Intercâmbio Estudo e Trabalho

Intercâmbio de estudo e trabalho: eu posso fazer?

há 19 dias

O intercâmbio de estudo e trabalho é um dos programas mais procurados, mas você sabe o porquê? Sabe quais são os países que permitem estudar e trabalhar? Bom, nós temos todas essas respostas e muito mais, basta que você leia até o final para saber o que pode ganhar e qual o caminho mais fácil para isso. Abaixo, confira os países que permitem este tipo de intercâmbio e o que você tem a ganhar com ele:

Países que permitem o intercâmbio de estudo e trabalho

O intercâmbio de estudo e trabalho é basicamente sobre o que vocâ já está pensando: estudo e trabalho. Neste tipo de intercâmbio, o aluno tem a oportunidade de vivenciar a experiência completa em um país diferente, podendo estudar em uma ótima escola ao mesmo tempo que tem a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho local.

Existem diversos países que nos identificamos com a cultura ou simplesmente desejamos visitar por alguns dias. Porém, nem todos conseguem oferecer o que mais precisamos em determinado momento.

Por isso, existem aqueles países que melhor se encaixam no intercâmbio de estudo e trabalho, com exigências menores e com mercado de trabalho mais acessível. Confira quais são:

Irlanda

Sinceramente, quem não sonha com uma qualidade de vida melhor do que a atual? Com um transporte público que realmente funcione, com segurança, saúde e educação sendo tratados como coisa séria, por um país que tem recebido cada vez mais estrangeiros? Parece um sonho, mas não é.

intercâmbio de estudo e trabalho: Irlanda

A Irlanda é um país que vem se destacando cada vez mais pelo seu nível educacional, mas também pela facilidade que ela apresenta para os seus estudantes internacionais em relação ao mercado de trabalho. Na Irlanda, você pode trabalhar por 20 horas semanais se estiver matriculado em um curso de no mínimo 6 meses, podendo chegar até 40 horas no período de férias.

Austrália

O maior país da Oceania é conhecido por ser um dos melhores países do mundo para se viver, mas você sabia que a Austrália também é uma referência mundial em educação? Instituições incríveis como a Universidade de Sydney estão espalhadas por todo o país, sendo um ótimo lugar para se estudar e conseguir uma graduação internacional.

intercâmbio de estudo e trabalho: Austrália

Mas um dos melhores pontos sobre o intercâmbio na Austrália, é o fato de que você pode trabalhar enquanto estuda no país, seja enquanto estiver matriculado numa escola de idioma, TAFE, VET ou Universidade. Já imaginou? Estudar em um país que é referência educacional no mundo todo, recebendo o maior salário do mundo? Não precisa mais imaginar, isso pode ser uma realidade. 

Na Austrália, você pode trabalhar até 40 horas a cada duas semanas, podendo trabalhar de forma ilimitada durante os feriados, contanto que esteja matriculado em um curso de no mínimo 4 meses.

Nova Zelândia

O país que pode ser considerado um irmão para a Austrália, é sem dúvida um dos melhores destinos para se visitar. Contando com vulcões, esportes radicais, trilhas, cultura Maori e ótima qualidade de vida, a Nova Zelândia é um país que tem evoluído cada vez mais ao longo dos anos, com alta taxa de empregabilidade e um mercado de trabalho que tem se tornado cada vez mais acessível.

intercâmbio de estudo e trabalho: Nova Zelândia

E sabe o melhor de tudo isso? Você pode desfrutar do alto nível educacional do país ao mesmo tempo que trabalha por lá. A Nova Zelândia permite que você trabalhe 20 horas semanais sob as seguintes condições:

Estudo da língua inglesa:

  • Você estuda em tempo integral
  • Seu programa de estudo é de pelo menos 24 semanas de ensino
  • O governo acredita que o principal objetivo do seu estudo é melhorar o seu inglês
  • Você tem um resultado de teste de inglês aceitável com não mais de 2 anos, como um certificado do International English Language Testing System com uma pontuação geral de 5,0 – você deve fornecer o resultado do teste com sua inscrição.

Ensino Superior

  • Curso de pelo menos 2 anos acadêmicos de duração, ou
  • tenha pelo menos 1 ano acadêmico de duração e faça parte de um programa aprovado de intercâmbio de estudantes do ensino superior, ou
  • Curso que resulta em uma qualificação da Nova Zelândia que ganha pontos na categoria de migrante qualificado.

Porque fazer um intercâmbio de estudo e trabalho?

O intercâmbio de estudo e trabalho tem o diferencial de ser não apenas um ótimo caminho para a educação internacional de qualidade, mas também uma fonte de renda para quem deseja chegar no país já ingressando no mercado de trabalho, facilitando o seu futuro no planejamento econômico.

Faça parte do mercado de trabalho

Uma das maiores dificuldades que o brasileiro enfrenta, é a alta taxa de desemprego, que mesmo quando não está alta, continua sendo um problema muito grande entre a população, que mesmo qualificada, não consegue uma vaga no mercado.

Em países como a Nova Zelândia, por exemplo, você terá um mercado aquecido e que tem recebido cada vez mais alunos estrangeiros em suas escolas, o que consequentemente reflete no seu intercâmbio de estudo e trabalho, que facilita o seu ingresso no mercado e também a escalada de salário.

Tenha uma renda extra

Nós temos aquela mania de sempre querer que aquele amigo que viaja traga algo pra nós, né? Mas, e quando nós somos o amigo que viaja? Como vamos fazer aquelas comprinhas? Bom, é aí que mora a vantagem de se fazer um intercâmbio de estudo e trabalho. 

O seu planejamento econômico não precisa se limitar apenas ao que você pensou antes de viajar. Compre aquele produto que você tanto deseja, que costuma ter um preso exorbitante no Brasil, com o empenho do seu investimento no intercâmbio!

Viva a experiência completa

Viver em um país como turista é ter uma experiência muito breve, com um tempo muito limitado. Como estudante, você tem a vantagem de permanecer muito mais tempo no país, com permissões que um turista não poderia ter.

Com a permissão de trabalho, você pode estudar e trabalhar, tendo uma experiência de alto nível educacional, ao mesmo tempo que consegue ter tempo para visitar todos aqueles lugares que deseja, com aquela renda extra que você fez ao longo da semana. Assim, você não precisa se limitar pelo tempo no país ou pelo seu planejamento econômico. Aproveite a experiência!

Como fazer um intercâmbio de estudo e trabalho?

Pessoas conversando no ambiente de trabalho

O melhor caminho para fazer um intercâmbio de estudo e trabalho, é saber responder as perguntas corretas, para que o seu sonho se torne cada vez mais concreto. Se você já sabe responder perguntas como qual país você deseja visitar, por quanto tempo pretende ficar e qual é o o seu objetivo com esse tipo de intercâmbio, basta clicar neste link e começar a trilhar o seu sonho!