Curiosidades

Curiosidades do Reino Unido para saber

há 9 dias

Cabine telefônica, uma curiosidade do Reino Unido

Se você vai fazer um intercâmbio no exterior, é imprescindível conhecer um pouco da história e das curiosidades do local. O Reino Unido por si só já é excêntrico, a começar pela Rainha Elizabeth II que, correm boatos, é imortal (kkkk). Não são poucas as curiosidades do Reino Unido e algumas incluem sua monarca. Mas, brincadeiras à parte, ele chamou a atenção do mundo em 2020 por sua saída da União Europeia, fato chamado de Brexit.

Antes de tudo, é preciso ter em mente que o Reino Unido não é apenas um país, mas um conglomerado. Ele envolve a Irlanda do Norte e a Grã Bretanha, esta que é formada pela união da Inglaterra, do País de Gales e da Escócia, todos na ilha maior. 

E aí, curioso pra saber as peculiaridades da terra da rainha? Então, siga com a gente nesta leitura.

A curiosa Elizabeth Alexandra Mary Windsor, a Rainha Elizabeth II

A jovem Elizabeth Alexandra Mary Windsor, a Rainha Elizabeth II

Impossível começar esse texto sem falar de uma das mulheres mais importantes da Grã Bretanha, a Rainha Elizabeth. A monarca de 94 anos iniciou muito cedo seu reinado, aos 25 anos, por isso ela é considerada a rainha com mais tempo de trono, já são 69 anos de legado. Tá vendo que era só boato que ela é imortal? Bethinha ainda está na flor da idade!

E pode parecer estranho, mas, além da idade, já começa aí uma curiosidade: ela não é a pessoa mais rica do Reino Unido. Estranho, né? Apesar de sua riqueza advir de uma porcentagem dos impostos pagos pelos britânicos e imóveis particulares da família real, ela não aparece nem na lista dos 300 mais ricos.

Mas de bens naturais a rainha está muito bem! Isso porque, prepare-se para o choque, todas as baleias, cisnes e golfinhos das águas britânicas pertencem a Elizabeth II. Outra curiosidade mais conhecida é que ela reina, mas não governa, esta é uma responsabilidade do Parlamento Britânico.

Entretanto, a rainha é responsável por grandes tomadas de decisão no reino, como protocolar quando o país está em guerra, liderar as Forças Armadas e proclamar a dissolução do Parlamento. É ela também que recebe convidados estrangeiros e representa o país no exterior.

Curiosidades sobre o chá das 17h

Chá das 17h, típico do Reino Unido

Apesar de muitos países compartilharem o amor por esta bebida milenar, o consumo de chá no Reino Unido é 2,5 vezes maior do que no Japão. É isso mesmo! Ah, segura aí outra curiosidade: 98% dos ingleses bebe o seu chá com leite. Deve ser bom, né? Apesar de serem os maiores consumidores de chá do mundo, foi uma portuguesa que levou esta iguaria pra lá. 

A portuguesa em questão foi Catarina de Bragança, filha de D. João IV. Ela casou-se com o rei Charles II, mas levou consigo o costume do chá, bem comum em Portugal, e em pouco tempo conquistou os britânicos.

E por falar em chá das 17h, antigamente, os britânicos não faziam refeições no intervalo entre o almoço e o jantar. Essa prática é uma herança da duquesa de Bedford, que sentia muita fome durante esse período. Um belo dia, ela decidiu fazer um pequeno lanche: uma xícara de chá com leite e açúcar e um salgado. Aí a moda pegou, né?

Já tá se imaginando tomando um chazinho com a rainha lá no Reino Unido? Então, clique neste link e peça o orçamento do seu intercâmbio.

Quick curiosities, ou, no bom português, curiosidades rápidas

Curiosidades da terra da rainha

Se você dirige, prepare-se para o susto ao chegar no Reino Unido, os carros transitam com a famosa “mão inglesa”. Isso porque, diferentemente do Brasil, os carros são conduzidos pela faixa da esquerda com o volante à direita. Outros 76 países pelo mundo também a utilizam, todos foram colônias do Reino Unido, com exceção do Japão.

Mais uma curiosidade britânica diz respeito à Abadia de Westminster, que é o local oficial de todas as coroações do Reino Unido desde 1066. Além disso, o Castelo de Windsor é o maior e mais antigo castelo ocupado por uma família real – e também a residência preferida da Rainha Elizabeth aos finais de semana.

Agora, segura o fôlego que vem aí uma enxurrada de curiosidades do Reino Unido. Oui! O francês já foi a língua oficial da Inglaterra. É nesse país também que estão as maiores taxas de obesidade do mundo. Os britânicos AMAM filas, então respeite-as. Outra paixão também é reclamar do tempo, algo que funciona como um “quebra gelo” entre as pessoas. 

Esse não é um filme da Cinderela, mas os Pubs Britânicos têm toques de recolher às 23h, até um sino toca! Para continuar a diversão, você pode ir a uma balada ou pub com permissão após o horário. Todos os feriados britânicos são chamados de “bank holiday” e acontecem sempre às segundas e sextas, com exceção da Páscoa e do dia 26 de dezembro.

Já ouviu falar do Monstro do Lago Ness? É lá que o lago está e é considerado o maior corpo de água doce do Reino Unido. É mais profundo, inclusive, que o Mar do Norte e mais curioso ainda: ele nunca congela. Mais de mil pessoas já relataram ter avistado o bicho apelidado de Nessie. Será mesmo que tem monstro nesse lago, hein?

Intercâmbio no Reino Unido é com a Dreams

Reino Unido com a Dreams Intercâmbio

Não são poucas as curiosidades do Reino Unido, mas já deu pra ter um gostinho do que encontrar na terra da rainha, não é? Se você ficou empolgado pra conhecer esse destino com a gente, então a gente vai te ajudar a realizar seu intercâmbio. Basta clicar aqui e nosso time entrará em contato com você o mais breve possível. Mas se a ansiedade estiver grande, é só entrar em contato através do nosso whatsapp clicando aqui.

Gostou do conteúdo? Conta aqui nos comentários sobre o que você gostaria de saber e fique ligado nos próximos posts no blog da Dreams Intercâmbio. Até lá!