Intercâmbio Estudo e Trabalho

Como estudar e trabalhar na África do Sul?

há 3 meses

Quando pensamos em intercâmbio de idiomas, principalmente para aprender inglês, logo vêm à mente destinos como Estados Unidos e Europa. O que muitos não sabem é que é possível estudar e trabalhar na África do Sul por valores muito mais acessíveis. Isso sem contar a incrível experiência de viver no país mais multiétnico do continente africano. Belas paisagens e imersão cultural não faltarão!

No país, vale visitar as principais metrópoles: a Cidade do Cabo, onde fica o Cabo da Boa Esperança, e Joanesburgo. Mas, se seu espírito é aventureiro, pode desbravar a savana e embarcar em um safári e conhecer os big five (leões, elefantes, búfalos, leopardos e rinocerontes). Praticar esportes no mar ou no ar, visitar gigantescos parques naturais e se envolver com culturas aborígenes são outros atrativos. Sob outro olhar, a modernidade toma conta do país com hotéis incríveis, construções históricas e a rica gastronomia com a rota do vinho.

Se você quer estudar e trabalhar em um país assim, então continue com a gente a leitura.

Estudar Inglês na África do Sul

Grupo de estudantes de idiomas

A população do país é 72% negra de várias etnias, como zulus, xhosas e bapedis, o que faz com que a África do Sul tenha 11 línguas oficiais. Apesar disso, o inglês é a língua pública e comercial do país, ou seja, é a língua falada nas escolas e universidades. Por isso, você não terá maiores dificuldades de comunicação na instituição, já que outros estudantes também estarão se aprimorando.

Além do inglês, outro idioma dominante é o africâner, língua de ramo germânico que se originou principalmente a partir do neerlandês, e que é falada pela maioria dos brancos e mestiços sul-africanos.

Quer conhecer as escolas de idioma parceiras da Dreams? Clique aqui.

Ensino Superior Sul-africano

Alunos do Ensino superior em aula

A África do Sul é um dos melhores destinos do continente africano para se fazer um intercâmbio universitário, já que das cinco melhores universidades da África, segundo o QS World University Rankings 2020, quatro estão no país. São elas: Universidade da Cidade do Cabo (1º), University of the Witwatersrand (3º), Stellenbosch University (4º)  e University of Johannesburg (5º). Mas o melhor ainda está por vir: todas são públicas.

A Universidade da Cidade do Cabo (UCT) é pública e é a universidade mais antiga do país, tendo sido fundada em 1829. Durante o apartheid, a UCT serviu de centro intelectual para combater a política segregacionista do governo. Está entre as 200 melhores universidades do mundo, de acordo com o World University Rankings 2020, na frente de referências de ensino no Brasil, como a USP e a UNICAMP.

A instituição é reconhecida por seus cursos em Estudos Africanos, Biologia, Botânica, Negócios, Ciências Ambientais, História, Matemática, Engenharia, Sociologia e Antropologia. Entre seus ex-alunos e professores, estão cinco ganhadores do Prêmio Nobel, entre eles, o professor emérito e escritor J.M. Coetzee, que foi condecorado pela premiação em 2003.

Visto para estudar e trabalhar na África do Sul

Passaporte para visto na África do Sul

Se o curso que você escolheu para seu intercâmbio tiver duração menor que 90 dias, não se preocupe. Você não precisará dar entrada no visto. Mas é importante ter em mãos a documentação da escola e provar que tem condições de se manter no país financeiramente.

Deverá também ter passaporte com data válida em até um mês após o período, com pelo menos uma página em branco. Além de apresentar o CIV (Certificado Internacional da Vacina) contra febre amarela, tomada até 10 dias antes da viagem.

Para intercâmbios acima de 90 dias, para quem tem intenção de estudar e trabalhar na África do Sul, alguns documentos são exigidos. Anote aí:

  • Um passaporte ou documento de viagem válido por não menos que 30 dias após o fim da visita pretendida
  • Seu passaporte deve ter ao menos DUAS páginas não usadas para registros de entrada/partida
  • Um formulário BI-84 completo (pedido de visto)
  • Pagamento da taxa especificada
  • Certificado de vacina contra febre amarela (se necessário)
  • Declaração e/ou documentação comprovando o propósito e a duração de sua visita
  • Duas fotografias coloridas para passaporte
  • Uma passagem de retorno ou de continuação da viagem, se estiver viajando de avião
  • Se você tiver filhos (menores) viajando junto ou que vão encontrar você na África do Sul, vai precisar dos seguintes documentos adicionais:
    – Prova de guarda ou custódia ou
    – Autorização da pessoa que tem a guarda no caso de um menor desacompanhado
  • Prova de meios financeiros para pagar suas despesas enquanto estiver na África do Sul na forma de:
    – Declaração do banco
    – Adiantamentos de salário
    – Declaração de quem vai hospedá-lo na África do Sul
    – Bolsa de estudos
    – Convênio médico ou
    – Dinheiro disponível (incluindo cartões de crédito e traveller cheques)

Emprego na África do Sul

Homem em seu emprego

Nem sempre é possível encontrar um emprego na área desejada, mas fica como responsabilidade do estudante encontrar um trabalho. Antes de tudo, é preciso completar 4 semanas de estudo antes de partir para encontrar um serviço no país. Em geral, há mais vagas na área hoteleira, como alimentos e bebidas (bares e restaurantes), vendas, atendimento, cafés, supermercados, entretenimento.

Se você busca estudar e trabalhar na África do Sul, então conheça os requisitos:

  • Ser um estudante universitário ou recém-formado (no máximo 6 meses depois da graduação)
  • Ter idade entre 18 e 25 anos
  • Nível de inglês intermediário ou superior
  • Ter boa saúde
  • O estudante deve ser responsável, pró-ativo, flexível e comprometido com o trabalho
  • Fazer um seguro-viagem pelo período do visto.

Intercâmbio na África do Sul

Bandeira da África do Sul

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre a África do Sul? Se precisa de mais informações sobre o país, entre em contato com a gente clicando aqui. Nosso time está sempre a postos para tirar todas as suas dúvidas.  

Não perca os próximos conteúdos! Todas as terças e quintas há sempre um post novo no blog da Dreams Intercâmbio. Até lá!