Curiosidades

Curiosidades da Austrália que você não sabe (Parte 2)

há 3 meses

“Curiosidades da Austrália” é a nossa série de curiosidades sobre ela mesma, a Austrália! Nela nós trazemos as curiosidades que você provavelmente não sabe sobre o país, e caso saiba, trazemos ainda mais detalhes para que você tenha cada vez mais informações sobre o maior país da Oceania. Dessa vez trouxemos até um lago cor de rosa para você que tem interesse em coisas não tão convencionais. Confira abaixo as curiosidades da Austrália que você não sabe:

1 – 18% da Austrália é um grande deserto

Deserto arenoso da Austrália
O deserto é atravessado por turistas

Se você tem a intenção de viajar para a Austrália mas acha que não pode ter uma experiência diferente das que tem aqui no Brasil, você se enganou feio, pois na região noroeste da Austrália se encontra o Great Sandy Desert ou Grande Deserto Arenoso da Austrália.

É isso mesmo que você acabou de ler, a Austrália que além de ser um país tão grande e com tanta diversidade de fauna e flora, ainda consegue ser dono de um grande deserto, que atualmente se encontra com 360.000 km² e com possibilidade de uma grande aventura, já que diversas pessoas costumam desafiá-lo.

2 – Você já visitou um lago rosa?

Foto de cima do Lago Hillier na Austráli
Lago Hillier / Fonte: Viaggio Routard/Flickr

No mundo nós temos um mar vermelho, praias verdes como esmeralda e lagoas azuis como o céu, mas um lago rosa você verá em pouquíssimos países. Mas na Austrália, você poderá visitar até mesmo 5 lagos com a cor rosa, sendo o mais famoso deles encontrado precisamente em Middle Island, o maior conjunto de ilhas de Recherche.

Não, não é uma piscina de iogurte de morango ou uma grande reserva de suco de goiaba. O Lago Hillier ou Lake Hillier é um dos lugares mais misteriosos da Austrália, já que a sua água salgada tem uma cor rosa natural e que até hoje não apresenta mudanças em sua cor. Existem algumas teorias científicas que tentam explicar a coloração do lago.

Uma delas aponta que além da alta concentração de sal, uma microalga chamada Dunaliella salina que libera betacaroteno, uma pigmentação natural que está presente até mesmo nas frutas em que comemos diariamente.

Legal, né? O lago faz parte de uma área de preservação e você pode visitá-lo contratando um passeio de helicóptero, pois é impossível o seu acesso terrestre e também é proibido nadar nele (É muito sal concentrado, então é melhor não, né?).

3 – Você sabe qual é o animal mais perigoso da Austrália?

Água-viva-caixa-australiana
Um dos animais mais perigosos do mundo está nos mares da Austrália

Nós costumamos ter medo da Austrália por causa das suas imagens e rumores sobre os animais que vivem por lá. É muito comum vermos imagens de aranhas, morcegos, e todo tipo de animal que não é muito fácil de se conviver, tendo tamanhos gigantes na Austrália e aparecendo em todos os lugares do país.

Mas, e se eu te disser que as vespas e aranhas gigantes não são os animais mais perigosos da Austrália? Pois é, o animal mais perigoso da Austrália está dentro do mar e ainda assim não é um tubarão.

Mas chega de mistério, pois o nosso maior predador é nada mais ou nada menos do que a Água-viva-caixa-australiana ou vespa do mar é o animal mais perigoso não apenas da Austrália, mas também do mundo.

O simples toque dessa água-viva na sua vítima causa uma dor súbita excruciante, o que pode resultar no afogamento ou parada cardíaca antes mesmo de sair da água. O seu veneno pode afetar o coração, sistema nervoso e até mesmo as células da pele da vítima.

Assustador, né? Por isso, quando for visitar a Austrália nem se preocupe com os tubarões, mas preste atenção nas lindas vespas azuladas do mar para que nenhum acidente inesperado aconteça.

4 – Você conhece o Uluru?

O monólito Uluru na Austrália
O monólito Uluru é um grande ponto turístico da Austrália

A cultura aborígene não apenas faz parte, como é um dos pilares mais importantes para a cultura da Austrália. Sendo assim, é importante que você saiba um pouco sobre os aborígenes e as suas crenças antes de visitar certos pontos importantes para a história do país.

Sendo um monólito localizado ao norte central da Austrália, fazendo parte do Parque Nacional de Uluru-Kata Tjuta e ainda sendo um patrimônio mundial da UNESCO, o Uluru ou Ayers Rock, que é até mesmo chamado de The Rock, tem pouco mais de 318 m de altura e 8 km de circunferência, além de também ter 2,5 km de profundidade dentro do solo.

O Uluru tem como uma das suas grandes atrações a sua troca de cores em relação a iluminação do sol ou da lua, dependendo do período do ano ou estação. Outra coisa interessante é a escalada que pode ser feita até o topo do monólito, mas que o povo Anangu (aborígenes da área) costuma aconselhar que não seja feita para que os seus deuses não sejam desrespeitados.

5 – Gosta de animais? A Austrália é o seu país!

Imagem de um coala olhando para a câmera
O coala é uma espécie natural da Austrália

A Oceania é um continente isolado e se manteve assim por muito tempo, o que reflete não apenas na cultura dos seus países, mas também em outros setores como a flora e principalmente a fauna.

Sabe quando vemos algum animal muito estranho e já pensamos “Isto só pode pertencer a Austrália”? Dessa vez essa afirmação faz total sentido. Na Austrália, 83% dos mamíferos, 89% dos répteis, 90% dos insetos e peixes e 93% dos anfíbios são naturalmente pertencentes à Austrália, o que torna essas espécies raras e que só poderão ser vistas em caso de viagem para o país. Quer ver um Dingo? Brincar com um Coala? Viaje para a Austrália ou nunca poderá ver um pessoalmente.

Gostou deste post? A Dreams sabe que você tem muita vontade de aprender sobre o destino dos seus sonhos, por isso temos um blog cheio de conteúdos sobre a cultura, custo de vida, curiosidades e notícias sobre diversos países. Acesse o nosso blog e fique a vontade para consumir mais conteúdos como esse!

Chegando até aqui eu aposto que você se interessou por visitar a Austrália, melhor ainda se quiser estudar no país para seguir o caminho dos seus sonhos. Se você ainda não sabe como seguir este caminho ou tem alguma dúvida, clica neste link e nós vamos retornar o mais rápido possível com as respostas que você precisa!