CanadáGraduação e Pós no ExteriorUniversidades

Universidade de Alberta: se aventure em terras canadenses no seu ensino superior!

há um mês

Ícones Dreams Intercâmbios

Fala, Dreamer! Continuando nossa série de textos sobre universidades célebres, hoje nós vamos te contar um pouco mais sobre uma das instituições mais tradicionais do Canadá: a Universidade de Alberta.

A Universidade de Alberta é uma das principais instituições de ensino superior do Canadá, com uma longa história de excelência acadêmica e inovação. 

Confira o que preparamos especialmente para você no texto a seguir:

  • Universidade de Alberta: conheça a instituição
  • A história da universidade
  • Ranking mundial: Universidade de Alberta
  • Estudar em Alberta: como entrar?
  • Saiba mais Assessoria acadêmica Dreams

Universidade de Alberta: conheça a instituição

Imagem da entrada da Universidade de Alberta, com a placa em destaque

Fundada em 1908, a Universidade de Alberta começou com apenas 45 estudantes e cinco professores, mas desde então cresceu rapidamente, adicionando faculdades de Direito (1912), Medicina (1913) e Ciências Aplicadas (1913).

Hoje em dia, a Universidade de Alberta é uma das principais universidades do mundo, com mais de 40.000 estudantes de 156 países, incluindo 7.000 estrangeiros. A instituição é conhecida por sua visão de construir “uma das melhores universidades do mundo para o bem público”.

Escolas da Universidade

A Universidade de Alberta é composta por mais de 18 faculdades e escolas, oferecendo mais de 200 programas de graduação em áreas como:

  • Pessoas, cultura e sociedade: Ciências sociais, antropologia, sociologia, filosofia e estudos culturais.
  • Saúde e ciências da vida: Medicina, enfermagem, biologia, química e ciências da vida.
  • Matemática, química e física: Matemática, física, química e ciências da terra.
  • Educação: Educação básica, educação especial, educação física e ciências da educação.
  • Negócios e economia: Administração, contabilidade, economia e ciências financeiras.
  • Engenharia e tecnologia: Engenharia civil, engenharia mecânica, engenharia elétrica e tecnologia da informação.
  • Terra, ambiente e sustentabilidade: Ciências da terra, ciências ambientais, sustentabilidade e desenvolvimento sostenível.
  • Mídia e belas artes: Comunicação, jornalismo, publicidade, arte, música e teatro.
  • História, direito e política: História, direito, política e ciências sociais.
  • Linguística e linguística: Linguística, linguística aplicada, tradução e interpretação.

A história da universidade

Imagem histórica em preto e branco da Universidade de Alberta

A universidade tem uma história rica e diversa, começando com a fundação em 1908. Charles Allan Stuart foi o primeiro presidente da universidade, servindo de 1908 a 1926. Nicolas Dubois Dominic Beck o sucedeu de 1926 a 1927, seguido por Alexander Cameron Rutherford, que liderou a universidade de 1927 a 1942. Frank Ford foi o presidente da universidade de 1942 a 1946, e George Fred foi o presidente de 1946 a 1959.

A institução começou a oferecer cursos de bacharelado em Artes (B.A.) e Ciências (B.Sc.) em 1908. No ano seguinte, começaram os estudos de Psicologia, e em 1911, o primeiro curso de mestrado foi estabelecido. A universidade cresceu rapidamente, adicionando faculdades de Direito (1912), Medicina (1913) e Ciências Aplicadas (1913).

Curtindo o conteúdo? Então leia mais:

Ranking mundial: Universidade de Alberta

Fachada do Athabasca Hall, um dos mais imponentes prédios da universidade de Alberta

A Universidade de Alberta é uma das principais universidades do mundo, com rankings em várias categorias.

No QS World University Rankings 2024, a Universidade é classificada como a #96 do mundo e a #4 do Canadá. No Times Higher Education Impact Rankings, a Universidade é classificada como a #7 do mundo e a #2 do Canadá.

Estudar na Universidade de Alberta: como entrar?

Estudantes confraternizando na universidade

Para se inscrever na Universidade de Alberta, siga os seguintes passos:

  1. Escolha seu programa: Revise os requisitos de admissão do programa de graduação ou pós-graduação, incluindo os pré-requisitos acadêmicos, resultados de testes padronizados e prazos de admissão.
  2. Crie uma conta: Crie uma conta no site de admissões da universidade e complete o formulário de inscrição online com informações precisas.
  3. Upload de documentos: Faça o upload dos documentos necessários, como transcritos e cartas de recomendação, e pague a taxa de inscrição, se aplicável.
  4. Envie materiais adicionais: Envie materiais adicionais se necessário, como amostras de escrita ou portfólios.
  5. Acompanhe o status da inscrição: Acompanhe o status da inscrição através do portal online e aguarde a decisão da universidade.
  6. Aceite a oferta de admissão: Se aceito, revise a oferta de admissão e siga as instruções fornecidas para aceitar a oferta e completar quaisquer requisitos adicionais.

Processo de admissão

O processo de admissão na Universidade de Alberta é baseado em três critérios: suas notas na escola (GPA), certificado de proficiência em inglês e cinco disciplinas admissionais, que variam conforme o curso escolhido. Essas matérias são comprovadas pelo International Baccalaureate, pelas notas das provas do College Board (SAT, ACT ou AP) ou do GCE A-level, que provam nível avançado nas disciplinas.

A universidade também conta com bolsas de estudo para auxiliar estudantes que estiverem interessados em seus programas e cumprirem os requisitos.

Saiba mais: Assessoria acadêmica Dreams

Escritório da Dreams Intercâmbios

A oportunidade de estudar numa universidade reconhecida internacionalmente pode abrir portas para carreiras globais de sucesso. Determinados programas e instituições podem até oferecer possibilidade de trabalho!

O ideal é que você tenha um profissional qualificado pra te ajudar nesse processo, pra que você seja bem-sucedido nesse passo para iniciar sua educação internacional!

É por isso que estamos aqui para oferecer orientação especializada, experiência e suporte individualizado para tornar o seu sonho de estudar no exterior uma realidade.

Nossos serviços de assessoria acadêmica são o trampolim para o sucesso do seu sonho. Aqui na Dreams, entendemos que a busca por uma educação de qualidade é uma jornada desafiadora. Mas esses desafios não são maiores que o seu sonho!

Estamos ansiosos para fazer parte da sua jornada cursando seu Ensino Superior no Canadá. Clique no link abaixo para iniciar uma conversa gratuita com os nossos especialistas sobre como podemos ajudá-lo a transformar seus sonhos em realidade.