AlemanhaCuriosidadesTudo sobre intercâmbio

Estudar na Alemanha: Por que você deveria morar em Berlim?

há 9 meses

Fala, galera! Pensando em estudar na Alemanha e ainda está em dúvida entre qual cidade morar? Fica por aqui e descubra porque Berlim é o destino ideal para Brasileiros!

Por que morar em Berlim?

Toda cidade, por mais simples que seja, tem os seus pontos fortes, que podem fazer dela única, ou simplesmente incrível para se constituir uma vida ao longo dos anos.

Para morar em Berlim, é importante que você saiba o que a cidade pode oferecer, então, abaixo, confira coisas incríveis que Berlim tem a oferecer como uma ótima cidade:

O custo de vida é baixo

Para construir a sua história na cidade que você sempre sonhou, é necessário saber quais são as necessidades econômicas que você terá naquele local e período de tempo, por isso o custo de vida é tão importante.

E em Berlim, isso é um ótimo item, pois a cidade tem a fama de ser mais barata do que as suas vizinhas, até mesmo mais do que as cidades de outros países da Europa.

Quer saber mais sobre o custo de vida na Alemanha? Clique aqui e saiba como economizar.

A vida é bem agitada e multicultural

Quem ama música eletrônica, ama Berlim. As baladas da cidade têm a fama de ser além de uma simples noite agradável com música de qualidade, mas uma verdadeira experiência. Além disso, Berlim é uma cidade que tem sido cada vez mais aberta ao público internacional, que tem sido um público cada vez mais frequente dentro da cidade, seja a luz do dia ou à noite.

Por isso, Berlim é uma cidade incrível para quem deseja viver uma experiência além do comum, conhecendo pessoas de outras nacionalidades ao mesmo tempo que se diverte, reunindo memórias que vão ficar para sempre.

Uma cidade verde

O verde das florestas de Berlim é uma grande e bonita faixa da cidade, mas isso se deve a três fatores incríveis: reciclagem, cultivo do verde e o uso contínuo de bicicletas.  São diversas florestas e campos para se aproveitar, não apenas para uma boa trilha, mas também para piqueniques e atividades ao ar livre, o que só melhora a experiência de quem deseja morar em uma cidade que promove uma vida sustentável.

Acima, falamos das bicicletas, que são ótimas para a sua locomoção dentro de Berlim, mas, tem um item importante, que a cidade sabe executar muito bem, e ele se chama:

O transporte público de Berlim

Para estudar, trabalhar ou fazer qualquer atividade enquanto mora em Berlim, você precisa do melhor transporte público. 

O transporte de Berlim é conhecido por ser um dos mais efetivos não apenas da Europa, mas também do mundo. Tendo uma grande variedade de rotas e meios de transporte. Dentre os meios de transporte em Berlim, estão:

  • S-Bahn (Trem)
  • U-Bahn (Metrô)
  • Ônibus
  • Tram (Bondes)

S-Bahn

S-Bahn - Morar em Berlim
S-Bahn

Os trens da cidade de Berlim fazem parte do hall das melhores coisas da cidade de Berlim. Sendo projetados com o intuito da cidade abandonar os trens a vapor, os S-Bahn são muito rápidos e constituídos por 15 linhas, com 330 km e 170 estações.

Nos dias de semana, os trens começam a funcionar a partir das 4h30 da manhã, parando apenas às 1h30 da manhã do dia seguinte, com intervalos de cinco, dez ou vinte minutos. nos finais de semana, funcionam por 24hrs, com intervalos de meia hora entre cada viagem.

U-Bahn

Contando com cinco linhas a menos do que o seu irmão que percorre as superfícies, o U-Bahn, ou metrô de Berlim, tem pouco mais de 146 km de trajeto e 173 estações. O metrô conta com o diferencial de que algumas de suas linhas funcionam de forma híbrida, ou seja, podem percorrer trajetos debaixo e também acima do solo.

U-Bahn em Berlim
Metrô / U-Bahn

Nos dias de semana você pode encontrar o U-Bahn funcionando a partir das 4 horas da manhã, até 1 hora da manhã do dia seguinte. Entre o intervalo de funcionamento do metrô, as linhas noturnas de ônibus assumem o transporte público para quem precisa se movimentar mas não tem possibilidade por falta de metrô. 

De dia, o U-Bahn tem intervalos de 5 minutos, enquanto à noite, costuma ter intervalos de 10. Assim com o S-Bahn, o U-Bahn também funciona 24 horas nos finais de semana.

Ônibus

Ônibus em Berlim

Sendo uma rede constituída por várias linhas de ônibus públicos, fornecida pela BVG – Berliner Verkehrsbetriebe, ou melhor, a Companhia de Transportes Berlinense, a rede urbana de ônibus da cidade é o braço direito que sustenta todas as localidades que os outros meios de transporte não podem atender.

As linhas se dividem entre:

Linhas do dia – As linhas 100 à 399, conectam os subúrbios ao centro da cidade e também às estações de qualquer S-Bahn ou U-Bahn.

Metro Buses – Estes ônibus integrados dos metrôs M11 ao M85 operam 24 horas por dia, todos os dias da semana, com intervalo de 10 minutos.

Ônibus noturnos – Lembra quando falamos dos ônibus que cobrem o horário vago do U-Bahn durante o período da madrugada? Chegamos neles. Os ônibus noturnos carregam um N e como já dissemos, substituem as linhas do U-Bahn quando estas não estão funcionando.

Você também pode gostar:

SISU 2022: use sua nota do ENEM para estudar fora do Brasil
Estudar Fora: checklist com 10 itens pra estar em dia antes de estudar no exterior

Curtiu o conteúdo? Fica mais um pouco e não deixe de conferir nossas redes sociais para estar sempre conectado com novidades sobre viagens, culturas e idiomas.