Intercâmbio Estudo e Trabalho

Morar na Austrália é viver em um dos melhores países do mundo

há 3 meses

Mapa da Oceania com a Austrália marcada para viagem.

Morar na Austrália é viver em um dos melhores países do mundo. Cerca de 20 horas de avião separam o Brasil do país, logo os costumes e as diferenças culturais são imensos. Localizada na Oceania e cercada pelos oceanos Índico e Pacífico, a Austrália é perfeita para quem ama belezas naturais ou quer aprender inglês, ou busca qualidade de vida.

De acordo com o relatório divulgado pela ONU, a Austrália ocupa o 6º lugar no ranking dos melhores países para morar no mundo pelo seu alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Quer saber como é viver na Austrália? Neste artigo compartilhamos dicas sobre qualidade de vida, educação, trabalho, cultura e lazer. Vem com a gente!

Morar na Austrália: qualidade de vida e segurança

Qualidade de vida: morar na Austrália é pedalar tranquilamente durante o dia.

Apesar de ter quase a mesma extensão territorial do Brasil, a Austrália é um país com baixa densidade populacional. Mas, pra quem deseja cidades mais sossegadas, esse pode ser um ponto bem positivo. Em termos de habitantes, as cidades mais povoadas são Sydney, Melbourne, Brisbane, Perth e Adelaide. 

Os espaços públicos, como as praias e os parques, costumam ser limpos e oferecem comodidades para a população, como água potável e brinquedos para as crianças. Então, é um ótimo destino para famílias também!

Por lá, as pessoas são reconhecidas por sua honestidade, por isso o país é considerado muito seguro. A criminalidade é muito baixa, mas também há leis rígidas, como em torno do consumo de álcool, por exemplo. 

Em 2019, o relatório do New World Wealth (clique e confira o relatório completo) apontou a Austrália como o país mais seguro para mulheres, pelo segundo ano consecutivo.

Educação e Mercado de Trabalho

Educação e mercado de trabalho atraem jovens que querem morar na Austrália.

Com instituições de ensino renomadas, a Austrália é um destino muito procurado para quem busca estudar inglês ou fazer intercâmbio nas universidades. E por isso elas sempre figuram nas listas de mais bem avaliadas no mundo.

Para quem quer garantir uma renda e ainda aprimorar a fluência no idioma, com visto de estudante é possível trabalhar no país. Mas desde que o curso tenha duração mínima de 14 semanas. É permitida a jornada de 20 horas semanais durante o período das aulas e de 40 horas semanais nas férias. 

Para estudantes internacionais, existem diversas vagas em hotéis, restaurantes, cafeterias, lojas e outras áreas de prestação de serviços. E sabe o melhor? O salário mínimo na Austrália é o maior do mundo (e a moeda é o dólar australiano) e o país reconhecido por suas importantes medidas de redução da desigualdade social.

Quer saber mais detalhes sobre como estudar e trabalhar na Austrália? Neste post, trazemos mais informações, confere aqui

Cultura e Lazer

Sydney Opera House, uma das opções de lazer para quem quer morar na Austrália.

Por ser um país procurado por pessoas do mundo inteiro, a Austrália tem um aspecto multicultural muito forte. E por lá, as alternativas de lazer e cultura agradam a todos os gostos.

Para quem ama praia, por exemplo não faltam opções para conhecer: são quase 10 mil no país inteiro, que abriga ainda a maior barreira de corais do mundo.

Ainda falando em natureza, um dos destinos mais procurados por quem quer desbravar outras maravilhas no país é o deserto de Outback, suas montanhas, terras avermelhadas e vegetação seca. É uma experiência e tanto!

Quando o assunto é gastronomia, o churrasco é paixão nacional. Mas o ‘fish and chips’ também um prato popular por lá, além de comidas com referências chinesa e indiana. Além das belezas naturais, a Austrália conta com diversas opções culturais interessantes. O Australian War Memorial é um dos monumentos de guerra mais significativos do mundo, mas há também icônica Sydney Opera House, cartão postal australiano que recebe importantes espetáculos.

Sobre a receptividade do povo, em geral, os australianos têm fama de educados e cordiais com seus visitantes. Somado a isso, conhecer as leis e normas do país, agindo sempre com bom senso e cortesia, torna a vida de todos ainda melhor, concorda?

O que achou do nosso conteúdo? Continue acompanhando nosso blog Dreams Intercâmbio.