Notícias

Canadá agora tem maior facilidade para residência permanente

há 5 meses

Se você busca fazer o intercâmbio dos seus sonhos no maior país das américas, a sua hora chegou, pois em recente atualização por meio do site oficial do governo canadense, o grande público foi informado que uma nova política pública temporária será implantada em todas as províncias do Canadá.

Nova política pública de residência para estrangeiros

Nesta quarta (14), uma nova publicação no site oficial do governo canadense trazia em seu título a seguinte afirmação:

“Política pública temporária para facilitar a concessão de residência permanente para estrangeiros francófonos no Canadá, fora de Quebec, com uma credencial recente de uma instituição pós-secundária canadense”

Entenda melhor abaixo:

O Canadá é um país que abriga vários imigrantes e que ainda tem procurado por mais mão de obra qualificada estrangeira para o país, principalmente se os estrangeiros tiverem interesse na educação que o país tem a oferecer, pois é a partir dela que as portas se abrem para os imigrantes no Canadá.

Sendo assim, o governo criou uma nova política pública temporária que consiste na facilitação da residência permanente para estrangeiros francófonos no Canadá, mesmo fora do Quebec. Então, se você já tem o domínio da língua francesa, basta cursar algum curso superior no país, terminá-lo e usar a sua credencial para conseguir a residência permanente em qualquer província do Canadá.

O governo canadense introduz a publicação sendo bem claro em sua página oficial que os estrangeiros francófonos são grandes contribuintes para a cultura canadense, não apenas por serem ótimos cidadãos como um todo, mas por promoverem uma vida canadense mais adequada.

Além disso, o governo também ressalta que tem imenso carinho por todos os estudantes estrangeiros que compõem a população canadense, pois eles são “talentos-chave para ajudar a apoiar o crescimento econômico e combater o envelhecimento demográfico do país.”

Canadá, Quebec e os estrangeiros

Quebec é uma província que possui direitos quase que soberanos dentro do Canadá, tendo até mesmo o seu próprio modelo de admissão para residência permanente no país, como o PEQ, que  facilita o caminho dos estrangeiros que procuram uma vida melhor no Canadá, o que faz da província uma grande importadora de brasileiros que desejam estudar no país e conquistar a sua tão sonhada residência permanente dentro do Canadá.

Castelo de Quebec

O que você precisa saber, é que agora o Canadá terá uma abertura maior para todos os estudantes francófonos com diploma de conclusão do curso. E isso não se limitará apenas aos processo do Quebec, sendo totalmente possível que o estudante francófono possa conquistar a sua residência permanente em qualquer província do Canadá.

Requisitos para aplicação do pedido de residência permanente

Na mesma publicação, foram colocadas algumas exigências básicas para que o estrangeiro interessado na residência permanente tenha elegibilidade ao processo, confira abaixo os itens já traduzidos:

Segundo o governo canadense o estudante estrangeiro deve seguir os seguintes requisitos:

1 – Ter concluído, antes da data em que o pedido de residência permanente é recebido e não antes de janeiro de 2017, um programa de estudo em uma das seguintes “Instituições de Aprendizagem Designadas” no Canadá, conforme definido na seção 211.1 dos Regulamentos.

2 – Ter recebido uma das seguintes credenciais, após a conclusão do programa de estudos de uma instituição elegível, conforme definido no item 1.

3 – Ter sido autorizado, de acordo com a Lei e Regulamentos, a estudar durante toda a sua educação no Canadá;

4 – Estar empregado no Canadá com uma licença válida ou autorização para trabalhar de acordo com a Lei e Regulamentos no momento em que o pedido de residência permanente for recebido e não deve ser autônomo, a menos que trabalhe como médico em um acordo de pagamento por serviço com uma autoridade de saúde. Este emprego deve atender à definição de trabalho de acordo com a subseção 73 (2) dos Regulamentos;

5 – Ter atingido um nível de proficiência de pelo menos 5 em francês para cada uma das quatro áreas de habilidade do idioma, conforme estabelecido no Niveaux de compétence linguistique canadiens. Isso deve ser demonstrado pelos resultados de uma avaliação por uma organização ou instituição designada pelo Ministro com o propósito de avaliar a proficiência do idioma nos termos da subseção 74 (3) dos Regulamentos e a avaliação deve ter menos de dois (2) anos quando o o pedido de residência permanente é recebido;

6 – Residir no Canadá com status de residente temporário válido (ou ser elegível para restaurar seu status) e estar fisicamente presente no Canadá no momento em que o pedido de residência permanente for recebido e quando o pedido for aprovado;

7 – Pretende residir em uma província ou território diferente de Quebec;

8 – Ter apresentado um pedido de residência permanente utilizando os formulários fornecidos pelo Departamento para esta política pública e que devem incluir, no momento da aplicação, todas as provas necessárias para satisfazer um oficial de que o requerente cumpre as condições (requisitos de elegibilidade) desta política pública, exceto para evidências exigidas para demonstrar a presença física no Canadá no momento da aprovação do pedido;

9 – Ter apresentado o seu pedido de residência permanente ao abrigo desta política pública através de meios eletrónicos (candidatar-se online). Os estrangeiros que, devido a uma deficiência, não possam cumprir o requisito de fazer uma candidatura, apresentar qualquer documento ou fornecer uma assinatura ou informação por meio eletrônico, podem apresentar esta candidatura por qualquer outro meio disponibilizado ou especificado pelo Ministro para tal objetivo;

10 – O estrangeiro não é inadmissível ao abrigo da Lei e Regulamentos.

Todas as informações acima foram retiradas da recente publicação do site oficial do governo canadense.

Se você ainda tem alguma dúvida, consulte o site oficial do governo canadense. Porém, caso você tenha interesse em estudar no Canadá, entre em contato com a gente, vai ser um prazer falar com você!