Intercâmbio Cultural

Londres, Inglaterra: conheça e aprenda rápido sobre a capital do Reino Unido

há 2 meses

Londres, Inglaterra, a cidade que todo viajante tem vontade de conhecer e também de morar. Mas, você conhece Londres? Sabe como a cidade foi construída e por que? Bom, se você não soube responder essas perguntas, não se preocupe, já que nós aqui na Dreams elaboramos um conteúdo rápido e completo para você que deseja aprender mais sobre a cidade antes de viajar até lá, certo? Então chega de papo e vamos ao que interessa. Conheça Londres em 5 minutos:

A história de Londres como você nunca viu

Todo mundo conhece Londres pelo seu charme mais clássico, onde todo mundo já conhece as suas cabines telefônicas vermelhas e de teto oval, assim como os seus ônibus, que parecem até mesmo as cabines telefônicas em um tamanho gigante. Mas, você sabe a origem de Londres?

Bom, muito antes de conhecermos Londres como ela é hoje, a cidade já tinha a sua própria história, passando por diversos períodos históricos, começando pela sua criação no império romano, quando o imperador Cláudio liderou a fundação da cidade Londínio às margens do Rio Tâmisa em 43 A.C. e seguiu em pleno desenvolvimento até o final do século IV, quando as cidades romanas começaram a sucumbir e o império romano chegou a sua total ruína no ocidente.

Interior de um museu em Londres
Interior de um museu em Londres

Chegando ao fim do Império Romano, a cidade ficou totalmente desprotegida para o ataque dos povos anglo-saxões (germânicos), que dominando aquele território, abandonaram Londínio e construíram uma vila ali perto chamada Lundenwic. A vila seguiu se desenvolvendo até um certo problema: ataque viking. Assim, alguns anos depois o Rei Alfredo moveu a vila para dentro de Londínio e alterando o seu nome para Ealdwic.

Mas o nosso foco ainda é Londres, certo? E pra não deixar você dormir com tanta história, a gente vai dar uma avançada na história, já que depois desse período, a Inglaterra viveu o período medieval, sofreu por uma epidemia de cólera e no século XX viveu dois dos períodos históricos mais lembrados até hoje: A primeira e a segunda guerra mundial.

Na primeira guerra, Londres foi atacada pela Alemanha, que utilizou zeppelins em cima da população. Na segunda guerra, não teve jeito, a Alemanha veio com tudo mais uma vez, bombardeando a capital da Inglaterra, destruindo diversos lugares importantes e deixando milhares de desabrigados. Porém, a reconstrução da cidade rendeu uma variedade de estilos em suas estruturas.

Ufa! Pra uma cidade pouco maior que Nova York, Londres tem muita história pra contar e esperamos que você tenha entendido tudo da forma mais resumida possível. Agora, você sabe o passado de Londres, mas, será que tem noção de como ela é hoje em dia?

A Londres de hoje

Você acompanhou como Londres cresceu e virou o que é hoje, desde ser uma cidade romana até sofrer bombardeios por causa de uma guerra mundial, e agora sendo uma das cidades mais requisitadas por quem deseja conhecer o mundo. E essa não é uma vontade baseada em qualquer coisa, pois Londres é uma das grandes cidades globais.

“Mas, calma, o que é uma cidade global?”. Uma cidade global nada mais é do que um centro econômico importante para o mundo, cidades como: Tokyo, Nova York e Paris também são cidades globais. Assim, podemos concluir que Londres é importante não apenas para a Inglaterra, mas também para o mundo, o que faz dela um verdadeiro centro de investimento e infraestrutura.

londres inglaterra Rio Tâmisa
Vista de cima do Rio Tâmisa

Com esses investimentos, a cidade consequentemente alcançou um alto nível de qualidade de vida, com maior atenção para os seus serviços de transporte, saúde, segurança e educação, resultando em uma cidade cada vez mais procurada por estrangeiros que desejam crescer dentro da Inglaterra.

E falando em crescer por lá, precisamos falar sobre a libra esterlina, a moeda britânica que além de ser a 5ª moeda mais bem valorizada do mundo, continua se mantendo em altos valores até hoje. Atualmente, para os nossos valores, a moeda equivale a 7,82 reais brasileiros, o que faz da moeda britânica uma verdadeira máquina de compra em outros países, assim como a manutenção do custo de vida em Londres.

A cultura de Londres

Este assunto merece um pouco mais de destaque pois é um dos mais divertidos e importantes sobre Londres, não acha? A cidade consegue ser contagiante quando o assunto é cultura. Nos entregando tantos artistas, escritores e até mesmo filmes incríveis, a cidade de Londres é um verdadeiro celeiro cultural.

E o melhor de tudo é que nós  não precisamos pensar muito quando o assunto é a cultura inglesa, principalmente se pensarmos em Londres, pois as suas características são muito vivas dentro da nossa imaginação. No início deste texto você teve dois exemplos muito famosos como as cabines telefônicas e os ônibus gigantes e vermelhos, mas, você sabia que este ônibus tem um nome? Ele se chama Routemaster e é um verdadeiro xodó dos ingleses.

E a cabine telefônica vermelha que nós encontramos em qualquer esquina de Londres? Conhece a história dela? O modelo K6 ou Jubilee Kiosk foi projetado em 1935 para comemorar o jubileu da coroação do Rei George V, o avô da nossa já conhecida Rainha Elizabeth.

Londres Inglaterra jubilee kiosk
Jubilee Kiosk

Com essas duas mini-curiosidades nós já podemos entender que a cultura de Londres vai muito além do que nós já conhecemos, imagine então a cultura geral da Inglaterra? São muitas possibilidades e em breve traremos todas elas para você, daquele jeito que só a Dreams sabe.

Gostou deste post? A Dreams sabe que você tem muita vontade de aprender sobre o destino dos seus sonhos, por isso temos um blog cheio de conteúdos sobre a cultura, custo de vida, curiosidades e notícias sobre diversos países. Acesse o nosso blog e fique a vontade para consumir mais conteúdos como esse!

Quer fazer um intercâmbio em Londres mas ainda não sabe como? Tem alguma dúvida? Fala com a gente através deste link, a nossa equipe vai retornar o contato o mais rápido possível para tirar todas as suas dúvidas e ajudar na sua trajetória até estudar no país dos seus sonhos!