Estude e trabalhe no exteriorEstude um idioma fora do BrasilGraduação e Pós no ExteriorInglaterraTudo sobre intercâmbio

Como morar na Inglaterra em 2022: descubra o melhor caminho pra você

há 2 meses

Fala, galera! A Inglaterra é um país em grande destaque entre estrangeiros que buscam uma melhor qualidade de vida. Isso se dá por muitos motivos, seja a educação de alta qualidade ou o sistema de saúde gratuito para residentes. Por isso, preparamos esse guia completo com tudo que você precisa saber sobre como morar na Inglaterra.

Nesse post você vai ver:

  1. Como um brasileiro pode morar na Inglaterra
  2. Estudar e Trabalhar
  3. Cidadania e Visto
  4. Custo de Vida e Salário

Quer descobrir como morar na Inglaterra? Nosso guia vai te mostrar tudo que você precisa saber para realizar esse sonho!

Como um brasileiro pode morar na Inglaterra?

Existem algumas jeitos de uma pessoa ir morar na Inglaterra, o país cada vez mais cresce com sua cultura, economia aquecida e belas paisagens, vamos te mostrar os jeitos de ir morar no país.

Estudar na Inglaterra

Estudar na Inglaterra é uma ótima oportunidade para estudantes brasileiros que querem aprimorar seu inglês, o país tem muitas instituições incríveis de ensino, e a educação é uma das melhores do mundo. Fazer intercâmbio é uma das melhores formas de estudar no país, existem alguns tipos de intercâmbio, cada um para uma finalidade diferente para seu nível de inglês.

Estudar na Europa: conheça as 5 melhores universidades da Inglaterra

  • Intercâmbios de Idiomas – Onde qualquer pessoa a partir dos 16 anos pode fazer.
  • Intercâmbios Missionários e Voluntários – Normalmente são gratuitos ou com custos mínimos, e as acomodações ficam por conta da organização.
  • Intercâmbio High School / Ensino Médio – Esse é restrito à adolescentes para terem a experiência de estudar numa escola inglesa.
  • Intercâmbio em família – É bem autoexplicativo, você e sua família viajam juntos para estudar, é uma boa opção para futuros intercâmbios como profissionalizante ou high school.
  • Winter e Summer Camps – São feitos para adolescentes curtirem as férias de verão ou  inverno e estudarem! É bem divertido.
  • Intercâmbio Profissionalizante e vocacional – Você mora em outro país enquanto aprende uma nova profissão.
  • Graduação e Pós-graduação no exterior – Vários colleges, públicos e particulares, abrem suas vagas todos os anos para estudantes do mundo inteiro, e você pode ser parte disso.

Visto de trabalho na Inglaterra

Vamos falar sobre vistos? Se sua estadia na Inglaterra tiver menos de seis meses, você não precisa solicitar o visto antes de ir ao país, se tiver mais você tem que solicitar antes, caso seus estudos durem mais de 11 meses (tempo válido do visto de estudante) então você vai precisar do General Student Visa (GSV). 

O Tier 1 e Tier 4 são os vistos para estudo da Inglaterra, Tier 1 é para estudantes de pós-graduação formados no Reino Unido, profissionais de alta qualificação e pessoas que querem investir no país. Já o Tier 4 é para que você possa estudar na Inglaterra.

Tier 2 é para quem recebeu proposta de emprego de um empregador que mora na Inglaterra, o Tier 5 é para voluntários, trabalhadores temporários, pesquisa, treinamentos e etc. Já o Tier 3 foi suspenso, mas ele era direcionado para trabalhadores de baixa qualificação.

Leeds é uma das ótimas opções de moradia para quem está querendo saber como morar na Inglaterra de um jeito mais barato

Tier 2

Como já mencionado acima, o visto para trabalho na Inglaterra é chamado de Tier 2, ele é importante para aqueles que querem saber como morar na Inglaterra e é direcionado para profissionais altamente qualificados, as taxas desse visto variam de preço sendo em torno de £610 a £1.220. Esse visto é dividido em 5 qualificações diferentes, sendo elas:

  • Visto de trabalhador qualificado;
  • Visto de trabalhador de saúde e cuidados;
  • Vistos para transferência interna na empresa;
  • Visto de Ministros Religiosos;
  • Visto para esportistas.

Londres, Inglaterra: conheça e aprenda rápido sobre a capital do Reino Unido

Cidadania Britânica: como funciona

Ter a cidadania europeia é um dos jeitos mais fáceis de conseguir morar na Inglaterra (e nos outros países do reino unido), existem formas de conseguir essa cidadania mas vai depender da sua situação e o que funciona melhor para você! Mas afinal, quem pode conseguir a cidadania, como e quais são as opções? Pode ser por união estável, trabalho e outros, vamos te explicar um por um primeiro:

Cidadania por descendência:

Se você é filho de um cidadão inglês então você tem direito à cidadania, isso passa de uma geração para outra apenas, se seu filho não nasceu em solo britânico então ele não vai ter a cidadania imediatamente, ele terá de solicitar. Para isso é cobrado uma taxa, essa taxa varia dependendo de quando você nasceu. Nascidos antes de junho de 2006 pagam 80 euros e para quem nasceu depois de julho de 2006 paga 1.012 euros para essa solicitação.

Cidadania por união estável: 

Essa é uma outra forma de conseguir a cidadania no país, se você está numa união estável com uma pessoa britânica, ou casado com ela isso pode facilitar sua entrada para o país, mas existem exigências, sendo elas: Você tem que estar a pelo menos 3 anos morando no país, é preciso também ter 18 anos, ter licença indefinida para ficar no país, conseguir a pontuação exigida no teste ‘Life in the UK’, comprovar sua fluência na língua inglesa pelo teste de proficiência, apresentar documento de residência permanente e ter sua situação liquidada no Esquema de Liquidação da União Europeia (UE).

Cidadania por residência 

A cidadania por residência também é um jeito menos complicado de conseguir sua cidadania, para brasileiros existe uma série de exigências:

  • Ter 18 anos ou mais;
  • Comprovar que morou no Reino Unido nos últimos cinco anos;
  • Ter bom caráter e não ter ficado ilegal no Reino Unido nos últimos 10 anos;
  • Passar no teste de inglês B1 e comprovar conhecimentos suficientes da língua;
  • Provar que tem intenção de continuar morando na Inglaterra;
  • Não ter passado mais do que 450 dias fora do país nos últimos cinco anos;
  • Não ter passado mais de 90 dias fora da Inglaterra no último ano;
  • Ser aprovado no teste “Life in the UK”.

Melhores países da Europa pra fazer intercâmbio em 2022

Salário mínimo na Inglaterra e custo de vida

Para saber como morar na Inglaterra, vamos te falar um pouco sobre o salário do país. A moeda da Inglaterra é a libra, ela é mais valorizada em reais do que o euro se formos comparar. Os salários lá são diferentes, existe um salário mínimo nacional ou National Minimum Wage (NMW) aplicado para  jovens de 16 aos 22 anos de idade e o salário de vida nacional ou National Living Wage (NLW) que é para profissionais acima dos 23 anos.  Adultos com mais de 22 anos ganham £9,50, menos ganham £9,18 e jovens aprendizes ganham £4,81 por hora.

Uma das vistas mais bonitas de Liverpool, saiba como morar numa das cidades mais adoradas da Inglaterra.

Custo de vida

O custo de vida na Inglaterra é alto, contudo, existem formas de morar no país de forma mais barata. Em média não vai custar menos do que 900 libras por mês para viver na capital, mas viver um pouco mais longe por um preço mais barato vale mais a pena. Morar em Leeds por exemplo, pode ser até 300 libras mais barato do que morar em Londres, em Liverpool pode ser ainda mais barato.  Um casal gasta cerca de 3.000 libras por mês morando em Londres, o país paga um bom salário, a educação e saúde inglesa são gratuitas mas os custos de transporte, moradia e alimentação são mais altos, principalmente se você opta por morar na capital. 

Existem muitas vantagens em morar na Inglaterra, o acesso à educação de qualidade, a um bom sistema de saúde e incrível cultura, mas não há como negar que o custo de vida no país é um dos mais altos da Europa, por isso é importante apresentar os fatos e deixar com que você tire as próprias conclusões sobre o país. É inegável que a Inglaterra é um país lindo, e que super vale a pena visitá-lo e descobrir tudo que isso pode te oferecer. 

Custo de vida na Inglaterra em 2022: descubra como economizar durante a viagem

Você também pode gostar:

Como estudar no exterior: passo a passo para graduação fora do Brasil
Graduação no Exterior: conheça 4 exames de proficiência em inglês
Como viver viajando: 10 ideias para trabalhar enquanto viaja

Curtiu o conteúdo?
Fica mais um pouco e não deixa de conferir nossas redes sociais pra estar sempre conectado com novidades sobre viagens, culturas e idiomas.