Higher Education

O guia rápido e completo sobre medicina no Canadá

há 2 meses

Estudar medicina no Canadá é uma das escolhas mais importantes que você pode fazer na vida, principalmente por querer estudar em um país que valoriza a educação e os seus profissionais qualificados. Para trabalhar na área de saúde do Canadá, você precisa saber de alguns requerimentos importantes, por isso, deixamos tudo bem claro para você, que deseja ser um profissional bem sucedido no maior país das américas.

Confira abaixo, o post completo sobre como fazer medicina no Canadá:

Medicina no Canadá

O MBBS, ou Bachelor of Medicine, Bachelor of Surgery, é a graduação que permite aos seus alunos concluintes, a permissão da profissão de médico, ou MD – Doctor of Medicine no Canadá e também em outros países.

Para entender as regras sobre MBBS no Canadá, primeiramente, você precisa saber que toda a estrutura canadense de graduação para este curso é diferente do que temos aqui no Brasil.

Por isso, existem algumas peculiaridades que podem fazer com que você acabe se especializando em outras áreas. Mas não se preocupe, tudo será explicado ao longo do post! 

Para se aplicar ao MBBS no Canadá, existem algumas exigências mínimas, sendo elas:

  • Ter concluído uma graduação ou bacharelado em Biologia ou Ciências de uma universidade credenciada
  • Teste de proficiência no idioma, para validar a sua habilidade com o idioma, podendo escolher entre TOEFL ou IELTS
  • A nota mínima exigida para o TOEFL é de no mínimo 80 para alunos de graduação, enquanto para os alunos de pós-graduação, 90 pontos.
  • Você deve ter no mínimo 6,5 no IELTS, em caso de graduação e 7,0 para pós-graduação
  • Ter participação no exame de admissão MCAT (Medical College Admission Test)

O que é o MCAT? 

Sendo um teste de computador padronizado e utilizado em países como Estados Unidos, Canadá e Austrália, o Medical College Admission Test, é responsável por ser uma das pontuações mais importantes no processo seletivo dos cursos de medicina.

O teste foi desenvolvido pela AAMC – Associação Americana de Faculdades de Medicina, e consiste em testar habilidades e conhecimentos que sejam pré-requisitos para o curso de medicina. O teste custa em torno de C$320.

Eu, estudante brasileiro, posso estudar medicina no Canadá?

Sim, você não só pode, como deve estudar em um dos países que mais investem em educação no mundo. O único requisito é: tenha os seus objetivos em mente, rápido.

Como já vimos acima, um dos itens mais importantes para ingressar numa universidade de medicina, é preciso ter ao menos um diploma em biologia ou ciências, voltado à saúde.

Mesmo assim, por mais que você tenha alguma graduação aqui no Brasil, pode ser que você fique devendo algumas cadeiras curriculares, que podem não existir no Canadá e vice-versa.

Por isso, o recomendado é de que de você ingresse o quanto antes em uma universidade ou college canadense que forneça as graduações em cursos primários, que consequentemente são requisitos para o começo de uma faculdade de MBBS/MD.

Então, não se preocupe se você conseguirá ser um profissional da saúde do Canadá, mas em quanto tempo você poderá completar todo o seu caminho. Quanto mais rápido começar a sua trilha estudantil, mais cedo conseguirá atingir os seus objetivos.

Um pouco mais abaixo, neste mesmo post, nós disponibilizamos uma grande variedade de cursos que podem ser feitos dentro do Canadá para obter uma graduação na área de saúde.

Mas, por que fazer Medicina no Canadá?

O Canadá é um país de alto nível educacional e que valoriza não apenas os seus alunos, mas também os seus profissionais já formados, que têm compartilhado as suas habilidades com o mundo todo. Dentre os benefícios de se estudar na área de saúde do país, estão:

  • Educação acessível
  • Rápido processo de visto pelo sistema SDS
  • Diversidade de cursos
  • Cultura diversificada
  • Fácil permissão de trabalho
  • Aprendizado profissional incomparável

Nese link, nós preparamos um conteúdo completo sobre o SDS – Student Direct Stream, para você que deseja saber de forma detalhada e rápida sobre o assunto.

Além disso, o Canadá tem algumas das melhores universidades e colleges do mundo para medicina, estando entre elas:

1 – McGill University – Montreal

2 – The University of British Columbia – Vancouver

3 – University of Alberta – Alberta

4 – University of Calgary – Calgary

5 – Simon Fraser University – Burnaby

6 – University of Ottawa – Ottawa

7 – University of Saskatchewan – Saskatoon

8 – University of Regina – Regina

9 – Algonquin College – Woodroffe

10 – Cape Breton University – Sydney (Canadá)

E essas são apenas algumas delas. Em cada universidade, existe uma grande variedade de cursos, que você verá um pouco mais abaixo aqui no post. Portanto, o Canadá é um país muito vasto em relação a esta área, além de oferecer uma grande variedade de capacitação para os profissionais da área.

Os cursos na área de saúde

Caso você ainda não tenha feito uma graduação em Biologia ou Ciências, não precisa se preocupar, existem outros cursos que o próprio Canadá oferece, dentro da área de saúde, em ótimas universidades que aceitam estudantes estrangeiros para a graduação inicial, mesmo que você tenha concluído até o ensino médio.

Medicina no Canadá

Por isso, é possível sim, trabalhar na área de saúde do Canadá, principalmente pelo fato de que o país tem precisado cada vez mais de pessoas na área da saúde, que tem se tornado cada vez mais importante.

Confira uma lista de universidades que oferecem cursos para alunos concluintes do ensino médio, sem um diploma de bacharelado:

  • Universidade da Rainha
  • Universidade de Toronto
  • Universidade de Waterloo
  • Universidade do Vale fraser
  • Universidade de Alberta
  • Universidade de Calgary
  • Universidade de Manitoba
  • Universidade de Vitória

Após conquistar um diploma de bacharelado em alguma destas instituições, você pode começar a se programar para conquistar o tão sonhado MBBS.

Porém, em caso de você não querer seguir este caminho, você pode optar por outros cursos da área de saúde, que também são muito importantes e requisitados pelo Canadá.

Abaixo, conheça apenas alguns dos cursos que as universidades canadenses oferecem:

BDS – Bachelor of Dental Surgery

BHMS – Bachelor of Homeopathic Medicine and Surgery

BAMS – Bachelor of Ayurvedic Medicine and Surgery

BUMS – Bachelor of Unani Medicine and Surgery

B.V.Sc. & AH – Bachelor of Veterinary Science and Animal Husbandry

BOT – Bachelor of Occupational Therapy

MLT – Medical Laboratory Technology

B.Pharm. – Bachelor of Pharmacy

Pharm D – Doctor of Pharmacy

BPT – Bachelor of Physiotherapy

BASLP – Bachelor of Audiology Speech Language Pathology

OTT – Operation Theater Technology

ANM – Auxiliary Nursing and Midwifery

GNM – General Nursing and Midwifery

Portanto, se você já tem o diploma com especialização em alguma área da saúde, ou deseja estudar sobre a área no Canadá, você está no caminho certo, basta começar a sua trajetória educacional no maior país das Américas.

Medicina no Canadá: enfermagem

E uma dica de ouro: se você estuda sobre ou se já tem o diploma de graduação do curso de enfermagem, você é uma pessoa muito requisitada pelo Canadá. Com as adversidades sanitárias causadas desde o ano de 2020, os profissionais de enfermagem se tornaram uns dos mais importantes para o país, chegando a um salário de até C$ 71,399 por ano!

O intercâmbio de medicina no Canadá

Como já dissemos, fazer medicina no Canadá é uma das melhores escolhas que você pode fazer na vida, principalmente por se tratar de um país que pode te ensinar a nível internacional, como ser um profissional da área de saúde que não só aprende como ser o melhor no que faz, mas que pode conquistar o mundo com as suas habilidades.

Se você leu até aqui e ainda se interessa por ser um profissional da área de saúde no Canadá, saiba que a Dreams tem o caminho perfeito para você chegar onde quer, caminhando lado a lado com você. Fala com a gente e começa a realizar o seu sonho!