Dicas de viagemEstude e trabalhe no exteriorIrlandaTudo sobre intercâmbio

Ensino Superior na Irlanda: se destaque no país

há um mês

ensino superior na irlanda, saiba tudo para estudar e trabalhar
Intercâmbio em Dublin

Fala galera! Pensando em fazer ensino superior na Irlanda, né? Estudar e trabalhar na Irlanda tem sido cada vez mais popular entre estudantes de todo mundo que buscam uma ótima experiência de ensino!

O país é referência em educação e por isso separamos exclusivamente todas as informações necessárias sobre o ensino superior no país, NFQ e como ele funciona, entre outros detalhes importantes para você entender tudo que você precisa para dar os primeiros passos para se qualififcar e realizar esse sonho!

Educação na Irlanda

A educação é um elemento de extrema relevância no país historicamente falando e não é a toa que é uma república conhecida por receber estudantes e trabalhadores de todo o mundo para trabalho, ensino superior, intercâmbio high school e diversos outros. Os investimentos constantes na área da educação nas últimas quatro décadas, fizeram com que a Irlanda se tornasse um destaque global no setor, e vale também salientar que assim como outros países na Europa e America do Norte, o ano letivo/acadêmico da Irlanda começa em setembro.

Estudar e trabalhar na Irlanda! prepare-se para seu incrível intercâmbio!

Segundo o Programme for International Student Assessment (PISA), que é um programa responsável por fazer um nivelamento educacional nas áreas de leitura, matemática e ciências dos seus países participantes, a Ilha da Irlanda ficou no top 10, estando em oitava posição. O país também oferece universidades renomadas como Trinity College Dublin, University College Cork e University College Dublin…perfeito com diversas instituições para escolher onde fazer seu ensino superior.

Na Irlanda também existe a opção de estudar assuntos mais gerais na universidades ao invés de algo mais especifico, isso ajuda muitos estudantes que não tem certeza absoluta qual área especifica de ensino superior eles procuram. Aqueles que ainda não têm a certeza em qual área seguir podem montar sua própria grande de estudos, cursos como Liberal Artes para pessoas da área de humanas, e cursos como General Science para ciencias ou General Engineering e mais!

Como funciona o ensino Superior na Irlanda

A Irlanda, conhecida pelo seu ensino na língua inglesa para estudantes estrangeiros, também oferece muito além disso no quesito da educação. O ensino superior na Irlanda é conhecido ao redor do mundo os estudantes que o país procura são todos aqueles que têm sério comprometimento com seus estudos para serem aprovados pelas instituições de ensino, então ter um bom histórico escolar é relevante.

Também é realizado um exame de proficiência para avaliar seu nível de inglês, sendo os IELTS e TOEFL que tem foco acadêmico e são muito importantes para quem quer continuar os estudos no exterior já que eles são considerados um pré-requisito para ser aceito nos processos seletivos. 

A Ilha Esmeralda tem sido referência econômica nos últimos anos também, o seu crescimento econômico é um dos fatores principais para tantas oportunidades de emprego. Além de poder estudar, você também pode trabalhar enquanto estuda, são 20 horas semanais de trabalho (part time), e 40 horas semanais sem estar estudando (full time). Outro detalhe interessante é que a Irlanda possui escritório de algumas das maiores multinacionais e, muitas delas, procuram cada vez mais falantes do inglês e do português para assessorar seus projetos de expansão.

Estudando e trabalhando na Irlanda

Trabalhar e estudar na Irlanda é não só possível, mas muito comum também, porque o país é um dos poucos que disponibiliza visto de estudo com a possibilidade de trabalho, também tem instituições de ensino superior renomadas com um dos melhores custo-benefício da Europa.

A nova mudança após a aprovação do Budget 2022 faz com que o salário seja de €10,50 por hora trabalhada, um dos maiores da Europa. Para conseguir um trabalho no país, é preciso fazer um curso de 25 semanas, pois esse é o tempo mínimo de duração do curso de inglês que dá direito ao trabalho. A maioria dos estudantes optam por ficar 33 semanas, oito meses, assim dá para fazer uma pequena Eurotrip depois de trabalhar e estudar.

Visto tem uma taxa de 300 euros e exige uma comprovação de, no mínimo, 3.000 euros disponíveis e esse dinheiro não poderá ser utilizado até a solicitação, além disso é muito comum trabalhar na Europa em pubs e restaurantes que, com suas boas gorjetas, são sempre uma renda garantida (vai super te ajudar na sua Eurotrip!). Alguns dos trabalhos mais comuns e populares entre imigrantes enquanto eles estudam para garantir sua qualififcação no mercado de trabalho são: Garçom, bartender, babá, host de restaurante, lavador de pratos, e trabalhos de atendimento ao cliente no geral.

NFQ – National Frequency Qualification

Mas afinal, o que é NFQ? É o sistema de educação na Irlanda que é dividido em 10 níveis, e você vai precisar entendê-lo para saber tudo sobre o seu intercâmbio na Irlanda. Quanto mais específico e especializado é o ensino que você procura, maior é o nível na escala do National Framework of Qualifications (NFQ) – ou Estrutura Nacional de Qualificações. Vamos passo a passo entender cada um desses níveis:

Nível 1 – (Level 1 & 2 Certificate)

Esses níveis oferecem um certificado geral, cobrem o básico sobre leitura e numeração, o ensino não é restrito à crianças, qualquer pessoa sem ou com pouco conhecimento prévio, assim como adultos, idosos e pessoas com incapacidades intelectuais ou cognitivas também podem recorrer a esses níveis de aprendizado. Ter o certificado nível 1 é o equivalente a ter terminado o nono ano, e o nível dois é o equivalente a terminar o primeiro ano do ensino médio. 

Nível 3(Level 3 Certirficate)

O certificado de nível três reconhece o conhecimento geral assim como suas habilidades pessoais e práticas, terminar o nível três é o equivalente a terminar o segundo ano do ensino médio. 

Nível 4 – ( Level 4 Certificate) 

O prêmio de Nível 4 é para habilidades profissionais e pessoais. Além disso, este certificado significa que o destinatário possui um padrão específico de conhecimento e compreensão. Terminar o nível quatro é o equivalente a terminar o último ano do ensino médio fazendo com que os próximos níveis sejam de ensino superior. 

Nível 5 & 6 – (Level 5 & 6 Certificate) 

O quinto nível é o equivalente ao segundo ano de um programa de bacharelado. Também é equivalente a um diploma HND (Higher National Diploma ou Diploma Nacional Superior). O curso de Nível 5 também possui 10 módulos e 8 tarefas.

Os programas de certificação avançada do nível seis ensinam uma ampla gama de habilidades. Alguns são específicos para uma determinada vocação. Os alunos desenvolvem uma compreensão teórica detalhada, bem como habilidades vocacionais e ocupacionais.

Nível 7 & 8 (Level 7 & 8 Certificate)

O nível sete disponibiliza para os estudantes um diploma em bacharelado que dura cerca de três anos. Já o nível oito são divididos em dois diplomas, um de bacharel com horas que leva de 3 a 4 anos para completar, e um diploma superior que leva cerca de um ano para finalizar e para muitas empresas no país esse diploma equivale a um diploma de pós-graduação. 

Nível 9 e 10 – (Level 9 & 10 Certificate)

O diploma de nível 9 é o mestrado que dura em média cerca de 1 a 3 anos de estudo e exige também a defesa de uma tese no final do curso. Já o décimo e último nível da lista é o doutorado que leva cerca de quatro anos e é feito baseado numa tese de sua área escolhida. 

Curtiu o conteúdo?
Não deixa de conferir nosso blog pra estar sempre conectado com novidades sobre viagens, culturas e idiomas.

Tags