Curiosidades

Curiosidades da Alemanha para ficar de olho!

há 7 dias

Lupa sobre mapa destacando a Alemanha

Poucos países tiveram uma história com tanto impacto no mundo quanto a Alemanha. Mas o país, hoje moderno, cheio de paisagens lindas e uma cultura rica, provou que deixou para trás seu passado sombrio. Com tantas mudanças na história, com certeza há curiosidades da Alemanha que todo mundo gostaria de saber.

Preparamos esse texto com tudo que você precisa saber sobre o país mais populoso da Europa, são mais de 80 milhões de habitantes. Por falar em pessoas, os alemães são ligados a noções de família e respeito às regras. Então fique atento às normas pra não fazer feio lá fora. 

Prepara um snack, pega um copo de água e vem conferir com a gente as curiosidades sobre a Alemanha que todo mundo precisa saber.

Dinheiro na mão, amor no coração

Homem com dinheiro na mão

Apesar de ser o país da engenharia e tecnologia, os alemães preferem fazer suas compras em dinheiro e não com cartão de crédito. A explicação para isso tem dois fatores: controle de gastos e anonimato. 

É uma verdade que eles não confiam muito em bancos, por isso preferem que as instituições não saibam o que andam comprando. Outro motivo é que a Alemanha é um estado fortíssimo, que tem acesso a quase todas as informações dos cidadãos. Por isso, manter suas transações em sigilo acaba sendo um tipo de proteção.

O comércio não abre aos domingos

Placa de comércio fechado aos domingos

É isto mesmo que você acabou de ler, a grande maioria dos comerciantes alemães trabalham apenas de segunda a sábado. Mas nem as lojas de shopping abrem aos domingos? Não, elas não abrem, assim como farmácias, supermercados e comércio em geral. Portanto, lembre sempre de garantir o rango de domingo no sábado mesmo!

Mas nem é pra tanto desespero, as grandes estações de trem mantém seus mercados abertos, o que vem super a calhar em uma emergência, não é? Há também as exceções, são domingos que caem em datas especiais ou grandes eventos, sempre divulgados nos sites das prefeituras das cidades.

Já quer aproveitar a ocasião pra dar um rolê ao ar livre nos domingos? Então, clica neste link e pede o orçamento do seu intercâmbio com a Dreams.

O curioso caso das estradas sem limites

Estrada com luminosidades indicando rapidez

Com curvas previamente calculadas para evitar erros de manobras e buracos inexistentes em toda a via, as estradas alemãs são quase um red carpet. Por essa razão, praticamente 65% das Autobahn (autoestrada alemã), longe das zonas urbanas, não possuem limite de velocidade. É possível, por exemplo, atingir 200 km/h sem riscos de levar uma multa.

Se você prefere ir com calma, tudo bem (é até mais sensato, né?), mas prefira a faixa do lado direito, assim nenhum apressado buzinará para que você saia da frente dele. Apesar de ser uma das curiosidades da Alemanha, uma pesquisa foi feita pelo Ministério do Transporte para mudar a regra e estabelecer um limite. A maioria foi a favor da mudança, no entanto grande parte dos alemães não ultrapassam os 130 km/h em seus deslocamentos.

Sem tempo pra filas, irmão

Família em fila no supermercado

Já percebeu que os alemães são meio acelerados, né? Isso é refletido também no tempo de espera em um supermercado, onde os cidadãos levam em média apenas 7 minutos nas filas. Ao passar suas compras, tenha já em mãos o dinheiro para pagá-las e embrulhe-as o mais rápido possível, assim você evita caras feias e reclamações.

Mas e se a feira for grande, o que fazer? Até para isso existe uma solução. Mantenha suas mercadorias no carrinho e vá até uma bancada especial, onde você pode embalar tudo com calma. Esta área foi pensada exatamente para quem leva a vida sem pressa e é ótima para evitar estranhamento com um alemão, né?

Montanha feita com escombros da guerra

Teufelsberg, a segunda maior montanha de Berlin

Se você gosta de fazer trilhas ao ar livre, com certeza a montanha Teufelsberg, cuja tradução significa montanha do diabo, é uma atração para incluir no seu roteiro. Ela é a segunda maior montanha nos arredores de Berlim e é muito visitada por turistas e alemães. 

Do topo, é possível ter uma incrível vista panorâmica da cidade. Para quem não conhece sua história, nem é possível imaginar como ela foi formada. A montanha é um resultado da natureza e dos escombros dos prédios de Berlin após o fim da Segunda Guerra Mundial.

Um fato curioso é que embaixo dela está soterrada a escola técnica militar construída pelos nazistas, chamada Wehrtechnische Fakultät. Até 1972, a contagem representava cerca de 15 mil construções alemãs.

Intercâmbio na Alemanha é com a Dreams

Intercâmbio na Alemanha

Chegou até aqui e não ouviu falar em cerveja? É que essa é uma das curiosidades da Alemanha que ninguém acredita: o país não é o maior consumidor de cerveja do mundo. Mesmo com a tradição, eles perdem para a República Tcheca, onde cada pessoa consome 157 litros da bebida por ano. Já um alemão consome no mesmo período 115,8 litros de cerveja.

Pois é, a Alemanha é um país cheio de segredos e desvendar cada um deles é uma experiência inesquecível. Por isso, se você ficou empolgado pra conhecer esse destino com a gente, entre em contato que vamos te ajudar. É só clicar aqui e entraremos em contato com você com todas as informações que precisar.  Se preferir, é só entrar em contato através do nosso whatsapp clicando aqui.

Gostou do conteúdo? Conta aqui nos comentários sobre o que você gostaria de saber e fique ligado nos próximos posts no blog da Dreams Intercâmbio. Até lá!