Canadá

Ensino Superior no Canadá: Saiba tudo sobre!

há 6 meses

Fala Dreamer! Você sabia que o Ensino Superior no Canadá é a escolha perfeita para você que busca por imersão em uma nova cultura, educação de qualidade e construção de um futuro em outro país?

Aqui você tem um guia para entender tudo o que precisa sobre como é a educação no Canadá! Por isso, saiba como funciona, os tipos de instituições e, ao final, quais são os tipos de diplomas.

  1. O Ensino Superior no Canadá
  2. Os tipos de instituições canadenses
    2.1. Quais são?
    2.2. Compare e tenha as melhores opções!
  3. Conheça os principais tipos de diplomas do Ensino Superior no Canadá

O Ensino Superior no Canadá

Um fato que você já deve saber: O sistema de ensino superior no Canadá é altamente conceituado e atrai estudantes de todo mundo!

A maior prova disso é que, conforme QS Best Student Cities 2023, entre as top 20 cidades que atraem mais estudante internacionais, há três que fazem parte desse destino que são: Montreal, Toronto e Vancouver.

Mas que tal entender como o sistema de educação superior no Canadá funciona?

De início, a educação superior canadense funciona de maneira semelhante ao brasileira, porém possui algumas distinções como:

  1. As suas instituições, ainda que foquem em pesquisa, valorizam o ensino prático e voltado para o mercado de trabalho! Sendo assim, não apenas a teoria é levada em consideração;
  2. Diferentemente do Enem no Brasil, no Canadá os processos de admissão variam de acordo com a instituição!
  3. Geralmente o seu histórico escolar tem grande interferência na sua entrada;
  4. Como a língua oficial é o Inglês, você precisa comprovar sua proficiência, através de testes como TOEFL ou IELTS, que medem o seu nível no idioma;
  5. No Canadá é possível, ao final dos seus estudos solicitar uma autorização de trabalho pós-graduação que permite maior experiência profissional e permanência no país.

Por isso, se você sonha em cursar o seu ensino superior no Canadá prepare-se para: focar no ensino prático, ter processos seletivos especializados pela instituição e ter oportunidades de permanecer no país.

Os tipos de instituições canadenses

Quais são?

No Canadá você se depara com três tipos de instituições, cada uma focada em um ensino diferenciado, são elas:

1.As Universidades canadenses são instituições de ensino superior focadas em pesquisa! Nelas é possível você encontrar programas de graduação, pós-graduação e doutorado em diversas áreas como ciências, engenharia, artes, negócios, ciências sociais e saúde.

University of Toronto

2. Os colleges são instituições voltadas para o ensino prático e profissionalizante com uma abordagem mais direcionada ao mercado de trabalho, onde você encontra: programas de diploma, certificado e cursos de educação continuada em áreas como tecnologia, negócios, saúde, artes aplicadas e habilidades técnicas.

Centennial College

3. Os polytechnics são instituições de ensino que se concentram em programas técnicos e de tecnologia, enfatizando a aprendizagem prática e a experiência de trabalho. Por isso, te prepara para carreiras e setores específicos, como: engenharia, tecnologia da informação, ciências aplicadas, design e administração.

British Columbia Institute of Technology

Compare e tenha as melhores opções!

Tipo de InstituiçãoDescriçãoÊnfaseTenha as
melhores
opções
UniversidadesInstituições focadas em pesquisa com uma ampla gama de programas acadêmicos.Acadêmica e pesquisaUniversity of Toronto e University of British Columbia
CollegesInstituições que oferecem programas práticos e profissionalizantes, focados no mercado de trabalho.Aprendizado prático e profissionalHumber College e Centennial College
PolytechnicsInstituições especializadas em programas técnicos e de tecnologia, com ênfase na aprendizagem prática.Habilidades técnicas e treinamento profissionalSeneca College e
British Columbia Institute of Technology
#DicaDreamer

Conheça os principais tipos de diplomas do Ensino Superior no Canadá

Após a sua formação, você receberá uma declaração de conclusão de curso, como é bem comum. Mas sabia que, a depender do programa e instituição que você ingresse o documento final será diferente?

Pensando nisso, trazemos aqui os tipos de programa de conclusão de curso:

Tipo de ProgramaDescriçãoDocumento
de conclusão
(exemplos)
CertificatePrograma de curta duração que oferece habilidades técnicas e conhecimentos práticos em uma área específicaCollege Certificate
DiplomaPrograma de média duração que oferece uma formação abrangente e campo de estudo específicoCollege Diploma
BachelorPrograma de graduação de quatro anos com uma formação acadêmica em profundidade em uma área de estudo específicaBachelor Degree
Post GraduationPrograma de estudos avançados após a conclusão do bacharelado e podem incluir mestrado e doutoradoPost Graduation Certificate
MBAPrograma de Mestrado em Administração de Empresas com foco em gestão e liderançaMaster in Business Administration

Ficou interessado em fazer seu ensino superior no país? Então não perca tempo e converse com um dos nossos consultores de educação internacional!

Esteja a um passo de sua realização pessoal e profissional bem aqui:

Veja Também:

Direito no Canadá: por que fazer o curso de paralegal?

TI no Canadá: estude e trabalhe no exterior

3 melhores cidades para fazer o seu curso no Canadá: escolha o melhor destino!