Curiosidades

Curiosidades da Austrália que você não sabe

há 2 meses

A Austrália, sem dúvidas, é um dos destinos mais procurados por intercambistas, em especial os brasileiros, que ocupam o 3º lugar em volume de estrangeiros no país. Esse dado está inteiramente ligado à paixão que a Austrália desperta nas pessoas. Seja pelas belezas naturais, pela qualidade de vida e também por sua população ser extremamente receptiva com estrangeiros. Por isso, hoje, compartilharemos curiosidades da Austrália para você ficar ligado ao pisar em terras australianas. 

E aí, preparado pra descobrir as curiosidades australianas? Então, vamos nessa continuar a leitura.

Maior população costeira do mundo

Grande costa cercada pelo mar

Se você leu nosso texto sobre as curiosidades da Nova Zelândia, então sabe que a maior distância entre as pessoas e a costa é de 128 km. Isso em qualquer ponto do país! Na Austrália, a distância é ainda menor, apenas 50 km. Isso porque o país e seus quase 8 milhões de km² estão cercados pelo mar. O resultado é um grande número de praias espalhadas por lá, quase 11 mil. 

Como a Austrália também possui muitas regiões desérticas, sua população, de apenas 24 milhões de habitantes, concentra-se em sua maioria na costa. Mais ou menos 85% da população australiana (cerca de 20 milhões) vive a menos de 50 km do litoral. Com isso, temos a maior nação costeira do mundo!

A curiosa hora do sono australiano

Sono australiano: grande parte das pessoas dormem cedo

Enquanto para nós é comum ficarmos acordados até tarde, os australianos têm hora certa para dormir. Acredite ou não, uma das curiosidades da Austrália é que a maioria da população vai para cama bem cedo, por volta das 21h. Portanto, lembre-se disso, caso fique hospedado em uma casa de família no seu intercâmbio.

Esse costume, inclusive, influencia o horário de fechamento dos estabelecimentos, então se você precisar ir às compras, vá antes das 20h. Claro que nem todos são assim, mas se você quer comprar com tranquilidade e não quer ter surpresas no caminho, planeje-se antes.

Curiosidades australianas: bebidas alcoólicas

Bebidas alcoólicas

A Austrália é um dos países que mais consomem bebidas alcoólicas no mundo e entre as mais populares estão o vinho e a cerveja. No país, existem várias produções locais de cervejas artesanais e em torno de 60 regiões vinícolas, nos arredores de cidades como Sydney, Adelaide e Melbourne.

Porém, o fato curioso é que, apesar de tanta tradição, o país tem leis muito rígidas quanto à venda de bebidas. Aqui, e em vários países, é comum encontrarmos bebidas em supermercados, mas, na Austrália, essa venda é proibida. Apenas lojas licenciadas, com permissão, e bares são autorizados a comercializar bebidas. Além disso, nada de consumi-las na rua, na praia ou em parques. Sim, é bem restritivo.

As curiosas pessoas da Austrália

Homem curioso fantasiado de macaco

Outra curiosidade da Austrália diz respeito (também) às pessoas. Não se admire se um dia, enquanto passeia pelas ruas australianas, você se deparar com alguém circulando de pijama ou vestindo fantasia ou até mesmo descalça. Os australianos se vestem como der na telha e ninguém vê problema nisso, todos são livres para levar sua excentricidade para passear. E, não, essa não é uma brincadeira, é algo bem comum (rs). Só não vai sair sem roupa por aí porque aí sim será um problema!

Comidas típicas australianas

Comidas australianas

Talvez essa curiosidade da Austrália seja um pouco frustrante, mas é que não existe uma comida tipicamente australiana. O que existem por lá são comidas populares, como o Fish & Chips, por exemplo. Apesar disso, o prato não nasceu na Austrália e seu surgimento é controverso, alguns dizem que é do Reino Unido, mas outros que é judaico. 

A única comida que você só encontrará na Austrália é a carne de canguru. Pois é, a “terra dos cangurus” tem uma população animal em torno de 50 milhões, mais que o dobro da quantidade de pessoas! Pode parecer estranho, mas esse hábito vem de milhares de anos, uma prática comum entre os aborígenes da região. E aí, experimentaria?

A corrida mais curiosa do mundo

Homens se preparando para corrida

Tínhamos que encerrar o ciclo de curiosidades da Austrália com chave de ouro, né? Então se prepara que essa pode até ser um pouco esquisita. Se trata da Cockroach Race, uma corrida de baratas que acontece há 36 anos no Story Bridge Hotel, em Brisbane. O início dessa peculiaridade se deu em uma discussão de bar entre dois homens que afirmavam ter a barata mais rápida da cidade. E é claro que eles tinham que provar, né? Depois da primeira disputa, a corrida caiu no gosto dos australianos. Portanto, sempre a partir das 11h, no Australian Day, você pode conferir essa incrível disputa. Ou não.

Intercâmbio para a Austrália

Próximo intercâmbio, Austrália

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre a Austrália? Se quiser saber um pouquinho mais sobre o destino, você pode conferir neste link. Mas se quiser entrar em contato com a gente, então o link é este aqui. Nosso time está sempre a postos para tirar todas as suas dúvidas.  Se curtiu o conteúdo, compartilha com os amigos.Todas as terças e quintas tem sempre um post novo no blog da Dreams Intercâmbio. Até lá!