Estude e trabalhe no exteriorEstude um idioma fora do Brasil

Como estudar inglês sozinho: roteiro de estudos gratuito

há 5 meses

Fala galera! Descubra como estudar inglês sozinho com este guia completo, que ainda conta com roteiro de estudos gratuito pra você!

O que você verá nessa postagem:

  • Como estudar inglês sozinho?
  • Como estudar inglês sozinho: roteiro de estudos
  • Estudar inglês: materiais e técnicas de estudo
  • Bônus: roteiro para estudar inglês sozinho

Como estudar inglês sozinho?

Estudar inglês muitas vezes pode parecer um desafio impossível. Quem estudou na escola ou cursos de inglês tradicionais tem “trauma” do tal do verbo to be. Mas não precisa se preocupar que as dicas aqui vão te ajudar a perder esse medo e realmente avançar no seu inglês.

Na Dreams, nós acreditamos que aprender um novo idioma é libertador. E a língua inglesa, acima de qualquer outra, permite que você se comunique com qualquer pessoa no mundo todo. Para quem sonha com um intercâmbio, é importante saber o básico pra conseguir se virar, né?

[Post] Intercâmbio de 1 mês: dicas pra aproveitar as férias no exterior

Defina seus objetivos e metas

Antes de comprar um livro para estudar, você precisa saber o que te motiva, o que você pretende fazer com o idioma e em quanto tempo você pretende atingir um objetivo X. Complicou? Vamos na prática:

O que você quer? Falar inglês
O que você pretende fazer com o inglês? Assistir séries com legendas em inglês, cantar músicas, ouvir podcasts, um college no Canadá daqui a 1 ano
Em quanto tempo você quer estar assistindo séries com legendas? 3 meses
Como você pretende atingir isso: assistindo pequenos vídeos no YouTube para praticar minha escuta e leitura.

O importante é saber sua meta (falar inglês para fazer um college no Canadá), seu objetivos são partes da meta (ler 1 livro inteiro em inglês), os objetivos são como degraus que você sobre em direção a grande meta, e a partir desses objetivos definidos você vai precisar definir um prazo e uma atividade. Chamamos essa técnica de SMART, muito usada por grandes empresas e no mundo do marketing.

O “pulo do gato” é começar pequeno e ir avaliando seus avanços. De nada adianta querer fazer tudo ao mesmo tempo. Baby steps, my dear!

Descubra seu nível de inglês

Agora que você tem seus objetivos definidos, é importante saber o quanto você sabe. Na internet existem vários sites gratuitos que avaliam seu nível de inglês. Segue uma lista para te ajudar:
Cambridge Assessment
ABA English
British Council

Como estudar inglês sozinho: roteiro de estudos

Estudar inglês sozinho, ou qualquer outro idioma, pede organização e prática constante. A fluência não vem da noite por dia (apenas com crianças… elas aprendem com mágica, tudo mundo sabe! haha) e ao mesmo tempo, pode ser atingida mais rápido do que muita gente imagina.

Nesse meio tempo, a rotina acaba sendo mais importante que motivação! Pois é… as vezes, a gente fica pra baixo e não quer fazer nada, né? Porém, não é sempre que podemos ficar de pernas para o ar, e são nesses dias de desmotivação que a rotina, o hábito, a disciplina, vão te manter na trilha dos seus sonhos.

Durante sua jornada de aprendizado, seja no Brasil ou durante um intercâmbio, é essencial praticar as 4 habilidades da língua: fala, escrita, escuta e leitura. Essas “skills” são toda a base da nossa comunicação e podem ser estudadas em conjunto.

Sabendo disso, seu cronograma de estudos deve envolver todas as habilidades. Enfim, vamos ao passo a passo para criar sua rotina de estudos.

Crie um cronograma semanal de estudos

O primeiro passo para criar seu cronograma é entender o que você já faz, o que você quer fazer e o que você quer mudar. Anote em um papel ou planilha (se preferir pode até fazer uma tabelinha com os horários e dias da semana) todas as suas atividades ao longo do dia: trabalhar, estudar e até mesmo o horário em que você costuma lavar os pratos!

Depois de anotar tudo certinho, veja os horários que “sobraram”. Você só precisa de 30 minutos por dia, e podem ser 15 minutinhos de manhã e 15 durante a noite, por exemplo. Longas horas de estudo não dão mais resultado, é a prática diária que muda tudo!

Quando que definir seus horários de estudo – isso vai te ajudar a manter o ritmo, confia! – é hora de pensar em quais materiais e atividades vão ser encaixadas no seu dia a dia.

[Post] Estudar na Austrália: conheça as 3 melhores escolas de inglês pra você

Estudar inglês: materiais e técnicas de estudo

Deixe seu cronograma de estudos em um lugar bem visível para não esquecer e salva essa postagem para conferir todas as técnicas e materiais que vamos te mostrar.

A forma mais divertida de estudar inglês sozinho, e que funciona MUITO, é usando suas músicas favoritas. Ainda assim, a gente sabe que não dá pra fazer a mesma coisa todo dia e por isso fizemos uma lista com 5 estratégias super fáceis de incluir na sua rotina:

Melhores técnicas para estudar inglês sozinho

Técnicas de estudos

  1. Assistir vídeos no YouTube (escuta e leitura)

    O YouTube é um mar de conteúdos diversos e o lugar perfeito para aprender qualquer coisa: principalmente um idioma novo.

    Pesquise canais com assuntos do seu interesse (esportes, costura, dança, etc). Por exemplo, para quem curte aprender danças virais no TikTok esse canal é super legal. Só de assistir os vídeos atentamente seu ouvido já vai sendo treinado, e a diversão é garantida!

  2. Journaling (escrita + leitura)

    A técnica de journaling é uma das melhores para praticar o “pensar” em inglês. Você basicamente mantém um diário, em inglês, e todo dia se compromete a escrever algumas linhas sobre seu dia.

    No processo, você está praticando estruturas gramaticais e aprendendo novas palavras – pesquisar ajuda, viu? Além disso, com o passar do tempo fica mais fácil perceber seu avanço e pontos que precisam ser melhorados: é só consultar seu caderno!

  3. LyricsTraining (escuta + escrita + leitura)

    O site/aplicativo LyricsTraining é um dos queridinhos dos poliglotas pelo mundo! Através dele você consegue estudar com músicas, mas com um jogo.

    O grande objetivo é completar a letra das músicas a medida que vai ouvindo! A ferramenta ainda conta com diferentes níveis e formatos; se quiser saber mais sobre basta clicar aqui.

  4. Áudio-diário /Áudio-vídeo (fala + escuta)

    Sem pressão, sem julgamentos e no seu tempo: basta gravar você mesmo falando sobre algum tópico, seja uma notícia ou seu dia a dia. Dá até pra criar um grupo com no WhatsApp (só você e sua coragem, haha) e ir enviando seus vídeos por lá.

    E já que criatividade não é a meta aqui, existem sites com temas de conversação e perguntas em inglês. Você não vai ignorar essa dica, né?

  5. Sites e aplicativos (todas as habilidades + gramática)

    Uma grande mão na roda são sites e aplicativos para estudar idiomas. Com atividades curtas e intuitivas você consegue encaixar os estudos até mesmo enquanto está na rua, indo para o trabalho, por exemplo.

    Nossos preferidos são o Busuu, Ewa, Rosetta Stone, e o queridinho Duolingo, que emite um certificado para quem concluir todos os níveis.

Bônus: roteiro para estudar inglês sozinho

Agora que você já sabe como se organizar para estudar inglês sozinho, é só colocar em prática; e por isso preparamos um modelo de roteiro de estudos para você baixar e usar no seu dia a dia – e em 2 cores, ein? Abaixo você pode ver um exemplo de como usar esse planner semanal!

Planner com roteiro de estudos semanal de inglês – estude inglês sozinho (modelo de uso)

Gostou do modelo? Não deixa de compartilhar com seus amigos!

Você também pode se interessar:
O que é intercâmbio: como funciona, custos e quais os tipos de intercâmbio
Intercâmbio nos Estados Unidos: conquiste o sonho americano

Curtiu o conteúdo? Fica mais um pouco e não deixe de conferir nossas redes sociais para estar sempre conectado com novidades sobre viagens, culturas e idiomas.