Imigração

Morar na Califórnia: saiba como ficar por mais tempo no estado

há um mês

Quer morar na Califórnia mas não sabe como é a vida no estado ou como fazer a imigração? Então não precisa se preocupar, pois todas as suas dúvidas serão respondidas neste post, basta ler até o final. O estado da Califórnia é um dos melhores dos Estados Unidos para se viver, com vários benefícios e atrações para você. Pensando nisso, elaboramos um post completo sobre como é morar no estado.

Abaixo, confira como Morar na Califórnia:

Como é morar na Califórnia?

Essa é a pergunta que todas as pessoas que nunca esteve no estado de Califórnia, se fazem constantemente, pois além de ser um nome que já faz parte da sua imaginação desde sempre, por conta dos filmes, séries e notícias, o estado tem diversas qualidades que nem todo mundo costuma observar.

Confira de forma rápida e objetiva, o que o estado da Califórnia tem de melhor para oferecer à você:

Clima

Com um clima ensolarado e que pode variar entre 21 e 26ºC, o clima da Califórnia é perfeito para quem ama uma praia ou simplesmente aprecia o calor ameno que o sol do estado da Califórnia pode oferecer todos os dias. Com invernos que raramente podem esfriar as coisas, o estado tem um clima bem agradável, que mesmo sendo ensolarado na maior parte do tempo, não se equipara ao que podemos sentir aqui no Brasil.

O mercado de trabalho

Para morar na Califórnia, você precisa se manter economicamente, certo? Então por que não aprender sobre o mercado de trabalho local?

O mercado de trabalho da Califórnia é um dos que melhor se desenvolvem dentro dos Estados Unidos, principalmente depois de um ano complicado como 2020. Em dezembro de 2019, a taxa de desemprego estava em 4,10%. Em abril de 2020, o desemprego na Califórnia estava em 16%. Em 31 de agosto, com a recuperação da economia estadunidense, a taxa foi reduzida para 7,5%.

No estado da Califórnia existem 100 ocupações que terão uma alta taxa de crescimento até o ano de 2028, sendo algumas delas:

  • Estatísticos
  • Assistentes médicos
  • Analistas de segurança da informação
  • Enfermeira anestesista
  • Fonoaudiólogos
  • Profissionais de enfermagem
  • Professores de ensino superior, com especialidade em saúde
  • Fisioterapeutas
  • Físicos
  • Bioquímicos e biofísicos
  • Intérpretes e tradutores
  • Desenvolvedores web

Além disso, a Califórnia também é casa para o Vale do Silício, o maior campus tecnológico do mundo, e lar das maiores empresas de tecnologia do mundo. Então, se você deseja trabalhar com tecnologia, o estado da Califórnia é a melhor escolha para você.

Morar na Califórnia: Golden Gate Bridge

Entretenimento

Os californianos, os estadunidenses e até mesmo pessoas de diversos países, costumam dizer que o estado da Califórnia é o estado do entretenimento, principalmente pelo fato de que Hollywood é uma das suas maiores atrações turísticas e industriais. Porém, mesmo fora do mundo cinematográfico, o estado da Califórnia se destaca pela sua grande variedade de programas para os finais de semana.

Pensando em como não precisamos seguir um tipo de programa específico para o final de semana, saiba o que você pode fazer para se divertir no país:

Surfar em Santa Maria Beach, fazer um tour por Hollywood, conhecer a Disneyland, caminhar no calçadão de Venice Beach, curtir o Death Valley National Park, visitar Old Sacramento, surfar em Malibu, visitar o zoológico de San Diego, fazer um tour completo pela Ilha de Alcatraz, observar os vulcões no Lassen Volcanic National Park ou se aventurar em meio ao Sequoia National Park.

E não se engane achando que isso acaba por aí, pois na Califórnia você pode se divertir com tudo isso e muito mais.

Quer morar na Califórnia? Conheça as cidades primeiro

A Califórnia pode ser, de fato, um estado sensacional, mas este estado só tem esse tamanho e autoridade, por conta das cidades que fazem dele um dos estados mais incríveis dos Estados Unidos, sendo cada uma especial à sua maneira, com lugares e características que podem fazer uma delas ser o local perfeito para você.

Abaixo, conheça um pouco sobre as cidades da Califórnia e o que cada uma tem a oferecer de melhor:

Los Angeles

Quando dissemos que a Califórnia é um dos melhores estados para se divertir, nós estavamos, basicamente, falando sobre o quanto Los Angeles é incrível, pois esta cidade, que atualmente conta com pouco mais de 3,9 milhões de habitantes, é sem dúvidas um dos maiores pontos de diversão dos Estados Unidos.

Letreiro de Hollywood

Conhecida por abrigar a poderosa indústria de Hollywood e por ter uma diversidade de etnias, Los Angeles é uma das cidades mais requisitadas por quem deseja morar na Califórnia a curto ou a longo prazo. Além da indústria cinematográfica, a cidade também abriga gigantes da música como a Warner Music Group e Capitol Records. 

Em Los Angeles, você não pode deixar de visitar o Pier e a praia de Santa Mônica, que além de ser uma inspiração para jogos de sucesso como Grand Theft Auto: San Andreas, é um point incrível para fotos marcantes. Assim como a calçada da fama de Hollywood, em frente ao TCL Chinese Theatre.

San Francisco

A cidade conhecida por uma ponte que faz parte do imaginário de milhões de pessoas, tem os seus bondinhos e ladeiras em constante funcionamento, sendo além de ruas e transportes públicos, verdadeiros itens de cartões postais ao longo de todo o mundo.

A cidade de San Francisco ilustra filmes e séries, assim como é amplamente conhecida pela sua valorização de construções que valorizam o ar puro, contando com 220 parques abertos por toda a cidade, assim como a paisagem da Golden Gate Bridge, que desde 1933 ilustra cartões postais ao longo do mundo todo, assim como inspirou até mesmo a criação de um time de basquete, os Golden State Warriors.

San Francisco

A cidade de São Francisco conta com uma população de aproximadamente, pouco mais de 875 mil habitantes, e nela, você pode visitar a histórica Ilha de Alcatraz ou a Chinatown de San Francisco, que além de ser uma das maiores e mais velhas da América do Norte, é sem dúvidas, um destino que você precisa visitar enquanto estiver morando na cidade.

San Diego

Sendo a segunda maior cidade da Califórnia e a oitava maior dos Estados Unidos, San Diego é conhecida por um clima ameno, com 112 km de praias que servem de entretenimento puro para os pouco mais de 1,3 milhões de habitantes da cidade. A cidade também tem em seu leque de variedades, o San Diego Zoo, a LEGOLAND California, SeaWorld San Diego.

Morar na Califórnia: San Diego

À noite, você pode desfrutar da culinária da cidade, que na região, tem 6,4 mil restaurantes premiados. Assim como as artes, já que no Balboa Park, o maior parque cultural urbano dos Estados Unidos, existem 15 museus e várias galerias de arte, com jardins.

Em San Diego, você pode desfrutar de esportes radicais tropicais, como vela, caiaque, jet-ski, mergulho, pesca esportiva, e claro, o surf.

Como passar mais tempo na Califórnia?

Agora, como prêmio para você que leu até o final do post, é hora de falar sobre como você pode morar na Califórnia de forma legal, por mais tempo, sem ter problema algum com o governo estadunidense.

Morar na Califórnia

Os países de primeiro mundo enxergam a educação como algo essencial, uma base que serve de apoio para o país continuar evoluindo constantemente, sem retrocessos. Por isso, o caminho mais possível de imigração para estudantes estrangeiros, é por meio da educação, sendo ele por meio do CPT ou OPT.

“Mas, o que são CPT e OPT?”

O CPT, ou Curricular Practical Training, é um programa estadunidense que concede de forma temporária aos alunos que estão cursando uma universidade a permissão de trabalho. Sendo o estágio remunerado ou não, o CPT precisa ser concluído antes do término do seu curso.

Com o CPT, você poderá trabalhar 20 horas ou menos por semana, ou em período integral. Porém, trabalhando em período integral, você perderá a elegibilidade ao OPT.

O OPT, ou Optional Practical Training, é um programa estadunidense que concede aos estudantes com um visto F-1, a permissão de trabalho no país por até 1 ano, dentro da área de estudo do aluno, podendo ser exercido antes ou depois de concluir os seus estudos. 

“E como eu posso imigrar dessa forma?”

Durante o CPT ou OPT, você pode conseguir um sponsor, um patrocinador do seu visto em solo norte-americano. Enquanto estiver trabalhando em uma determinada empresa, o seu gerente, chefe ou dono da empresa, pode solicitar o seu visto de trabalho, criando uma ponte para a sua imigração no país.

Porém, lembre-se, este não é um caminho definitivo e não existe chance garantida de imigração por este meio. Mesmo assim, com o OPT, você consegue passar por mais tempo na Califórnia, desfrutando de tudo o que o estado tem a oferecer para você.


Ainda tem alguma dúvida de que morar na Califórnia é uma das melhores escolhas que você pode fazer na vida? Não perca tempo e viva o seu sonho!

Vejo você no próximo post!