Intercâmbio Cultural

Saiba como é morar em Paris em 5 minutos

há 3 meses

Quer morar em Paris mas não sabe como é a vida no país? Não precisa mais ficar sem saber. Esse é o conteúdo completo sobre como é a vida na cidade e o que você pode fazer por lá. Quer saber tudo isso? Então leia até o final e termine o post sabendo tudo sobre Paris. Espero você no final para dar a melhor dica, confira abaixo:

Como é morar em Paris? 

A Torre Eiffel nós já sabemos que existe e Paris é realmente bem iluminada para ser conhecida como a cidade luz. Mas, e sobre morar na cidade? O que você sabe sobre isso? Sobre os costumes, locais a se visitar e o transporte ideal para isso?

São perguntas que você não precisará mais se questionar, pois todas as respostas estão bem neste post, confira abaixo, por partes bem explicadas, sobre como é morar em Paris:

A vida na França

Para você, morar na França vai ser motivo de movimentação e muita variedade de experiências, pois além de estar sempre em movimento para conhecer os pontos turísticos e também os estabelecimentos franceses, você estará envolvido por estar em uma nova cultura, com novas pessoas e costumes. E na França, normalmente, é assim também.

Na cidade luz, a culinária é levada a sério, justamente por ser o berço de várias descobertas que podem ser degustadas até hoje, como:

  • Magret de Canard
  • Ratatouille
  • Cassoulet
  • Coq au vin
  • Profiterole
  • Croque monsieur
  • Moules frites
  • Pot au feu

Assim, a sua vida comercial se torna bem mais agitada do que em cidades mais remotas da França, com cada vez mais pessoas querendo provar do que a França tem a oferecer como um país referência em culinária e também em outros estabelecimentos que não se concentram apenas nos restaurantes, como: bares, hotéis, lanchonetes e até mesmo boates.

Porém, nem só de agitação vive Paris, pois a sua cultura, sem dúvida, é uma das coisas mais importantes não apenas para a França, mas também para todo o mundo. Aprenda mais sobre a cultura dos museus de Paris bem abaixo.

Morar em Paris: a cidade

Os museus

Os museus, são sem dúvida, uma das melhores coisas já inventadas pela humanidade, para a humanidade, pelo simples fato de que o velho e novo se fazem muito importantes para a sociedade desde os tempos mais antigos. E em Paris, isso é levado muito a sério.

O Museu do Louvre, por exemplo, tem pouco mais de 380 mil objetos e 35 mil obras em um espaço de 60 metros quadrados, é arte para dar e vender. Porém, um museu vai muito além de apenas observar obras de arte. 

Morar em Paris: os museus

Em Paris, atualmente, existem por volta de 130 museus, que além de serem visitados todos os anos, também podem ser visitados por você enquanto estiver vivendo no país, estudando o idioma ou fazendo uma simples graduação.

Mas, tem aquele detalhe: você não vai conseguir visitar todos eles se não tiver um meio de transporte adequado, certo? Então antes de querer morar na França, saiba um pouco mais sobre o transporte público francês.

O transporte público francês

Se você quer saber melhor sobre como é morar em Paris, precisa saber como as pessoas se locomovem de um local para o outro pela cidade luz, então confira abaixo todos os meios de transporte e como cada um deles funciona:

Metrô

A linha de metrô da França é considerada uma das mais modernas do mundo, assim como a terceira maior rede de metrô da Europa Ocidental, tendo o seu início de funcionamento em 19 de julho de 1900, e atualmente contando com mais de 303 estações e 219 quilômetros de linhas utilizáveis. 

O metrô de Paris funciona das 5:30 até 01:00 do dia seguinte, onde nos sábados, o metrô tem o seu horário alterado para que o seu encerramento seja às 02:15.

Sobre as tarifas de metrô, elas são muitas e com tipos variados. Sendo a mais simples, a Ticket +, onde pode custar até 1,80€.

Metrô de Paris
Foto: MobilizeBrasil

RER

“RER, que nome de transporte mais estranho”. Não precisa se preocupar, pois em caso de não querer falar a sigla RER, basta usar o termo “trem regional”. O RER, ou Réseau Express Régional, é um trem que complementa a rede de metrô de Paris, pois enquanto o metrô funciona de forma mais concentrada, o RER consegue percorrer distâncias até onde o subterrâneo não alcança. 

São 250 estações e por volta de 600 quilômetros de via, onde existem trens normais e express, sendo o express muito mais direto em suas viagens, não fazendo parada em certas estações.

Falando sobre as tarifas, elas são as mesmas do metrô se você estiver circulando pelo centro de Paris, sendo possível que você transite entre RER e metrô dentro do período de 90 minutos.

Morar em Paris: RER
Foto: FranceTravel

Ônibus

Ah, o ônibus, um dos meios de transporte mais utilizados no mundo e também mais utilizados no Brasil, por exemplo. Em Paris, você terá pouco mais de 60 linhas disponíveis no período da manhã, e 40 no período da noite. 

O ônibus é responsável por ser um dos melhores meios de transporte de Paris, pois além de promoverem o conforto, as linhas de ônibus de Paris também são ótimas para quem prefere trajetos curtos, sendo muito indicado também para intercambistas que desejam conhecer as ruas do seu bairro, já que o metrô estará passando por baixo e o RER se concentrando em ser o mais rápido possível.

Morar em Paris: Ônibus

E uma dica: se quiser se locomover com velocidade para distâncias maiores, não utilize um ônibus, pois mesmo sendo um ótimo meio de transporte, eles não foram feitos para este tipo de trajeto. Em vez disso, utilize metrô ou RER, eles não terão que lidar com o trânsito de Paris e desvios no asfalto.

Os horários dos ônibus podem variar de acordo com a linha que você escolher utilizar, mas, no geral, os ônibus circulam das 07:00 às 20:30 no período de segunda a sábado. 

Funicular

O Funicular de Montmartre é o tipo de transporte que o estudante internacional ama utilizar, pelo simples e incrível fato de que este meio de transporte tem o objetivo de conectar a parte baixa de Montmartre a sua parte alta.

“Mas, o que isso tem de importante?”

Montmartre é um dos bairros mais interessantes de Paris, sendo responsável por abrigar a grande Basílica de Sacré Cour, que pode ser visitada por você, ao mesmo tempo que é possível visitar as suas ruas temáticas e o clima boêmio.

Montmartre Funicular
Foto: TripAdvisor

Sobre o Funicular, só podemos dizer que ele é um ótimo meio de transporte ao que ele se propõe: poupar o seu tempo em Montmartre. Então não perca tempo e faça uma visita ao bairro utilizando esse meio de transporte pequeno, mas muito útil.

Tramway

Toda cidade que deseja promover uma facilidade de locomoção para os seus habitantes, precisa ter o bonde na lista dos seus meios de transporte mais importantes, e Paris não fica para trás nesse quesito.

Os bondes parisienses contam com uma rede de 184 estações e mais de 100 quilômetros de vias, com o diferencial de percorrerem as zonas mais afastadas de Paris, para quem gosta de passeios mais calmos e contemplativos.

Morar em Paris: Tramsway

Em relação às tarifas, as passagens também se dividem entre a simples, Ticket t+, e os abonos diários e semanais, como Paris Visite e Passe Navigo.

Tá sabendo tudo sobre morar em Paris? 

Você já sabe o que comer, já sabe o que pode visitar e quais são os meios de transporte que você pode utilizar. Quer saber mais sobre como você pode morar em Paris e ainda passar um bom tempo estudando por lá? Estudando francês, conquistando uma graduação, mestrado ou doutorado?

Então fala com a gente neste link, vai ser um prazer tirar todas as suas dúvidas!