Imigração

Passo a passo definitivo para morar em Amsterdam

há um mês

Quer morar em Amsterdam mas não sabe como? Não se preocupe, nós temos a resposta e também o caminho mais rápido para você chegar onde deseja. Os benefícios que a cidade pode oferecer são simplesmente incríveis e poucas pessoas sabem deles, por isso, nós trouxemos para você a melhor maneira para morar em Amsterdam e o quão incrível a cidade pode ser para você. Confira abaixo como morar em Amsterdam:

Como é morar em Amsterdam?

Você provavelmente já deve ter ouvido falar na Holanda, um país exemplo não apenas para os países vizinhos, mas para todo o mundo, que tem aprendido cada vez mais sobre como uma nação pode crescer forte econômica, educacional, e socialmente de maneiras cada vez mais sustentáveis e funcionais.

Mas o que muitas pessoas esquecem, é de que a Holanda é composta por várias províncias e cidades que fazem deste país o grande gigante que ele é.

E dentre estas cidades, está Amsterdam, que é nada mais, nada menos, que a capital da Holanda. A cidade é um verdadeiro patrimônio artístico, com casas de aspecto histórico, de telhados muito característicos e canais que cobrem toda a cidade. 

Morar em Amsterdam é incrível

Falando em casas de aspecto histórico, existe uma razão para isso, pois no século de ouro dos países baixos, a região da Holanda estava em plena ascensão econômica, onde existiu um grande crescimento do comércio, cultura e também da ciência neerlandesa, que hoje podem ser observadas pelo desenvolvimento da Holanda.

Mas, o que eu posso fazer em Amsterdam?

Bom, se começarmos com o fato curioso de que na Holanda existem mais bicicletas do que pessoas, você já pode começar a imaginar o que pode ser feito por lá, primeiramente pelos passeios de bicicleta, que podem ser feitos para qualquer atividade que você queira fazer na cidade.

Andar de bicicleta não é apenas algo muito comum em Amsterdam, mas sim um verdadeiro estilo de vida. São mais de 800.000 bicicletas registradas dentro da cidade, então não se assuste se não vir tantos carros e outros meios de transporte, pois tudo é feito a bordo de duas rodas.

Bicicletas na cidade de Amsterdam

Com uma bicicleta você consegue descobrir todas as preciosidades escondidas da cidade, assim como fazer um grande passeio pelas ruas comuns da cidade, que sem dúvidas podem valer como um grande museu a céu aberto, já que a sua arquitetura do século 17 vale como uma aula de história do país.

Mas, caso você não seja uma pessoa das artes e que não curte tanto um museu, também existem outras escolhas ideais, como os moinhos de vento que são dignos de papéis de parede do seu computador. Com 20 minutos de viagem de trem, você pode visitar outras cidades próximas de Amsterdam, como Haarlem, que além de ser muito aconchegante, tem diversas lojas, restaurantes e cafés.

O caminho para morar em Amsterdam

Você quer morar em Amsterdam e isso é incrível, principalmente pelo fato da cidade ser considerada uma das melhores do mundo. Você já deve ter visto algumas maneiras diferentes de conseguir morar por lá, mas poucas delas podem ser uma resposta significativa para você. Abaixo, entenda o melhor caminho para morar em Amsterdam.

O visto de estudante sempre foi, é e continuará sendo a melhor porta de entrada para qualquer país no mundo, pois além de demonstrar o seu interesse em crescer academicamente no país, você também mostra que pode se tornar um profissional qualificado para as demandas da Holanda.

Falando de forma bem ampla, a Holanda tem ótimas universidades, sendo um ótimo país para quem deseja fazer um curso de graduação superior. Além disso, Amsterdam conta com uma das 100 melhores universidades do mundo. A Universidade de Amsterdam é uma das 3 maiores da Europa e uma grande referência em pesquisa, sendo uma ótima escolha para enriquecer o currículo e também aumentar a suas chances de imigração.

Ponte na cidade de Amsterdam

Perto do fim do seu período acadêmico, é importante que você dê entrada no seu visto de longa permanência (MVV), com pelo menos 3 meses de antecedência, para que não haja problemas com os órgãos federais responsáveis pela imigração. Assim, você poderá permanecer por pelo menos 90 dias dentro do país, para construir a sua cidadania holandesa.

Para conseguir o certificado de cidadania holandesa, é preciso que você vá até a câmara municipal ou gemeente e dê entrada na sua aplicação para a cidadania holandesa. Para isso, basta pagar uma taxa de €855, que pode ter o valor de €1.091 em caso de querer registrar toda a família.

Após isso, é preciso que você faça um teste de integração cívica, ou Inburgeringsexamen, ao mesmo tempo que estará fornecendo informações básicas importantes para o processo, como: certidão de nascimento, passaporte, permissão de residência e outros documentos de mesmo nível de importância.

Mas, por que este teste existe?

O governo holandes acredita que as pessoas precisam estar totalmente integradas à sociedade do país para que consigam ter uma vida cotidiana com ótima qualidade. Por isso, para que você consiga a nacionalidade holandesa ou também uma residência permanente no país.

Em caso de conseguir a nacionalidade holandesa por meio do teste, você terá os seguintes benefícios:

  • Um passaporte holandês
  • Capacidade de votar em todas as eleições holandesas e candidatar-se às eleições
  • Seus filhos podem se tornar cidadãos holandeses
  • Cidadania da União Europeia – liberdade de viajar e viver na UE
  • Você pode votar para o Parlamento Europeu
  • Entre e viaje pela Holanda gratuitamente

Legal, né? Mas lembre-se que o processo para obter a nacionalidade holandesa passa por uma análise completa por parte do governo holandes, por isso é tão importante demonstrar interesse em ser mão de obra qualificada no país, sendo um estudante que avançou através de todas as etapas educacionais e também conseguiu entrar no mercado de trabalho holandes.

Chegando até aqui, eu aposto que você se interessou por fazer o seu intercâmbio na Holanda, melhor ainda se quiser viver uma experiência incrível no país para seguir o caminho dos seus sonhos. Se você ainda não sabe como seguir este caminho ou tem alguma dúvida, clica no botão abaixo e nós vamos retornar o mais rápido possível com as respostas que você precisa!

Gostou deste post? A Dreams sabe que você tem muita vontade de aprender sobre o destino dos seus sonhos, por isso temos um blog cheio de conteúdos sobre a cultura, custo de vida, curiosidades e notícias sobre diversos países. Acesse o nosso blog e fique a vontade para consumir mais conteúdos como esse!