Estados UnidosEstude e trabalhe no exteriorGraduação e Pós no ExteriorNotícias

Medicina nos EUA: descubra como funciona o curso nos Estados Unidos

há 2 meses

Fala, galera! Estudar medicina nos EUA é a realização de um sonho maior para muitas pessoas. O país possui as melhores instituições da área e tecnologia de ponta para seus profissionais e pacientes.

Pensando nisso, preparamos esse guia pra te ajudar a entender como será seu futuro enquanto estudante no país, dá uma olhada!

Como fazer medicina nos EUA

Se você está pensando em iniciar sua carreira de medicina nos Estados Unidos, tá no caminho perfeito!

De acordo com o U.S Bureau of Labor Statistics o salário médio de um médico americano em 2019 ultrapassou $200.00. Bom demais, né?

E para ingressar na carreira de medicina nos EUA, você precisará estar bem preparado pra aplicar para as instituições que deseja. O processo de aplicação inclui diversas documentações, incluindo sua carta de intenção – o que irá te diferenciar na disputa por sua vaga.

Como ser um médico nos EUA

Nos EUA, a carreira de um médico costuma seguir as seguintes etapas:

  1. Faça um bacharelado: e dê preferência para a área de saúde! Cursos como Pre-medicine e Biology são bem visto pelos Boards das Medical Schools estadunidenses. E claro, busque trabalhar com pesquisas durante sua graduação, isso irá destacar seu currículo!
  2. Passe no MCAT, exame de admissão pra estudar medicina nos EUA: nos Estados Unidos e Canadá a nota do MCAT é pedida para o ingresso em diversos cursos de saúde. No site da Hotcourses tem um guia bem legal sobre o teste.
  3. Aplique para Medical Schools: depois de ter sua nota do MCAT, você pode aplicar através da AMCAS, que simplifica o processo para estudantes ao redor do país. Normalmente estudantes aplicam durante o primeiro ano do College, quando fazem o bacharelado.
  4. Faça o exame para ser um médico licenciado (USMLE): O USMLE é a prova da OAB dos médicos americanos e você deve fazer antes de ingressar na sua residência médica.
  5. Aplique para sua residência médica: No ano final de seu curso, comece a aplicar para as residências das instituições que chamam sua atenção. Nesse guia da Medway você consegue entender melhor o funcionamento do sistema de saúde nos EUA e a residência.

Depois disso, você deve finalizar sua Medical School, iniciar sua residência e finalizar a última etapa prática do USMLE. Ao final de sua residência, você já estará preparado para ingressar nas melhores vagas de emprego nos melhores hospitais dos Estados Unidos.

[Post] Estudar fora do Brasil: passo a passo pra graduação no exterior

Como validar seu diploma de medicina brasileiros nos EUA

Caso você já tenha um diploma na área de saúde, mais especificamente de medicina, é possível sim aproveitar e revalidar seu diploma para atuar no exterior.

Nos Estados Unidos, você precisa fazer o USMLE, o United States Medical Licensing Examination, um exame separado em 3 etapas. Sendo elas:

  1. Step 1: O primeiro exame é uma prova que possui 308 questões de múltipla escolha dividida em 7 blocos de 44 questões. Cada bloco dura em média 1 hora e pode ser feita online em centros de aplicação especializado.
  2. Step 2: Aqui suas habilidades clínicas serão avaliadas com uma prova de múltipla escolha, com 8 blocos de 44 perguntas cada; e outra prática, simulando um atendimento da vida real.
  3. Step 3: Na última etapa estarão avaliando sua capacidade de praticar medicina sem supervisão. Com duas seções: Foundations of Independent Practice (FIP) e Advanced Clinical Medicine (ACM).

Além da prova, você precisará ter um nível de proficiência avançado no inglês pra poder atuar na profissão com facilidade.

Caso esteja inseguro com seu inglês ou queira se preparar melhor para a prova, existem cursos específicos e profissionalizantes que preparam os profissionais de saúde e você pode descobrir mais entrando em contato com nossos consultores aqui.

Melhores faculdades de medicina nos EUA

E não é atoa que o Estados Unidos é o melhor país pra você fazer uma graduação ou especialização na área de saúde.

A partir de uma análise das turmas de medicina, professores, satisfação de estudantes e contribuição com a pesquisa e desenvolvimento da área, trouxemos pra você as melhores universidades de medicina nos EUA. Dá uma olhada:

InstituiçãoPosição no
Ranking Global
Localização
Harvard UniversityCambridge
Stanford UniversityStanford
Johns Hopkins UniversityBaltimore
UCLALos Angeles
Yale UniversityNew Haven
MIT11ºCambridge
University of California,
San Francisco
13ºSan Francisco
Columbia University14ºNew York City
University of Pennsylvania15ºPhiladelphia
Duke University17ºDurham

Como estudar nos Estados Unidos?

De acordo com a Kaiser Family Foundation existem mais de 900 mil praticantes de medicina nos EUA, e segundo o American Immigration Council, o setor de saúde do país é o que conta com a maior participação de estrangeiros, sendo estes 15,6% dos profissionais da área. E parte desses profissionais são brasileiros.

No ano de 2021 o número de brasileiros que se tornaram cidadãos americanos bateu um recorde, dobrando o número do ano anterior: mais de 12 mil brasileiros alcançaram a dupla cidadania no país. 

E não para por aí: as emissões de green card também surpreendem, com 17.952 expedições para brasileiros, 44% desse número através de contratos de trabalho. Esses dados foram disponibilizados pela AG Immigration.

E qual a melhor forma de conseguir uma boa proposta de trabalho nos Estados Unidos se não através da educação superior no país?

Pensando nisso, nossa equipe de Assessoria Acadêmica é especializada no desenvolvimento de estratégias e suporte para aplicação nas melhores instituições do país. Te ajudamos a traçar uma rota rumo ao seu sonho, te dando todo o auxílio: de antes da aplicação até depois de você viajar.

Se você deseja conhecer mais da nossa equipe, entre em contato através do nosso WhatsApp clicando aqui.

Postagens que você também pode gostar de ver:

Medicina no Canadá: tudo que você precisa saber sobre a carreira

Estudar nos Estados Unidos: 7 vantagens de fazer intercâmbio nos EUA

Ivy League: tudo sobre as 8 universidades dos EUA

Curtiu o conteúdo?
Fica mais um pouco e não deixa de conferir nossas redes sociais pra estar sempre conectado com novidades sobre viagens, culturas e idiomas.