Dicas

Custo de vida em Montreal: saiba as dicas essenciais para economizar na cidade

há 4 meses

O custo de vida em Montreal não é nenhum mistério, mas muitas pessoas que buscam viajar para a cidade ainda sentem uma forte dúvida sobre essa questão, já que não é uma informação tão acessível assim. Sendo assim, não se preocupe, nós traremos mais uma vez aquele formato rápido, simples e explicativo que só a Dreams sabe fazer sobre o custo de vida em diferentes lugares do mundo. Bom, de qualquer forma, chega de papo e vamos direto ao que interessa. Confira abaixo o custo de vida em Montreal:

O custo de vida em Montreal

Antes de irmos direto para os valores médios dos setores de Montreal, é necessário que você entenda que o custo de vida é um dos fatores mais importantes para as suas viagens futuras, pois é a partir do conhecimento dele que você poderá calcular as suas despesas e também as suas ações naquele país ou cidade em específico, certo?

Foto da cidade de Montreal à noite
Cidade de Montreal vista à noite

Dessa vez, utilizaremos a plataforma Numbeo, que além de ser uma referência na análise da qualidade de vida como um todo, nos traz sempre dados atualizados disponibilizados diretamente pelos habitantes das próprias cidades.

Então não se preocupe, os números que você verá por aqui são os mais atualizados possíveis, desta vez, partindo de março de 2021. E mais uma vez, chega de papo e vamos direto ao que interessa: os números!

Abaixo, confira os valores médios em setores básicos como: alimentação, transporte, moradia, esportes e lazer.

Alimentação

Refeição em restaurante econômico – 15,00 C$

Refeição para 2 pessoas em um restaurante de preço médio (três pratos) – 74,40 C$

McMenu no McDonalds ou refeição equivalente – 12,00 C$

Cerveja nacional (0.5 litros à pressão) – 6,00 C$

Leite (normal), (1 litro) – 2,57 C$

Pão branco fresco (500g) – 3,51 C$

Arroz (branco), (1kg) – 3,06 C$

Ovos (normais) (12) – 3,31 C$

Filetes de Frango (1kg) – 14,52 C$

Bife da Perna (1kg) (ou Carne Vermelha Equivalente) 19,06 C$

Transporte

Bilhete de ida (Transporte Local) – 3,50 C$

Passe mensal (preço normal) – 86,50 C$

Taxi 1km (Tarifa Normal) – 1,75 C$

Gasolina (1 litro) – 1,13 C$

Moradia (preço mensal)

Apartamento (1 quarto) no centro da cidade – 1.290,44 C$

Apartamento (1 quarto) fora do centro – 862,25 C$

Apartamento (3 quartos) no centro da cidade – 2.203,66 C$

Apartamento (3 quartos) fora do centro – 1.488,22 C$

Serviços (considerados essenciais para moradia)

Básicos (eletricidade, aquecimento, arrefecimento, água, lixo) para um apartamento de 85m2 – 95,31 C$

1 min. de telefone pré-pago para chamada local (sem descontos nem planos) – 0,33 C$

Internet (60 Mbps ou mais, dados ilimitados, cabo/ADSL) – 63,66 C$

Esportes e lazer

Fitness Club, mensalidade para 1 adulto – 36,61 C$

Aluguer de campo de ténis (1 hora no fim-de-semana) – 20,08 C$

Cinema, lançamento internacional, 1 lugar – 14,00 C$

Entendendo as suas despesas e como economizar

Neste momento você deve estar pensando nesse números e como alguns deles são baixos ou como alguns deles são caros para o que você imaginava sobre o custo de vida em Montreal, mas não se preocupe, agora nós vamos conversar sobre estes valores, certo?

Primeiramente, vamos pela alimentação, que além de ser uma das partes mais importantes, nos mostra que é muito mais interessante manter uma dieta balanceada e saudável enquanto estivermos em Montreal, pois levando em consideração os preços diários de uma alimentação em restaurantes, entendemos que é muito mais viável realizarmos uma feira básica em mercearia, que além de ser muito mais acessível, promove a sua saúde como um todo.

Foto de estátua no Jardim Botânico de Montreal
Estátua no Jardim Botânico de Montreal

O transporte não tem nenhum preço acima da média, mas você sabia que é totalmente possível conhecer Montreal a bordo de uma bicicleta? Pois é, são pouco mais de 350km de ciclovias. Se você gosta de andar de bicicleta, não perca tempo, pois além de ciclovias que estão por quase toda a Montreal, a sua economia com transporte público será muito alta.

Mas é aquilo, né? Precisamos ter um teto para que possamos nos locomover de um local para outro e a moradia também não é um problema em Montreal. Já pensou em alugar um quarto no centro e ainda dividir a moradia com outro estudante? O preço cai pela metade, mais ainda se você estiver fora do centro da cidade. Com algumas necessidades básicas como a internet, o preço pode subir, mas você provavelmente não sentiria tanto por poder dividir o preço dela também.

E por último, mas não menos importante, o seu lazer não precisa ser reprimido, basta ter a plena consciência dos serviços essenciais na sua vida e estar totalmente bem economicamente para frequentar cinemas, academias e até mesmo teatro.

Concluindo, o próprio Numbeo oferece uma porcentagem dos gastos médios e as suas porcentagens, ficando assim em Montreal:

Alimentação (Mercearia) – 36%

Aluguel de um apartamento – 28,3%

Restaurantes – 13,9%

Transporte – 9,8%

Serviços – 5,1%

Lazer – 4,4%

Vestuário – 2.4%

O salário mínimo de Montreal

Achou que tinhamos terminado? Não mesmo, pois todos esses cálculos seriam em vão se não tivéssemos uma base da nossa renda morando em Montreal. O salário mínimo é o que dita o preço médio de determinadas cidades e como elas podem variar os valores ao longo do tempo. Por isso, vamos entender sobre o salário mínimo de Montreal e como ele ajuda no custo de vida.

o custo de vida em Montreal é acessível
O salário mínimo aumentou no Quebec

No Canadá, cada província tem o seu próprio salário mínimo por hora e na província do Quebec o salário mínimo se encontra, atualmente, no valor de CAD $13,10, o que faz com que um trabalhador em horas padrão (37,5h), tenha uma renda semanal de, em média, CAD $491,25. Sendo assim, podemos concluir que em 4 semanas de um mês, o trabalhador terá CAD $1,965.

Lembre-se que esse é apenas o salário mínimo. Trabalhando em outras áreas e evoluindo o seu currículo na província, este valor pode até mesmo dobrar de valor e melhorar a sua qualidade de vida ao longo do tempo.

E mais um lembrete: você não estará ganhando em reais e sim em dólar canadense, uma moeda que atualmente vale 4 vezes mais do que a moeda brasileira. Além disso, você estará vivendo em um país com alta qualidade de vida e ótimo poder de compra.

Gostou deste post? A Dreams sabe que você tem muita vontade de aprender sobre o destino dos seus sonhos, por isso temos um blog cheio de conteúdos sobre a cultura, custo de vida, curiosidades e notícias sobre diversos países. Acesse o nosso blog e fique a vontade para consumir mais conteúdos como esse!

Quer fazer um intercâmbio em Montreal mas ainda não sabe como? Tem alguma dúvida? Fala com a gente através deste link, a nossa equipe vai retornar o contato o mais rápido possível para tirar todas as suas dúvidas e ajudar na sua trajetória até estudar no país dos seus sonhos!