melhor ainda se quiser estudar no país para seguir o caminho dos seus sonhos. Se você ainda não sabe como seguir este caminho ou tem alguma dúvida, clica neste link e nós vamos retornar o mais rápido possível com as respostas que você precisa!