DicasIntercâmbio CulturalIntercâmbio Estudo e Trabalho

Montreal Canadá: conheça a maior cidade de Quebec

há 10 meses

Montreal é uma das cidades mais interessantes do Canadá, principalmente para quem busca um intercâmbio para imigrar através da educação. Além de ser a segunda cidade mais populosa da província de Quebec, Montreal tem diversos institutos e pontos turísticos que podem ser perfeitos para o estudante estrangeiro que deseja viver a experiência canadense. Abaixo, confira a história e os encantos de Montreal.

Montreal e a cultura do Quebec

 Frente de uma loja em Montreal
Frente de uma loja em Montreal

Como já dito em um post anterior sobre a província de Quebec, o lado Oeste do Canadá teve uma forte colonização da França, que acabou se estabelecendo na área da província do Quebec e desenvolvendo raízes ao longo do tempo, fazendo da Cidade do Quebec a sua capital e centro mercadológico.

Mas, onde Montreal entraria nessa história? Bom, enquanto os franceses estavam desenvolvendo uma economia na região do Quebec, Montreal tinha o nome de Ville-Marie (Cidade de Maria), e sobrevivia pelo comércio de peles de animais, tendo o seu nome modificado mais uma vez por conta da importância geográfica do Monte Royal naquela época, fazendo com que finalmente chegássemos ao nome de MONTREAL.

Dia nevado em Montreal
Dia nevado em Montreal

Por causa da alta receptividade com os estrangeiros que buscam oportunidades em Montreal,o centro da cidade tem como língua comum o inglês, que geralmente é mais utilizado com estrangeiros que se encontram estudando e /ou trabalhando no país.

Na periferia e em locais mais afastados do centro da cidade o francês predomina, já que essas áreas são ocupadas por nativos mais antigos e que prolongam a cultura francesa.

Mesmo sendo uma antiga colônia francesa, Quebec tem toda a carga cultural do resto do Canadá, que na maioria das suas províncias carrega a cultura inglesa ao longo de todos esses anos, o que diminui a impressão de que você está em uma província não tão inglesa.

Sabendo de tudo que você viu até agora, fica combinado que é totalmente possível viver duas culturas totalmente distintas em uma única cidade. Montreal reúne povos e culturas diferentes, incluindo os estrangeiros, o que valoriza a experiência daqueles que buscam imigrar para o Canadá. 

Montreal é perfeita para quem busca imigrar pela educação

Placa indicando o caminho de uma universidade
A educação é uma ponte para a imigração

Como já dito lá no começo deste post, Montreal tem institutos de ensino que acolhem os seus alunos estrangeiros e promovem uma experiência cultural diferenciada no país, o que facilita o ingresso do aluno na cultura do país como um todo. Imigrar através da educação é comum em Montreal, pois o College é a porta de entrada para o mercado de trabalho na cidade. Conheça dois institutos importantes e que podem oferecer uma experiência única:

Trebas Institute

Foto da faixada do Instituto Trebas
Campus do Instituto Trebas

Sendo uma referência como instituição de ensino canadense, localizado no centro de Montreal e totalmente receptivo aos alunos estrangeiros, o Instituto Trebas é uma instituição de ensino privada com cursos voltados para artes e tecnologia, onde o aluno vive a experiência canadense enquanto evolui as suas habilidades e ingressa no mercado de trabalho do país.

Collège LaSalle

LaSalle College em Montreal
Frente do LaSalle College

O LaSalle College ou Collège LaSalle também está localizado no centro de Montreal e é uma ótima instituição privada para quem deseja evoluir as suas habilidades em cursos de artes, negócios, turismo e até mesmo design de jogos, sendo também uma ótima opção para quem deseja imigrar através da educação.

Por que Montreal é perfeita para quem deseja estudar e trabalhar?

É possível estudar e trabalhar em Montreal tendo o visto de estudante e ingressando em um College privado ou público registrado oficialmente nos órgãos federais. Após isso, é possível trabalhar meio-período no horário contrário ao seu horário de estudos enquanto consegue gerar uma renda própria.

Além de permitir estudo e trabalho, o governo de Quebec também permite que os estudantes possam trabalhar após o término do curso através do Programa de Experiência Quebequense, o PEQ, que tem um processo bem fácil, basta se encaixar nos requisitos do programa e somar pontos com o governo de Quebec.

Montreal é a cidade metropolitana da província do Quebec, o que faz com que ela seja uma cidade totalmente adequada para quem busca estudar e trabalhar no Canadá, já que a movimentação entre os locais da cidade é muito mais acessível e pensada inteiramente com a proposta de locomoção inteligente, o que facilita o acesso aos pontos turísticos da cidade.

O turismo é uma rotina acessível em Montreal

Quando estamos vivendo a cultura de um outro país, é mais do que comum que a nossa vontade seja a de conhecer os pontos turísticos que aquela região tem a oferecer, e Montreal tem pontos turísticos muito importantes não apenas para a cultura da cidade, mas também para o Canadá, além de estarem localizados em locais de fácil acesso. Confira alguns dos pontos turísticos mais interessantes de Montreal:

Marché Jean-Talon

Marché Jean-Talon em Montreal Canadá
Mercado público Marché Jean-Talon em Montreal / Foto: Divino Guia

Qual lugar mais popular e cultural do que um mercado público localizado no centro da cidade? Esse é o Marché Jean-Talon, que além de carregar o nome do primeiro Intendente da Nova França, promove a cultura popular canadense por meio das refeições típicas e do livre trânsito de pessoas, além do preço baixo, que não pode faltar, né?

Basílica de Notre-Dame

Interior da Basílica de Notre-Dame em Montreal
Interior da Basílica de Notre-Dame em Montreal

Calma, você não está em um post errado e não estamos tentando te mandar para Paris. A Basílica de Notre-Dame de Montreal é datada de 1824 e fica localizada no distrito de Ville-Marie, às margens do Rio St. Lawrence. A basílica conta com lindos vitrais e permissão para fotografias em alguns locais, além de sediar concertos musicais.

Chinatown

Chinatown na cidade de Montreal
Chinatown em Montreal / Foto: mariacecita

Sim, já falamos sobre Paris e agora estamos colocando a própria China no seu roteiro turístico. Já pensou em aprender sobre Montreal enquanto visita a cultura francesa e ainda se envolve com a chinesa? Isso é totalmente possível, pois assim como a Basílica, Chinatown também está no distrito de VIlle-marie e abriga diversos restaurantes e lojas que respiram a cultura chinesa, sendo um point perfeito para quem ama a cultura oriental.

Ainda tem alguma dúvida de que é possível estudar, trabalhar e ainda aproveitar o turismo de Montreal? Todos esses destinos estão próximos uns dos outros e prontos para serem visitados por você!

Já pensou em estudar no centro de Montreal e ainda aproveitar todos os benefícios que a qualidade de vida do Canadá tem a oferecer? Não precisa ficar apenas no pensamento, fala com a gente clicando neste link e nós estaremos prontos para tirar as suas dúvidas sobre o seu sonho, combinado? 

Gostou deste post? A Dreams sabe que você tem muita vontade de aprender sobre o destino dos seus sonhos, por isso temos um blog cheio de conteúdos sobre a cultura, custo de vida, curiosidades e notícias sobre diversos países. Fique a vontade para consumir mais conteúdos como esse!