Intercâmbio Estudo e Trabalho

Intercâmbio na Irlanda: 5 benefícios que todo mundo deveria saber

há 4 meses

O Intercâmbio na Irlanda é uma das maiores realizações que uma pessoa pode alcançar na vida, pois estudando em um dos melhores países do mundo, você só tem a crescer como pessoa e também como profissional. Porém, se você ainda tem alguma dúvida sobre como um intercâmbio na Irlanda pode ser uma boa escolha para você, não se preocupe, nós preparamos um post rápido e didático com o que você precisa saber sobre o intercâmbio na Irlanda, confira abaixo:

1 – Estude e trabalhe durante o seu intercâmbio

A gente ama falar da Irlanda por aqui, pois a sua estética, o seu clima, a qualidade de vida e o nível educacional, fazem da ilha esmeralda um dos melhores países da Europa para quem deseja não apenas estudar e potencializar o currículo, mas também para quem busca uma experiência diferenciada para guardar na memória. 

Intercâmbio na Irlanda é estudar e trabalhar
Café na Ilha de Valentia

Porém, algumas pessoas costumam não lembrar que o país adora receber novos alunos, pois além de se tornarem ótimos profissionais, estes alunos podem se tornar futuros investidores na economia do país. Por isso, a Irlanda permite que o estudante possa trabalhar em um horário contrário ao turno das suas aulas.

Fala sério, tem como não amar um intercâmbio em que você possa estudar, melhorar o seu currículo, desenvolver um segundo idioma e fazer uma renda extra? A Irlanda sabe como fazer um intercambista feliz. Para estudar e trabalhar durante o seu intercâmbio na Irlanda, basta que você se matricule em um curso de no mínimo 25 semanas. Assim, você poderá trabalhar legalmente por 20 horas semanais, podendo chegar até 40 horas no período de férias.

2 – O intercâmbio na Irlanda é uma experiência fora do normal

Você já deve ter pensado várias vezes no que vai levar na sua mala para aproveitar o seu intercâmbio na Irlanda e feito uma certa pesquisa sobre a ilha esmeralda, e isso é ótimo! Mas você sabia que a Irlanda é um dos países mais procurados não apenas por nós, brasileiros, mas por pessoas de todo o mundo?

Isso se deve a grande melhoria de qualidade de vida que a Irlanda pode proporcionar aos seus novos cidadãos. O país oferece ótimas opções de moradia, alimentação e entretenimento, fatores básicos que influenciam diretamente na vida comum de qualquer pessoa. 

Duckett's Grove na Irlanda
Duckett’s Grove em Carlow

E não se limite a pensar que a Irlanda é apenas um ótimo país para se morar, pois existem diversos locais que você pode visitar enquanto estiver fazendo o seu intercâmbio. São centenas de pubs, castelos e parques que você pode visitar enquanto estiver curtindo a noite ou até mesmo o dia da Irlanda.

E claro, não poderíamos esquecer um fator super importante na vida de um estudante: o transporte público. Você sabia que os ônibus da Irlanda têm um sistema que permite aos cidadãos saberem quando ele chegará no ponto indicado? Então não se preocupe se perdeu aquele ônibus das 10:00hrs, outro estará vindo rapidamente e você saberá exatamente o seu horário.

E se quer saber como a sua experiência pode melhorar com o transporte enquanto lhe proporciona uma economia extra, experimente usar uma bicicleta, pois a Irlanda tem um sistema que apoia o uso da amiga de duas rodas, com ciclovias muito bem planejadas. Existem até mesmo sistemas de aluguel de bicicletas em caso de você não ter uma. Então seja de ônibus ou de bicicleta, não perca o horário das suas aulas e aproveite a qualidade do transporte! 

3 – Participe de uma grande comunidade

Seja uma escola de idioma, um college ou uma universidade, você merece o melhor e a gente sabe disso. E nesse assunto, a Irlanda é uma ótima escolha, pois são centenas de instituições credenciadas, recebendo milhares de alunos estrangeiros todos os anos, que desejam desenvolver as suas carreiras internacionalmente.

Se é o seu primeiro intercâmbio e você sente um pouco de medo por se sentir uma pessoa deslocada dentro de outro país, não precisa se preocupar, pois além da Irlanda ter pessoas muito receptivas, existe uma grande comunidade de brasileiros no país, que já estão morando no país por um bom tempo ou que também estarão estudando como você.

Mãos agarrando braços

O CSO (Central Statistics Office), em pesquisa realizada no ano de 2016, contabilizou que naquele período existiam 13,640 brasileiros morando no país, sendo que no ano de 2011, nós éramos apenas 8,704. Então não se preocupe em se sentir um pontinho no meio de algo gigante, pois existem várias outras pessoas como você morando por lá. Mas não esqueça de praticar o seu inglês, tá bom?

4 – Faça um intercâmbio na Irlanda e visite outros países

Muito legal você querer fazer um Intercâmbio na Irlanda, mas já pensou que ele pode ir muito mais além do que você imagina? Não? Então é bem interessante que você preste atenção no continente em que ele está.

As pessoas costumam esquecer que um intercâmbio para a Irlanda é um intercâmbio dentro da Europa, um continente que além de ter grandes potências econômicas com muita história pra contar, tem uma grande facilidade de mobilidade entre os seus países. Por isso, é bem comum que as pessoas sonhem com um intercâmbio não apenas na Irlanda, mas em qualquer país do continente.

Conexões em mapa, partindo da Irlanda
Faça conexões diretamente da Irlanda

Utilizando companhias aéreas de baixo custo, você pode viajar pela Europa livremente, podendo fazer do seu intercâmbio uma experiência muito maior do que ele já pode ser. Quer um exemplo de companhias aéreas e destinos? Utilize a Air Southwest e saia de Dublin direto para Londres. Ou melhor, compre passagens com a Ryanair e visite a Belgica, Áustria, França, Espanha, Suíça e muitos outros destinos! 

5 – A tecnologia é o futuro na Irlanda

A gente adora falar por aqui sobre como as pessoas podem melhorar de vida após um intercâmbio, principalmente se elas tiverem tudo a ver com o país de destino. E no caso da tecnologia com a Irlanda, isso é algo ainda mais evidente.

Já citamos em um post anterior sobre como a Irlanda tem impostos baixos em relação a outros países dentro da área da tecnologia, por isso, as maiores empresas do ramo tecnológico buscam estar dentro das terras irlandesas para colocarem as suas atividades em prática, livres dos altos impostos.

Área de trabalho de um programador

E é nesse momento em que o intercambista entra na história. Fazendo o seu intercâmbio na Irlanda e sendo um estudante de tecnologia no país, você se torna a mão de obra qualificada que o país precisa, sendo um profissional que estará pronto para o mercado de trabalho das grandes empresas que estão no país. Trabalhe no Google, Facebook ou LinkedIn e faça do seu currículo um dos mais disputados do mundo!

Chegando até aqui, eu aposto que você se interessou por fazer o seu intercâmbio na Irlanda, melhor ainda se quiser viver uma experiência incrível no país para seguir o caminho dos seus sonhos. Se você ainda não sabe como seguir este caminho ou tem alguma dúvida, clica no botão abaixo e nós vamos retornar o mais rápido possível com as respostas que você precisa!

Gostou deste post? A Dreams sabe que você tem muita vontade de aprender sobre o destino dos seus sonhos, por isso temos um blog cheio de conteúdos sobre a cultura, custo de vida, curiosidades e notícias sobre diversos países. Acesse o nosso blog e fique a vontade para consumir mais conteúdos como esse!