Curiosidades

Curiosidades sobre Montreal para quem tem pressa

há 2 meses

As curiosidades sobre Montreal podem ocupar uma lista gigantesca e muitas delas podem até mesmo fazer com que você passe horas e horas querendo aprender cada vez mais sobre a maior cidade do Quebec. Porém, neste post, nós trouxemos as curiosidades que fazem de Montreal uma cidade tão divertida e ao mesmo tempo importante, não apenas para a província do Quebec, mas também para o Canadá. Sendo assim, chega de papo e vamos para o que interessa! Confira as curiosidades sobre Montreal para quem tem pressa:

As olimpíadas já passaram, mas a história fica

Sendo você um entusiasta das competições olímpicas ou não, essa é uma grande chance de estar presente em um monumento histórico para a história do Canadá e também do mundo. Entre 17 de julho e 1 de agosto, Montreal foi sede dos Jogos Olímpicos de Verão de 1976, sendo a primeira vez que o Canadá recebeu as olimpíadas em suas terras.

“Mas, o que tem de legal por lá atualmente?”. O Parque Olímpico de Montreal é um verdadeiro museu do esporte mundial. Pois além de carregar toda a história antiga dos jogos, ainda conta com a maior torre inclinada do planeta terra.

Curiosidades sobre Montreal: Montreal Tower
Montreal Tower / Foto: The Architect’s Newspaper

A Montreal Tower tem 165m de comprimento e como já dito, tem a curiosidade de ser totalmente inclinada, bem ao lado do estádio de Montreal, que até hoje é utilizado para jogos oficiais de diversas modalidades. 

E não para por aí, já que o centro de esportes do parque permite que os cidadãos treinem no local e se exercitem em diversas modalidades, o que permite que você, quando estiver por lá, possa dividir espaços com atletas de alto nível da própria Montreal.

Andar de bicicleta significa conhecer Montreal

Pessoas andando de bicleta em ciclovia de Montreal
Ciclovia em Montreal / Foto: Montreal Times

Morando no Brasil você deve sentir um pouco de frustração em relação ao planejamento urbano que temos hoje em dia, principalmente se comparado com o de outros países que tem um foco muito maior em uma vida saudável e diminuição de gás carbônico ao longo do nosso planeta.

Mas em Montreal isso é bem diferente, pois as bicicletas ganham um verdadeiro destaque por lá, já que atualmente existem pouco mais de 350km de ciclovia em Montreal. Nativos e até mesmo turistas, costumam dizer que nada é melhor do que conhecer Montreal enquanto passeia de bike, já que elas são um verdadeiro meio de transporte por lá.

Existem ciclovias famosas como a Berges Ouest, que além de promover um ótimo passeio de 20km, permite que o ciclista tenha uma grande vista do Saint Lawrence River, tendo o seu final no Atwater Market, o que não é nada mal para se fazer umas comprinhas, certo? 

Montreal tem muita música abaixo de 0

Você com certeza deve conhecer diversos festivais de inverno não apenas aqui do Brasil, como também do mundo afora, mas, você já ouviu falar do Igloofest?

Se você gosta de música eletrônica ou simplesmente de uma boa festa, o Igloofest é ideal para você que curte a diversão da noite. “Mas, o que esse festival tem de tal especial?”. A resposta é simples: o festival foi pensado para ser realizado no maior pico de frio do inverno de Montreal. Isso pode parecer de certa forma normal, mas com certeza não é.

Curiosidades sobre Montreal: Pessoas fantasiadas no Igloofest
Pessoas se divertindo no Igloofest / Foto: Divulgação/Igloofest

As pessoas costumam aparecer com as roupas mais exóticas e fora de época, o que faz do festival uma verdadeira festa à fantasia.

Contando com uma ambientação de inverno e sendo realizado no Pier de Jacques-Cartier, no velho porto de Montreal, o festival conta com uma política de sustentabilidade que tem o objetivo de diminuir a pegada de carbono. Em 2021, as suas datas foram estendidas de 13 de fevereiro à 13 de março, promovendo o distanciamento social entre os participantes. Legal, né?

Você sabia que Montreal tem uma cidade subterrânea?

Foto da cidade subterrânea de Montreal
A cidade subterrânea vista de baixo pra cima / Foto: Ben Cooper

É isso mesmo que você leu: Montreal tem uma cidade subterrânea. Mas não pense que é algo histórico e cheio de ruínas como nos filmes do Indiana Jones e coisas do tipo. Essa cidade subterrânea é uma das coisas mais interessantes de Montreal e você pode não apenas visitá-la, como fazer compras e até comer por lá.

A cidade subterrânea de Montreal ou La Ville Souterraine é um conjunto de complexos (alguns não tão subterrâneos). O começo da cidade começou em 1962, quando o urbanista Vincent Ponte, após a construção do edifício Place Ville-Marie (cujo tinha um centro de compras subterrâneo), criou um túnel de ligação até o Hotel Rainha Elizabeth.

Todo o complexo é interligado por túneis muito bem projetados e que contém até mesmo lojas em suas laterais. Assim, é como estar caminhando por um grande centro comercial subterrâneo. Você sabia disso? Não? Então não perca tempo e visite a cidade subterrânea o mais rápido possível!

O seu francês está em dia? 

Avenida em Quebec
Avenida de Quebec

Você com certeza deve conhecer alguém apaixonado pela cultura francesa ou que estuda francês por achar o idioma muito bonito e também cheio de charme. Mas, em alguns lugares do mundo, o francês é levado a sério como uma língua praticamente nativa, mesmo fora da França.

Montreal é a quarta maior cidade do mundo em relação à língua francesa, tendo uma grande parte da população que pratica o francês normalmente, como se a cidade não fizesse parte do continente norte-americano. Mas isso se deve ao fato da grande influência da colônia francesa estabelecida na província do Quebec, quando a Nova França foi estabelecida na região. 

Quer saber mais sobre essa chegada dos franceses? Já temos um post especial sobre a província do Quebec e como ela é cheia da cultura francesa, basta clicar aqui.

Gostou deste post? A Dreams sabe que você tem muita vontade de aprender sobre o destino dos seus sonhos, por isso temos um blog cheio de conteúdos sobre a cultura, custo de vida, curiosidades e notícias sobre diversos países. Acesse o nosso blog e fique a vontade para consumir mais conteúdos como esse!

Quer viajar para Montreal mas ainda não sabe como? Tem alguma dúvida? Fala com a gente através deste link, a nossa equipe vai retornar o contato o mais rápido possível para tirar todas as suas dúvidas e ajudar na sua trajetória até estudar no país dos seus sonhos!