Curiosidades

Curiosidades sobre a Irlanda que você precisa saber (Pt. 1)

há 3 meses

Rua comercial na Irlanda com piso de pedras e Pub em destaque

Uma das primeiras curiosidades sobre a Irlanda que você precisa saber diz respeito ao seu nome. Na verdade, o país se chama República da Irlanda, mas apenas para diferenciá-la da Ilha que leva o mesmo nome. Sua população é de pouco mais de 6 milhões de pessoas e possui dois idiomas oficiais: o inglês; mas há ainda quem fale irlandês, mais conhecido como gaélico.
O país é realmente incrível e uma ótima opção para quem quer morar no exterior para estudar e trabalhar. Não à toa recebe milhares de estrangeiros anualmente. Isso por ter uma população acolhedora e cidades em amplo desenvolvimento, como Cork, por exemplo. Mas, talvez, um dos maiores atrativos é que a Irlanda é um dos lugares mais seguros do mundo para viver.

Então, se você quer saber como é o intercâmbio na Irlanda, começar a descobrir seus costumes é uma ótima ideia! Vem descobrir com a Dreams algumas curiosidades sobre a Irlanda que você precisa saber:

O curioso Irish Breakfast

Irish Breakfast: ovos, bacon, cogumelos, tomates e feijão

Dizem que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, e os irlandeses levam isso a sério! Aqui no Brasil, esse poderia muito bem ser um prato de almoço, mas não por lá. O famoso café da manhã irlandês é nada mais nada menos que uma forma de recuperar as energias da bebedeira da noite anterior. Até virar costume!

O prato, geralmente, inclui torradas, tomate, ovos fritos ou mexidos, bacon, morcela e feijão. Sim, feijão! Apesar da surpresa, o feijão irlandês é diferente, um tanto adocicado e leva um molho de tomate. Em alguns lugares é comum também uma tortinha de batata e cogumelos.

Não existem cobras na Irlanda

Uma curiosidade da Irlanda é que não existem cobras no país.

Se apenas de olhar esta foto você já teve aquele medo, não se preocupe! Cobras não existem na Irlanda. Reza a lenda que o padroeiro do país, St. Patrick’s, foi responsável por exterminar estes répteis. Mas o fato é mais simples do que se imagina: o clima irlandês não é favorável para cobras se reproduzirem e continuar no país. Viu? Nada demais!

Galinhas, muitas galinhas

Outro fato curioso: a população de galinhas é mais que o dobro da de habitantes.

Temos que concordar que não ter que se deparar com uma cobra é um alívio, mas, em contrapartida, você vai encontrar muitas galinhas pela Irlanda. Diz-se que a quantidade de galinhas é maior que o dobro da população de pessoas: são 13 milhões de aves no país. Quase uma média de 3 para cada habitante. Mas pelo menos elas são bonitinhas, né?

Cadê o sol que estava aqui?

Ver o sol na Irlanda é um fenômeno pouco comum

Em geral, o clima na Irlanda é bem ameno, mas não se espante caso não encontre o sol no país. Esse fenômeno influencia até nas máquinas de lavar, que precisam também ser secadoras.

A maior temperatura já registrada foi de 33ºC, que pra qualquer brasileiro já é considerada um abraço. Mas, apesar dos dias serem mais “cinzas”, há, sim, aqueles em que o sol aparece e quando acontece é comum que os irlandeses saiam para aproveitá-lo em parques e praças.

Os dias na Irlanda podem ser bem longos, com pôres do sol acontecendo até mesmo às 21h. É isso mesmo! Ficou curioso? Então, confere aqui neste link os horários do nascer e do pôr do sol em Dublin.

Curiosidades na Irlanda: portas coloridas

Curiosidade irlandesa: quase todas as casas têm portas coloridas.

Quase todas as casas na Irlanda possuem portas coloridas e poderia ser apenas um fenômeno estético, mas os irlandeses têm duas explicações para isso.

A primeira tem a ver com a Rainha Victoria que, após a morte do Príncipe Albert, decretou que os cidadãos colocassem uma bandeira preta em todas as portas como sinal de luto. Porém, no dia seguinte, um irlandês pintou a porta da sua casa com um tom vibrante. A ideia foi tão boa que ele foi copiado por outros irlandeses.

Já a segunda diz que antigamente os homens irlandeses voltavam muito embriagados para casa. Ok, mas é aí que a explicação fica divertida: com portas coloridas ficava mais fácil identificar qual era a sua casa.

Horário limitado para bebidas alcoólicas

Bares e pubs na Irlanda fecham obrigatoriamente às 3h da manhã

Bom, bares e pubs na Irlanda são muito comuns, mas existem regras que precisam ser cumpridas e tornam o consumo alcoólico mais consciente. Até porque existem leis bem rígidas em relação ao consumo de álcool.

Antes das 10h e após as 22h, não é permitido comprar bebidas alcoólicas em supermercados ou lojas de conveniência. Nos pubs, no entanto, o consumo é liberado, porém com limites: até as 3h da manhã.

Tomada e interruptor só fora do banheiro

Fato curioso: banheiros irlandeses não possuem tomadas ou interruptores

Lembra que falamos que o sol se esconde na Irlanda? Pois é, isso acaba fazendo com que o clima seja mais ameno mesmo, tornando tudo mais úmido. Então, para que os banheiros não se tornassem um perigo, tomadas e interruptores são instalados apenas do lado de fora. Imagina só pegar a toalha e tomar um choque. Na Irlanda não, hein!

Ainda tem mais curiosidades sobre a Irlanda?

Bandeira da Irlanda hasteada

A Irlanda é um país extremamente rico em cultura, costumes e paisagens, por isso há muito o que se explorar e não caberia em apenas um post. Esta é apenas a primeira parte de muitas curiosidades sobre a Irlanda que você precisa saber. No próximo artigo, você confere muito mais! Enquanto isso, confira este vídeo sobre programa de estudos e trabalho na Irlanda.

Curtiu esse conteúdo? Acompanhe sempre as novidades do nosso blog Dreams Intercâmbio.