Fala, Dreamer! Imagine, enquanto vive a experiência do seu intercâmbio na Austrália ou Nova Zelândia, participar de um momento de homenagem aos soldados da primeira guerra? Esse é um dia de feriado chamado de Anzac Day.
E, pensando nos diversos questionamento que você pode ter, aqui explicamos tudo sobre esse feriado! Com direito a entender a história, tradição e comemoração.
No final confira o que fazer nesse feriado para aproveitar ao máximo o seu dia!
Por isso, você verá nesta postagem:
- Anzac Day: o que é e qual a história
- Tradições e comemorações do Anzac Day
2.1. The Dawn Service
2.2. Anzac Parade
2.3. Anzac Cookie
2.4. Anzac Day: a flor de papoula - Confira como aproveitar ao máximo o Anzac Day!
Anzac Day: o que? E qual a história?
Comemorado desde 1916, o Anzac Day é celebrado no dia 25 de Abril, para homenagear a participação das forças armadas da Oceania, chamada de Australian and New Zealand Army Corps (ANZAC).
Mas você sabia que a história desse feriado começou em 1914 com a agitada primeira guerra mundial?
A Austrália e a Nova Zelândia, para defender os interesses de seus aliados, decidiram juntar as suas forças armadas e enviar as tropas para a península da Gallipoli, região que hoje é a Turquia, para conquistar a Constantinopla.
Na época, tanto a Austrália como a Nova Zelândia eram nações recém independentes e ao participar da Batalha de Gallipoli os países demonstraram sua força.
E o que era para durar pouco tempo, levou 8 meses de uma dura batalha! E ao chegar no fim, levou a morte de em média 10 mil soldados dos homens do exército ANZAC.
Tradições e comemorações do Anzac Day
E agora que tal entender quais as tradições e comemorações nesse dia?
Voltando um pouco na história, com o fim da guerra, a população passou honrar e se orgulhar dos combatentes Anzac, saindo em marchas em homenagem aos soldados.
A comemoração também começou a contar com vigílias ao amanhecer e recordação daqueles que participaram das forças armadas, além das marchas.
Porém a primeira celebração formal do Anzac Day na Austrália, ocorreu apenas em 1942, no Australian War Memorial.
E assim as tradições foram também oficializadas e espalhadas por toda a Oceania, e aqui estão as principais:
The Dawn Service
O Dawn Service ou Culto ao Amanhecer, é uma vigília que acontece durante a madrugada.
Essa tradição é remete a rotina militar durante a guerra, onde os combatentes costumavam se revezar em vigílias no período do amanhecer, para evitar o ataque dos inimigos.
Assim, durante o Anzac Day, essa vigília foi adotada como parte da celebração!
Por isso nelas é comum você se deparar com cantorias, recitação de poemas, velas, hinos e textos em homenagem aos Anzacs.
Por fim, ao amanhecer, aproveite para presenciar o canto dos hinos da Austrália e Nova Zelândia, já imaginou?
Anzac Parade
Além da vigílias, diversas paradas marcam o dia. Na Austrália, a mais importante acontece na capital do país, Camberra – na rua chamada Anzac Parade!
Militares, veteranos e seus familiares desfilam ao longo da avenida, do Gallipoli Reach ao Australian War Memorial.
E caso você queira entender mais sobre o Anzac Day vale a pena conferir o Australian War Memorial no site oficial da Austrália.
Anzac Biscuit
Durante a Primeira Guerra Mundial, as famílias dos soldados Anzac enviavam alimentos para reforçar na dieta.
Porém, com o tempo de viagem dos alimentos e falta de refrigeração dos alimentos, foi necessário desenvolver algo mais “resistente”.
Assim, surgiram os biscoitos Anzac. Com ingredientes nutritivos e simples como aveia, açúcar, farinha de trigo, côco ralado, manteiga, golden syrup (um tipo de xarope açucarado), bicarbonato e água; o biscoito dos soldados serviu como um mantimento essencial.
Hoje, durante as celebrações do Anzac Day na Austrália, é comum encontrar esses biscoitos. Remetendo à infância de muitos, os biscoitinhos crocantes são uma delícia!
Anzac Day: a flor de papoula
Talvez o símbolo mais conhecido do Anzac Day sejam as papoulas. Do inglês, poppies, ou flanders poppy, as flores são colocadas em memorias de guerra e no túmulo daqueles que voltaram vivos ao país após a Guerra.
Normalmente, as flores utilizadas para homenagear não são flores “naturais”, e sim representações feitas com papeis ou tecido. Sempre vermelha, representando o sangue derramado nos campos de batalha.
Seja no Anzac Day ou no Memorial Day em novembro, você poderá ver essas flores colorindo a Austrália e Nova Zelândia. E apesar de remeter um momento de tristeza, é um cenário belíssimo de presenciar!
E caso você queira entender mais sobre esse feriado, vem ver no nosso Canal do YouTube:
Confira como aproveitar ao máximo o Anzac Day!
O Anzac Day é uma oportunidade única para você experimentar a cultura australiana e neozelandesa, participando de um importante feriado nacional.
Por isso, aqui estão algumas maneiras de aproveitar ao máximo:
Assista ao amanhecer:
Uma tradição importante no Anzac Day é a cerimônia do amanhecer, que acontece em todo o país.
Essa é uma oportunidade para refletir sobre a história da Austrália e homenagear aqueles que lutaram e morreram em guerras! Por isso, participando dessa cerimônia é uma experiência emocionante e memorável para você.
Visite um memorial de guerra:
Há muitos memoriais de guerra em toda a Austrália ou Nova Zelândia, e o ANZAC DAY é uma ótima oportunidade para visitá-los e aprender mais sobre a história do país.
Esses memoriais são uma homenagem aos soldados que lutaram e morreram em conflitos, e são uma parte importante da cultura australiana.
Experimente a comida ANZAC:
Como já mencionado, os Anzac Biscuits são um símbolo importante do Anzac Day.
Por isso, provar esses biscoitos é uma maneira deliciosa de experimentar a culinária local e homenagear a história do país.
Então, quer saber mais como é viver na Austrália?
Vem entender como pode mergulhar nessa experiência, com a chance de não apenas viver, como estudar e trabalhar no país!
Basta conferir aqui:
Postagens que você também pode gostar de ver:
Como morar na Austrália em 2022: conheça a melhor forma de imigrar
Morar na Austrália: 5 curiosidades que você precisa conhecer (Parte 1)
Como trabalhar na Austrália em 2022: profissões em alta no país