Estude um idioma fora do BrasilTudo sobre intercâmbio

Intercâmbio ou curso de inglês: como atingir a fluência mais rápido | Prós e Contras

há 5 meses

Fala, galera! Tá na dúvida entre fazer um curso de inglês no Brasil ou intercâmbio? O que muita gente não sabe é que uma coisa não precisa anular a outra. A verdade é que é possível fazer o curso de idiomas online em instituições renomadas no mundo todo – tudo isso em conjunto com seu intercâmbio para o destino dos seus sonhos. No post de hoje vamos explicar direitinho como isso funciona.

Você verá nesta postagem:

  1. Curso de inglês no Brasil ou intercâmbio?
  2. Intercâmbio ou curso de idiomas: prós e contras
  3. Faça os dois: estude no Brasil enquanto se prepara para o intercâmbio

Curso de inglês no Brasil ou intercâmbio?

Existem milhares de cursos de inglês espalhados pelo Brasil atualmente, porém, segundo pesquisa divulgada pelo British Council apenas 5% da população brasileira sabe se comunicar no idioma, sendo apenas 1% dessa parte da população realmente fluente. Os números não batem, né?

E por que isso acontece? Bom, grande parte dessas escolas se mantém ao estilo “tradicional” de ensino, que não atende mais a demanda dos estudantes brasileiros e esquecem de incentivar a comunicação e autonomia do aluno.

Outro problema de muitas escolas de idiomas no Brasil é o baixo investimento na contratação de professores qualificados – além de não fornecerem formação contínua para esses profissionais, como afirma pesquisa do British Council. Ai fica difícil de manter o alto nível prometido, né?

Em contrapartida, durante um intercâmbio você estará aprendendo e colocando em prática o que aprende todos os dias, em tempo integral.

No caso de fazer um intercâmbio onde vai estudar o idioma em escolas de idiomas, você estará aprendendo com pessoas que vivem o que ensinam. Sem contar com os colegas de classe, estrangeiros do mundo inteiro que buscam o mesmo que você: poder se comunicar de forma efetiva e inteligente no novo idioma.

Intercâmbio ou curso de idiomas: prós e contras

Além da questão do aprendizado, uma coisa que pesa muito na hora de fazer a escolha entre estudar no Brasil ou fazer um intercâmbio é o preço. Com base no nosso banco de dados e informações recolhidas na internet, fizemos uma tabela para te guiar:

IntercâmbioCurso de idiomas no Brasil
Imersãotempo integraldurante as aulas (2h/semana)
Nível dos professoresnativos ou proficientes (C2)diversificado (intermediário ao avançado)
Diferencialtroca cultural, enriquecimento do currículo (certificado e hard skills)certificado de conclusão de curso
Investimento
R$ 7.000,00 (1 mês, tudo incluso*)
R$ 354,00 x8
*Incluso: curso de inglês no país de 15 a 20h/semanais, matrícula, material, hospedagem no país e seguro saúde e viagem

O investimento citado acima em relação ao curso no Brasil tem como base a matéria da Veja de 2019, os valores podem ter sido alterados com o decorrer dos anos. Em relação ao valor do intercâmbio, ele se refere a um intercâmbio de 4 semanas em Malta, na Europa – de acordo com nossos bancos de dados aqui na Dreams. Confira mais sobre Malta e a experiência incrível que o país proporciona aqui.

Faça os dois: estude no Brasil enquanto se prepara para o intercâmbio

Aqui na Dreams ainda é possível estudar o idioma online enquanto está no Brasil, para sair do básico e colocar seu inglês em prática, te deixando preparado para quando chegar o momento da tão esperada viagem.

Assim, você une o útil ao agradável. Ao chegar no país você continua suas aulas na escola, presencialmente, e ainda curte a cidade.

Algumas das escolas que proporcionam essa dupla experiência são:

Vale lembrar: independente de qual opção você escolha, é importante ter em mente que o grande diferencial será você e a dedicação que você vai colocar em aprender. Ter em mente seus objetivos e prioridades vai te ajudar a se manter firme no caminho da aprendizagem.

Curtiu o conteúdo? Fica mais um pouco e não deixe de conferir nossas redes sociais para estar sempre conectado com novidades sobre viagens, culturas e idiomas.