Intercâmbio Estudo e Trabalho

Intercâmbio em Cork: estude, trabalhe e mude de vida

há 24 dias

Fazer um intercâmbio em Cork é uma das coisas mais importantes que você pode fazer na vida, principalmente se você busca um diploma internacional ao mesmo tempo que aproveita uma cidade incrível, com um nível educacional acima da média. 

Se você ainda tem alguma dúvida sobre esses benefícios, não se preocupe, nós temos a explicação completa sobre o porquê da cidade Cork ser uma das melhores do mundo para estudar internacionalmente, confira abaixo:

Por que fazer um intercâmbio em Cork?

Quando falamos sobre a Irlanda, você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre a cidade de Dublin, com os seus pubs e bares característicos, que fazem parte do grande visual da Irlanda. 

Mas, você sabia que Cork é uma das melhores cidades no mundo para se estudar internacionalmente? Pois é. A cidade de Cork tem a ótima fama de ser uma cidade universitária, onde além de ter um ótimo nível educacional, consegue oferecer uma grande variedade de instituições de ensino, tendo em seu leque universidades com diferentes tipos de curso.

intercâmbio em Cork

Além disso, Cork também se concentra ao sul do coração industrial da Irlanda, que além de ser muito famosa pela indústria farmacêutica, gera diversos empregos neste setor, principalmente por empresas já conhecidas por nós mundialmente, como a própria Pfizer, responsável pela produção em massa de um item muito importante no ano de 2020, que você já deve conhecer bem, né?

Quais são as vantagens de fazer intercâmbio em Cork?

Acima nós falamos um pouco sobre características importantes de Cork como uma cidade universitária e como ela pode ser útil para você, mas, mesmo assim, você ainda deve estar querendo benefícios reais para saber por que você deve fazer um intercâmbio em Cork, então, confira abaixo 3 benefícios incríveis.

1 – Você estará cercado por educação de alto nível

Quando falamos sobre educação internacional, a Irlanda sempre está como um país de referência, principalmente pela variedade de instituições que o aluno pode aproveitar ao longo da sua trajetória em solo irlandes. Você pode estudar idiomas em uma escola especializada, realizar um curso técnico ou até mesmo uma graduação de nível superior.

Mas o diferencial de Cork neste setor, é que você estará cercado por muitas dessas instituições, como a University College Cork, que oferece cursos como: Medicina, direito, comércio, engenharia e muitos outros. Além da UCC, existem a Griffith College Cork, Crawford College of Art and Design e muitas outras, basta procurar aquela que melhor se encaixa aos seus objetivos! 

2 – A qualidade de vida é sensacional

Aqui na Dreams, nós gostamos de enaltecer países que cuidam bem não apenas dos seus cidadãos nativos, mas também dos estrangeiros que buscam uma vida melhor estudando por lá, e a Irlanda sabe como cuidar bem de todas as pessoas. 

Em Cork, isso não é diferente, pois utilizando plataformas especializadas como o Numbeo, podemos entender o quanto a qualidade de vida no condado de Cork é muito alta. Confira abaixo como chegamos a esta conclusão:

índice do poder de compra 72.49 – Moderado

índice de segurança 64.63 – Alto

índice de saúde 58.04 – Moderado

índice climático 89.78 – Muito alto

Índice do custo de vida 80.63 – Moderado

Preço da propriedade em relação a renda 5.60 – Baixo

Índice de tempo de deslocamento diário 34.20 – Baixo

Índice de poluição 26.37 – Baixo

Índice da qualidade de vida: 166.11 – Muito alto

Todos estes dados compõem a qualidade de vida de um país, que pode ser considerada baixa, moderada, alta ou muito alta. No caso de Cork, especificamente, podemos ver que ela é muito alto por reunir fatores importantes como baixo 

3 – Você pode trabalhar enquanto estuda

Alguns destinos costumam não ser tão rentáveis por conta de algumas restrições governamentais, por isso, acaba sendo uma tarefa um pouco difícil, gerar renda enquanto estuda em um determinado país. 

Mas, como já falamos em outros posts sobre a Irlanda e as suas cidades aqui no blog da Dreams, a Irlanda é um país que ama os seus estudantes estrangeiros, e por isso as coisas acabam sendo muito mais acessíveis.

Com a permissão de trabalho em mãos, o aluno estrangeiro pode estudar, por exemplo, numa escola de idioma enquanto trabalha 20 horas semanais no horário contrário ao seu curso, podendo chegar até 40 horas no período de férias. Quer fazer uma renda extra enquanto deixa o seu currículo no topo? A Irlanda é o lugar certo! 

O que fazer durante o intercâmbio em Cork?

Intercâmbio não é só estudar e conseguir um diploma, existem coisas muito interessantes que você pode fazer enquanto estuda em outro país, incluindo se divertir, porque nem tudo precisa ser tão sério e cinza. O seu intercâmbio precisa ser uma experiência única, que você possa guardar memórias incríveis, por isso, descubra agora o que você pode fazer na cidade de Cork.

Parque Fitzgerald e o Museu Público de Cork

Fitzgerald Park
Foto: TripAdvisor

De primeira, vamos te dar não apenas um parque, mas também um museu que fica dentro do próprio parque, já dá pra imaginar o tanto de coisas que podem ser feitas em um dia, né? 

O Parque Fitzgerald está pelos arredores de Cork desde 1902, quando o prefeito Edward Fitzgerald organizou a Exposição Internacional de Cork. Desde então, o parque é um point quase que obrigatório para quem deseja fazer um bom passeio pela cidade. No parque, você encontra uma fonte do mesmo período da criação do parque, assim como cafés, pistas de skate e esculturas.

“E o museu?”. O museu fica dentro do parque e tem a entrada gratuíta, com vitrines que contém itens importantes para a história da cidade, como uma camisa do ex-meio campista irlandês Roy Keane, nascido e criado na cidade. Além disso, existe a exposição de arqueologia, que ilustra a história da cidade por outra perspectiva.

O mercado inglês

Mercado inglês de Cork
Foto: English Market

Você deve estar se perguntando: “Um mercado? O que isso tem demais?”. Tudo bem pensar assim, mas lembre-se que nós sempre acabamos visitando algum mercado durante a semana, em nossas vidas cotidianas, assim como é essencial fazermos compras nos mercados de outros países, por conta dos alimentos saudáveis e mais econômicos.

Porém, vamos deixar isso pra lá, porque não é o foco no momento. O mercado inglês de Cork existe desde 1788, localizado na Princes Street e conta com diversos locais de consumo de alimentos, além de ter um ambiente perfeito para fotos que podem servir como memórias incríveis. E tem mais: a própria Rainha Elizabeth Segunda II já esteve no local, sendo importante ressaltar que a família real britânica raramente viaja. 

Cork City Gaol Heritage Centre

City Gaol
Foto: J Wynia

Algumas pessoas gostam de sentir a atmosfera de lugares diferentes, que possam fugir dos passeios convencionais e considerados mais comuns não só por nativos daquele local, mas também por todos os turistas que relatam suas experiências.

A prisão de City Gaol foi aberta em 1824, sendo fechada em 1923, abrigando homens e também mulheres após certo tempo. Após o encerramento das suas atividades, o complexo voltou a ser aberto para visitação do grande público, em 1993. Vale a pena conferir pela atmosfera do lugar. Também é possível visitá-lo a noite, basta consultar o guia responsável.

Chegando até aqui, eu aposto que você se interessou por fazer o seu intercâmbio em Cork, melhor ainda se quiser viver uma experiência incrível no país para seguir o caminho dos seus sonhos. Se você ainda não sabe como seguir este caminho ou tem alguma dúvida, clica no botão abaixo e nós vamos retornar o mais rápido possível com as respostas que você precisa!

Gostou deste post? A Dreams sabe que você tem muita vontade de aprender sobre o destino dos seus sonhos, por isso temos um blog cheio de conteúdos sobre a cultura, custo de vida, curiosidades e notícias sobre diversos países. Acesse o nosso blog e fique a vontade para consumir mais conteúdos como esse!