Eaí Dreamers! Lidando com o ‘mixed feeling’ de felicidade e saudade de casa durante o seu intercâmbio? Esse é um sentimento compartilhado entre intercambista, ou pessoas que viajam para longe de casa por um tempo. Por isso, fizemos um post te dando dicas de como gerenciar esse sentimento!
O que você verá no post de hoje:
- Introdução – Saudade de casa durante intercâmbio
- Explore
- Pratique Hobbies
- Aprecie os momentos
- Solicite serviços estudantis para auxílio quando sentir saudade de casa
- Crie vínculos com as pessoas para lidar com a saudade de casa
- Crie uma rotina e se cuide!
1. Introdução – Saudade de casa durante intercâmbio
O intercâmbio normalmente é – e deve ser – uma experiência completamente desafiadora na sua vida. E como qualquer aventura, os sentimentos são muitos e dos mais variados.
Esse ‘mixed feelings’ pode te fazer sentir muita saudade de casa, tanto antes quanto durante. Que é algo comum entre estudantes de intercâmbio num geral.
E por isso, fizemos um guia completo de como equilibrar esses sentimentos. Assim você pode honrar esses sentimentos e aproveitar a sua viagem maravilhosa.
2. Explore
Lembre-se, você chegou aqui, num país novo, para viver uma experiência única! A saudade de casa pode te fazer ponderar muito sobre sua hometown, e falta que faz estar longe do familiar.
Mas você chegou até aqui, é hora de estar presente e viver nesse momento. Por isso, explore. Conheça os pontos turísticos clássicos, ande pelo quarteirão e note a arquitetura local.
Visite aquela cafeteria bonita que sempre tem muffins de mirtilo e que você nunca provou. Explore, se aventure, ocupe a mente com tudo de novo que você está conhecendo.
Não só você vai se ocupar e pensar menos em casa, mas no futuro, olhando de volta para esse momento, você vai se agradecer por ter se aventurado.
3. Pratique Hobbies
É verdade que você estudará bastante no seu intercâmbio, até porque, essa é a prioridade e a finalidade de um investimento como esse.
Mas cuidar de si, é importante para ter a melhor experiência possível. Nos momentos de pausa e respiro, você pode sempre se distrair com algo legal e fazer disso, um hobbie durante a viagem.
Por exemplo, se você for fazer um intercâmbio High School no Canadá, porque não tentar aprender a patinar no gelo? No inverno, ir patinar é super comum!
Ou aprender a cozinhar uma comida típica do país que você está visitando. Quem sabe até, com tempo fazendo amigos, vocês podem fazer um hobbie compartilhado.
Não é necessário que seja algo muito desafiador, pode ser simples, como criar o hábito de ler livros da língua local, por exemplo.
Aprender um instrumento, ler livros, pintar, desenhar, escrever, construir, se exercitar, as opções são variadas! Desfrute delas!
4. Aprecie os momentos
Ter em mente o privilégo da sua oportunidade pode te ajudar muito a aproveitar melhor a sua experiencia no intercâmbio. Quantas pessoas fazem intercâmbio? Quantas pessoas fazem mais de um intercâmbio na vida?
Você poderá frequentar esses mesmos lugares, conversar com essas mesmas pessoas? Novamente, seu momento é o agora. Lembre-se que você talvez não esteja nessa mesma situação daqui uns meses.
Por isso, SEIZE THE DAY! Note os detalhes, respire fundo, esteja presente no seu momento, passa rápido.
Fazer esse exercício de constante apreciação, ajuda muito a aproveitar sua viagem mais leve e desfrutando ao máximo.
Esse execício inclui, não só parar, respirar e olhar envolta como uma forma de aprecia-la, mas também como um grounding exercise. Além disso, lembrar da efemeridade do momento também significa abraçar as oportunidades.
Evento de networking rolando a alguns quilômetros de você? Vá! Uma oportunidade para entrar num clube? Vá em frente. Um happy hour imperdível com seus colegas de classe? Aproveite. É assim que se honra novas experiências.
5. Solicite serviços estudantis para auxílio quando sentir saudade de casa
Não importa para onde você vai, você terá um time que você pode acessar se precisar de ajuda e sentir muita saudade de casa, você não está desamparado no seu intercâmbio.
Seja escola, seus amigos ou sua agência de intercâmbio. É importante saber de tudo que você tem direito e como você pode ser ajudado em momentos como esse.
Durante sua viagem, você não só pode como deve entrar em contato com a sua instituição ou agência para falar sobre seus sentimentos. Sempre existe uma área de suporte ao estudante, ou psicólogo que possa te ajudar.
Aproveite para usufruir desse serviço quando necessário. É seu direito e muito importante para sua saúde mental que você tenha alguém para te ajudar. Além do mais, é bem comum entre intercambistas que eles se sintam assim, você não está só!
Nós aqui da Dreams temos uma equipe que te acompanha desde quando você fecha intercâmbio com a gente, até o momento que você volta da sua viagem.
Por ligação, por email, por whatsapp, nós te ajudamos com burocracias e tentamos te dar tudo que você merece da melhor forma possível! Se interessou? Entra em contato com a gente!
Veja também:
Como levar dinheiro para o exterior em segurança
Como comprar passagens aéreas baratas: tudo que você precisa saber pra economizar
6. Crie vínculos com as pessoas para lidar com a saudade de casa
Talvez socializar seja algo mais díficil para você naturalmente, e aí em outro país fica ainda mais desafiador.
Uma língua nova, num país novo, cheio de pessoas que não falam sua língua materna e não tem os mesmos costumes. O choque cultural, estar longe de casa e de sua rede de suporte, tudo isso afeta.
Ainda assim, existe muita oportunidade para criar vínculos significativos com pessoas novas do seu intercâmbio. Isso vai exigir de você, uma saída dessa sua zona de conforto.
É preciso se dedicar, mas vale a pena. Vale a pena porque trás ainda mais significado para a viagem, sair socializar e fazer amizades ao redor do mundo.
7. Crie uma rotina e se cuide!
Por último mas não menos importante, é de suma relevância que você crie uma rotina.
Isso vai te ajudar a se manter organizado e criar certo tipo de familiaridade com o seu novo ambiente!
Incluir tarefas de exploração, como “ caminhar pelo quarteirão” ou “sair com os colegas de classe/trabalho” ou até mesmo “ver TV com a host family” São atividades relevantes.
É nessa rotina que você vai criando o hábito de se cuidar.
E claro, é importante ser flexível, principalmente porque novas oportunidades de fazer outros planos pode surgir.
Mas não deixa de cumprir seu dia a dia, se manter firme nas suas decisões. Construa o melhor horário para si e se adapte a ele. Logo sua rotina estará na sua mente e tudo será bem mais familiar.
E se você tem medo de viajar só, saiba que com a Dreams você nunca está sozinho! Aqui você tem acesso a um time super qualificado, que vai te acompanhar durante TODA sua viagem e te oferecer uma experiência incrível! Se quiser ter a melhor vivência de intercâmbio, entra em contato com a gente!
Curtiu o conteúdo sobre como lidar com saudade de casa durante o intercâmbio? Então fica mais um pouco e não deixa de conferir nossas redes sociais e outros posts do blog para estar sempre conectado com novidades sobre viagens, culturas e idiomas.