Higher Education

Ensino no Exterior: cursos na Área de Exatas

há um mês

Engenharia Civil é um dos melhores cursos na área de exatas no exterior

Antes de tomar a decisão de estudar no exterior, é importante pesquisar bastante, principalmente se for uma graduação, mestrado ou doutorado. Por isso, se você está procurando as melhores universidades com cursos na Área de Exatas, a gente te ajuda na missão. Afinal, são no mínimo dois anos fora de casa em um país completamente novo.

Mesmo não sendo tarefa fácil, encontrar a melhor instituição para você não vai ser um problema. Para isso, a gente conta com os rankings anuais de universidades que são referência no mundo inteiro. Os mais conhecidos são QS World University Rankings, e o Times Higher Education.

E aí, preparado para conhecer as universidades de referência na Área de Exatas e começar a planejar sua viagem? Confere aí!

Melhores universidades na Área de Exatas

Campus da universidade de Harvard, uma das melhores em exatas

De acordo a edição 2020 do ranking da QS, Harvard e Massachusetts foram consideradas as melhores no ranking geral. Porém, o resultado individual na Área de Exatas ficou assim: Harvard lidera em Contabilidade e Finanças, Economia, Negócios e Gestão. Já a lista de Massachusetts provou ser bem maior:

– Ciência da Computação
– Ciências de Materiais
– Estatística
– Engenharias (Civil, Mecânica e Química)
– Engenharia Mineral e de Minas
– Engenharia Elétrica e Eletrônica
– Física e Astronomia
– Matemática
– Química

É importante lembrar que todas elas pontuaram também nas áreas de Humanas e Saúde, alcançando notas acima da média de outras universidades. O ranking completo pode ser conferido neste link.

No entanto, se você quer fugir dos destinos mais famosos e superestimados, existem países com ótimas posições na lista e um ensino de primeiro mundo. Japão, Nova Zelândia, China, Itália, Dinamarca, Holanda, Canadá, Coreia do Sul, Suíça, Taiwan e Suécia estão entre os 50 melhores no ranking.

Bacharelado na Área de Exatas no Exterior 

Aluno de bacharelado no exterior com diploma na mão

Ser uma referência mundial em ensino impõe também seus obstáculos, principalmente financeiros, tornando o investimento estudantil muito alto. Pensando nisso, a Dreams fez questão de listar algumas universidades que cabem no orçamento e marcam pontos na qualidade do ensino.

Entre as opções estão países como Hungria, Canadá, EUA, então é só garimpar um pouquinho para encontrar uma opção no país onde você planeja morar. E o melhor é que com a Dreams você tem acesso fácil a essas universidades. Confira:

Thompson River University

Mont Saint University

James Madison University

HertfordShire University

University of Debrecen

John Cabot University

University of Applied Sciences Europe

Quer saber o que precisa para ser aceito em uma delas? Clica aqui e fala com a gente!

Mestrado e Doutorado no Exterior

Estudante de mestrado no exterior

Se você já concluiu o Ensino Superior e agora procura aprimorar os estudos com um Mestrado ou Doutorado no exterior, podemos te indicar algumas opções. Inclusive, você pode conferir as universidades do tópico anterior, que também ofertam essas modalidades. Mas alguns programas de bolsa de estudos podem fazer a diferença na hora de economizar na viagem.

Já falamos aqui do Orange Tulip Scholarship, um programa de estudos exclusivo para brasileiros na Holanda. São 29 programas de bolsa para estudantes, que envolvem a área de exatas, mas também de humanas e saúde. Os requisitos mudam com o programa, mas ser brasileiro é fundamental! Confira algumas exigências básicas:

– Não possuir vínculo profissional no país
– Certificado de proficiência em inglês
– Bom desempenho acadêmico e diploma
– Histórico escolar traduzidos para o inglês por tradutor juramentado

Uma ótima notícia para mulheres que desejam estudar ciências exatas no exterior é que a Fundação Schlumberger está oferecendo bolsas exclusivas para o gênero. As bolsas são para áreas de ciência, tecnologia e matemática em cursos de PhD ou pós-douturado em universidades estrangeiras com início no ano acadêmico 2021-2022. 

O valor do auxílio é baseado em gastos passados, comprovados por outras mulheres bolsistas, podendo chegar a 50 mil dólares por ano. A bolsa poderá ser renovada até a conclusão dos estudos, mas, para isso, devem ser cumpridos os seguintes requisitos:

– Alto desempenho
– Autoavaliação
– Recomendação de superiores
– Intenção de retorno ao país de origem

Saiba mais sobre mestrado e doutorado no exterior, falando com a gente neste link.

Ensino Superior no Exterior com a Dreams

Estude no exterior com a Dreams

Existem muitas instituições espalhadas pelo mundo, muitas delas com ensino superior excelente, por isso fazer uma pesquisa prévia é extremamente importante. Caso tenha restado alguma dúvida ou quer saber sobre alguma universidade que não apareceu por aqui, nosso time está a postos para te responder. É só clicar aqui que a Dreams vai encontrar a melhor maneira de realizar seu sonho.

Curtiu o post? Fica de olho nos próximos conteúdos do blog da Dreams Intercâmbio. Toda semana traremos um assunto sobre intercâmbio e educação internacional. Até lá!