Higher Education

Exames de proficiência: conheça os principais

há 2 dias

Estudar fora do Brasil nem sempre se resume a organizar sua viagem e comprar uma passagem. Muitas universidades estrangeiras exigem que você esteja em dia com os exames de proficiência. Especialmente em países onde a língua inglesa é oficial. Os testes são importantes, pois comprovam que o aluno é fluente no idioma e, assim, não terá maiores dificuldades nas aulas.

Aqui no Brasil as provas são aplicadas por instituições oficiais, representantes legais das nações estrangeiras no país. Os mais conhecidos são British Council, Instituto Cervantes, Aliança Francesa e Goethe Institut. Para aprovação, não existe um score mínimo, mas, cada universidade exige um nível diferente dos candidatos.

Tá curioso pra saber que provas são essas exigidas pelas universidades mundo afora? Então continue com a gente nessa leitura!

Exames de proficiência inglesa: TOEFL e IELTS

TOEFL é o exame mais exigido nos Estados Unidos

Sem dúvidas, TOEFL e IELTS são os dois exames de proficiência mais comuns de fluência na língua inglesa. Inclusive, podem ser solicitados por instituições de países onde o inglês não é língua oficial, mas oferecem cursos na língua. Você pode fazê-los sempre que precisar, geralmente o TOEFL é mais exigido nos EUA, já o IELTS na Europa e países com cursos em inglês. 

A pontuação do TOEFL vai de 0 a 120, e universidades com bom ensino pedem um mínimo de 90 pontos. Para mestrado e doutorado, as notas tendem a ser ainda maiores. Mas, com o IELTS, a nota é diferente e pode variar de 0 a 9.  Há outras provas, como o Certificate of Proficiency in English (CPE) e o Cambridge Advanced Examination (CAE). Raramente são aceitas em universidades, mas valem a pena para o currículo profissional e  têm prazo de validade indeterminado.

DELE e SIELE, exames de proficiência em espanhol

DELE e SIELE, exames mais pedidos na Espanha

Diferentemente dos exames anteriores, o DELE e o SIELE não podem ser feitos a qualquer momento, eles têm um cronograma de provas. O primeiro tem validade por tempo indeterminado, já o SIELE, mais recente e que aborda todas as variantes da língua, tem validade de dois anos. Ambos são o termômetro para medir a fluência na língua espanhola exigida pelas universidades.

Para tirar o DELE é preciso fazer seis provas diferentes que avaliam as competências e níveis da língua, que vão do A1 ao C2. No Instituto Cervantes, é possível saber especificamente sobre cada nível e avaliar o grau de dificuldade através de modelos de exames.

O SIELE, no entanto, divide-se em quatro provas, que avaliam as seguintes competências da língua: leitura, audição, escrita e oralidade. Mas, caso você prefira, é possível optar por avaliar apenas algumas das competências e os exames de proficiência são realizados eletronicamente em centros autorizados. É importante sempre verificar junto à universidade quais são os níveis de exigência, pois em muitos casos não é necessário diploma.

DELF E DALF, exames franceses de proficiência na língua

A França solicita o DELF e o DALF para proficiência com fins acadêmicos

Para provar que seu francês está afiado, é necessário realizar os exames DELF ou DALF, e a única instituição autorizada para aplicá-los no Brasil é a Aliança Francesa. As provas acontecem duas vezes no ano, uma no primeiro semestre e outra no segundo, por isso fique atento ao calendário.

Assim como o DELE, são exigidos seis diplomas oficiais, cada um referente a um nível diferente. Dessa forma, é comum que as universidades exijam diplomas dos níveis B2 ou C1 para admissão de estudantes estrangeiros. É necessário fazer uma avaliação prévia para saber qual o nível mais adequado e exigido para sua instituição, mas todos os diplomas têm validade permanente.

Para quem busca proficiência na língua para o mercado de trabalho, existem outras modalidades com validade, em geral, de dois anos. São eles: O TCF (Test de connaissance du français), dividido em 6 tipos diferentes e o TEF Canadá. Já o DAEFLE (Diplôme d’Aptitude à l’Enseignement du Français Langue Etrangère) é voltado para quem busca ensinar a língua francesa.

Já mencionamos os certificados que estavam faltando para sua viagem? Então, clique neste link e peça o orçamento do seu intercâmbio com a Dreams.

Goethe-Zertifikat, certificado alemão de proficiência

Para estudar na Alemanha é preciso certificado do Goethe-Zertifikat

Falar alemão parece um desafio impossível, mas com o Goethe-Zertifikat você provará que está apto para ser aceito em uma universidade alemã. Os testes são aplicados pelo Goethe Institut no Brasil e acontecem duas vezes durante o ano, então olho no calendário!

Com uma língua tão complexa é claro que o nível de exigência seria maior, por isso existem ao menos 11 avaliações para medir os diferentes níveis de competência. Eles vão desde o A1, para iniciantes, até o C2, o nível mais alto. Como as exigências mudam entre cada universidade, procure saber qual o nível solicitado pela sua instituição, assim você foca apenas no que será pedido.

Exames de proficiência italianos: CELI e CILS

Exames de proficiência na Itália

Se seu destino é Itália e você quer comprovar que sabe tudo de italiano, fique de olho no CELI e no CILS. Caso você seja um brasileiro descendente de italianos e deseje adquirir a dupla cidadania, as provas também são exigidas.

O CILS (Certificazione di Italiano come Lingua Strangiera) é oferecido pela Università per Stranieri di Siena. Suas provas vão do nível A1 (o mais básico) até o C2 (o mais avançado). A duração tem de cerca de duas horas para o A1 e pode chegar a quatro horas para o nível C2. Os exames acontecem geralmente em junho e dezembro. 

Já o CELI é o Certificato di Conoscenza della Lingua Italiana, aplicado pela Università per Stranieri di Perugia. A prova tem seis edições: CELI Impatto, que equivale ao nível A1 de proficiência. E depois CELI de 1 a 5, onde cada número representa, gradativamente, os níveis do A2 ao C2.

Intercâmbio no exterior é com a Dreams

Intercâmbio com a Dreams

Agora que você já conhece os exames de proficiência mais comuns exigidos mundo afora, chegou o momento de se planejar. Entre em contato com a gente clicando aqui e responderemos todas as suas dúvidas.  Se preferir, é só entrar em contato através do nosso whatsapp neste link.

Fique ligado nos próximos posts no blog da Dreams Intercâmbio. Até lá!