AustráliaCuriosidadesDicas de viagem

Brisbane, Austrália: tudo sobre a vida na cidade

há um ano

Fala, galera! Brisbane, Austrália: o destino daqueles que buscam uma vida melhor, com uma qualidade de vida acima da média e em um país que é referência de ensino em todo o mundo.

Se você tem alguma dúvida sobre Brisbane ou como será a sua vida nela, não se preocupe, aqui nós trazemos o melhor resumo sobre a história, vida na cidade, economia, transporte público, cultura e até um pouco mais, da forma mais rápida possível. Vamos lá?

Antes de conhecer Brisbane, você conhece Queensland?

A cidade de Brisbane está localizada no estado de Queensland, que é o segundo maior e terceiro mais populoso da Austrália, fica ao Nordeste do país e leva este nome por causa da Rainha Vitória, rainha do Reino Unido que foi muito importante para a história da Austrália.

Brisbane Austrália, Bairro de South Bank
Bairro de South Bank em Brisbane

“Uma rainha do Reino Unido sendo Importante na Austrália? Como?”. Naquela época, a Austrália não era nada perto do que é hoje, já que a maior parte do seu território fazia parte da Colônia de Nova Gales do Sul, uma colônia prisional do Reino Unido.

E é neste momento que a rainha fez valer a sua reputação, pois em 1901, assinou uma carta que retirava Queensland da colônia, assim, o estado começou a fazer parte da grande Comunidade da Austrália.

Um pouco da história de Brisbane

Voltando um pouquinho no tempo, Brisbane era uma cidade que foi poe muito tempo habitada pelo povo aborígene, muito mesmo antes do povo britânico colocar os seus pés por lá. Só em 1825 a cidade recebeu o seu nome através da colonização do Reino Unido e da separação de Queensland.

Crescendo ao longo do tempo e adquirindo cada vez mais autonomia, Brisbane se tornou um dos pontos turísticos mais importantes da Austrália, assim como uma grande amiga para aqueles que buscam estudar, trabalhar e constituir uma vida no país, já que o seu mercado de trabalho acessível para estrangeiros é o que faz da cidade um verdadeiro farol para intercâmbistas de todo o mundo.

Como é a cidade de Brisbane?

Abaixo, separamos alguns tópicos específicos sobre as qualidades de Brisbane e como ela é em seu dia a dia, sendo um resumo sobre como você pode encontrá-la hoje. Confira:

A vida na cidade não para

Cidade de Brisbane
Vista de Brisbane à noite

A cidade de Brisbane se encontra em pleno desenvolvimento, as construções de arranha-céus são constantes por lá, assim como a sua agitação urbana. São pouco mais de 2.2 milhões de habitantes (dados de 2016) em uma cidade de 5 904 km², fazendo com que o movimento seja constante em suas ruas.

E assim como o movimento constante, o seu comércio também não para, sendo uma das cidades que mais acolhem estrangeiros que estudam e trabalham na Austrália. A sua economia se mantém cada vez mais aberta para aqueles que procuram oportunidades de trabalho na cidade. É comum conhecer algum amigo que estudou em Brisbane enquanto trabalhava em um café ou em alguma loja de conveniência. 

E sabe o melhor de tudo isso? O salário mínimo da Austrália é um dos maiores do mundo, sendo possível viver tranquilamente por lá enquanto trabalha. E se você for uma pessoa mais econômica, com certeza terá um custo de vida acessível, livre de problemas financeiros e ainda podendo gerar uma renda extra no final do mês.

Veja também:
Custo de vida na Austrália em 2022: compare as principais cidades

O transporte público é incrível

Foto do interior de um ônibus
O transporte público em Brisbane é variado e totalmente funcional

Chegar em uma cidade nova não é nada fácil, né? E o transporte é a grande preocupação de quem precisa se organizar para chegar nos seus pontos mais importantes. Em Brisbane o transporte público é uma verdadeira jóia na Austrália. Você pode escolher entre se locomover de ônibus, ferries (balsa), bondinho ou os trens da TransLink (se tiver alguma dúvida de horário, basta acessar o site deles).

No centro existem até mesmo ônibus grátis e também balsas. Já imaginou conhecer o centro da cidade de graça? Não é um sonho, é a realidade de Brisbane!

A cultura de Brisbane é muito rica

Sério, alguma vez você já ouviu falar sobre o que a cultura de Brisbane tem a oferecer? Se você nunca ouviu sobre, não tem problema, a gente te conta. Brisbane é uma cidade que carrega um peso cultural imenso, então é muito comum fazer passeios de temática mais cultural, assim como comparecer a shows dos mais variados.

Sendo um dos pontos fortes da cidade, a cultura de Brisbane mistura o antigo com o contemporâneo, indo das artes visuais até a sua música e eventos, o que faz com que a cidade tenha não apenas pontos turísticos incríveis, mas eventos importantes e que se diferenciam uns dos outros.

Obra de arte na rua de Brisbane
Brisbane é um grande centro cultural

Em Brisbane você pode visitar o jardim botânico e presenciar a primeira árvore de macadâmia cultivada do mundo, ou então passear pelo museu de Brisbane. Não conseguiu se satisfazer? Visite o museu de arte e de arte moderna de Queensland. E tem mais: eu já disse que tudo isso é de graça? Pois é, se você curte história e cultura, Brisbane é totalmente para você.

Curtiu o conteúdo?
Fica mais um pouco e não deixa de conferir nossas redes sociais pra estar sempre conectado com novidades sobre viagens, culturas e idiomas.