Fala, Dreamer! Querendo saber um pouco mais sobre as tradições da Nova Zelândia antes de se aventurar no seu intercâmbio? Nesse texto, a gente te apresenta tudo que você precisa saber sobre o Matariki, o ano novo Maori!
- Ano novo Maori: Matariki
1.1. O significado
1.2. A história
1.3. As estrelas - A celebração do ano novo Maori
Ano novo Maori: Matariki
Ocasião mais que especial no calendário neo-zelandês, o Matariki é o evento que marca o início do novo ano na cultura Maori.
O povo Maori é formado pelos indígenas originários da Nova Zelândia, que chegaram ao país por volta do século XIII. Eles tinham uma forte ligação com a natureza, e descendem dos navegadores polinésios que se estabeleceram no pacífico sul.
A data exata pode variar, mas ocorre geralmente entre os meses de junho e julho.
As comunidades se reúnem para honrar seus antepassados, refletir e celebrar as conquistas do ano anterior, além de estabelecer novas metas e aspirações para o próximo ano!
O significado
Matariki é o nome dado ao aglomerado estelar que aparece no céu da manhã na Nova Zelândia durante os meses de inverno.
É um dos aglomerados de estrelas mais brilhantes e conhecidos de todo o mundo, podendo ser visto em outros lugares ao redor do globo ao longo do ano.
Segundo o portal oficial da Nova Zelândia, o Matariki tem nomes diferentes ao redor do mundo. Em inglês, é chamado por seu antigo nome grego, Plêiades ou as Sete Irmãs. Em havaiano é Makali’i, “olhos da realeza”, e no Japão é Subaru, que significa “reunido”
O Matariki é diretamente relacionado ao “maramataka“, o calendário lunar Maori. O reaparecimento das estrelas anualmente encerra o que passou e começa o novo ano.
De acordo com o Te Ara, o Matariki era originalmente um momento para reconhecer os mortos e liberar seus espíritos para se tornarem estrelas.
Como é um dos aglomerados mais próximos da Terra, é um dos mais óbvios a olho nu. Para encontrar essas estrelas, olhe para o horizonte nordeste da Nova Zelândia antes do nascer do sol.
Em seguida, procure a distinta linha de estrelas que forma o cinturão de Órion. Continue movendo seu olhar para o norte dessas três estrelas até ver um aglomerado de pequenas estrelas que são aproximadamente tão largas quanto o comprimento do cinturão de Órion. Estas são as estrelas Matariki.
A história
A lenda do Matariki é um dos elementos da mitologia Maori. Tudo começa com a separação do pai Céu, Rangunui e a mãe Terra, Papatuanuku, de seus filhos.
O deus dos ventos, Tawhirimatea, um de seus descendentes, arrancou os olhos dos pais e os atirou para o céu, criando então a constelação. Esse mito faz parte da história da criação de Aoetearoa, o nome dado à Nova Zelândia por seus povos originários.
O aglomerado estelar Matariki contém centenas de estrelas, mas apenas nove delas são visíveis a olho nu. Cada uma dessas nove estrelas tem uma história e um significado distintos na cultura Māori.
De acordo com um mito Maori, o aglomerado representa uma whaea ou mãe – Matariki – e suas seis filhas Tupuānuku, Tupuārangi, Waipunarangi, Waitī, Waitā e Ururangi.
Historicamente, as estrelas de Matariki também estavam intimamente ligadas ao plantio, colheita e caça. Se as estrelas pareciam claras e brilhantes, isso significava uma estação abundante pela frente.
As estrelas
A importância das estrelas de Matariki está profundamente enraizada nas tradições Maori. Esse agrupamento de estrelas também é conhecido como Pleiades e se encontram na constelação de Touro.
Elas são consideradas guias espirituais, oferecendo orientação, sabedoria e proteção. Originalmente, o Matariki era um momento para reconhecer os mortos e liberar seus espíritos para se tornarem estrelas.
As estrelas são vistas como testemunhas das histórias e conhecimentos transmitidos ao longo das gerações, e sua presença é uma lembrança constante da conexão entre os seres humanos e o universo.
Elas desempenham um papel fundamental na preservação da cultura Maori e na manutenção da identidade e espiritualidade do povo. Elas simbolizam a continuidade da tradição e a força da comunidade, proporcionando um senso de pertencimento e orgulho cultural.
A celebração do ano novo Maori
As celebrações do Matariki eram muito populares na Nova Zelândia até os anos 1940, quando começaram a se dissipar. Os anos 2000 trouxeram de volta essa tradição.
Tradicionalmente, os rituais das festividades Matariki incluíam acender fogueiras, fazer oferendas e várias celebrações para despedir-se dos mortos, honrar os ancestrais e celebrar a vida.
Durante as celebrações de Matariki, as estrelas são observadas e honradas através de cerimônias, cantos, danças e rituais. Essa observação das estrelas é uma oportunidade de reconexão com a natureza, de apreciar a beleza do cosmos e de refletir sobre o papel da humanidade dentro do vasto universo.
Hoje em dia, pessoas de todo o país se reúnem para lembrar seus ancestrais, compartilhar comida, cantar canções, contar histórias e tocar música.
Gostou do conteúdo? Então que tal embarcar numa aventura para a Nova Zelândia?
Leia mais:
Universidades na Nova Zelândia: entenda como ingressar!
Estudar em Auckland: conheça os top 3 motivos