Dicas

O melhor guia para morar em Vancouver

há 4 meses

Morar em Vancouver é o seu sonho? Bom, caso seja, você já fez a escolha correta sobre qual cidade deseja visitar. Porém, caso você ainda não saiba se Vancouver é uma boa cidade, ou se ela nunca passou pela sua mente para sonhar sobre uma viagem, neste post vamos deixar tudo bem claro sobre uma das cidades mais conhecidas não apenas no Canadá, mas também no mundo. 

Sabe o motivo dessa fama mundial? Não? Então leia até o final e saiba a resposta!

Como é morar em Vancouver

Sendo a cidade mais popular e também a maior cidade em extensão territorial da província de British Columbia, Vancouver é responsável pelo brilho nos olhos de todo intercambista que busca uma qualidade de vida maior, assim como um nível educacional acima da média.

E se formos começar falando sobre Vancouver, precisamos concordar que: generalizar algum assunto sempre é um problema, porque nem todos concordam sobre determinados pontos específicos, mas quando o assunto é cuidar do meio ambiente, todos concordamos que essa é a opção correta, certo? 

E para morar em Vancouver, você precisa saber que a cidade sabe que o meio ambiente é um dos bens mais importantes que podemos carregar ao longo da história da humanidade, por isso, a cidade iniciou um plano de se tornar cada vez mais arborizada, que carrega o nome de vancourverismo.

Com prédios agrupados e de tamanho médio, a circulação de ar em Vancouver se torna muito mais fluida e as pessoas conseguem ter condições climáticas muito mais proveitosas para a vida cotidiana, se tornando uma cidade totalmente independente climaticamente e que também serve de exemplo para todo o mundo como uma cidade sustentável.

A cidade tem lindas paisagens, com montanhas e clima aconchegante, um cenário que já serviu para diversos filmes que já assistimos ou ainda podemos assistir, como: Deadpool, X-Men:Origens – Wolverine e dois filmes da nova trilogia do Planeta dos Macacos. 

Montanhas de Vancouver
Montanhas de Vancouver

Por isso, é bem comum que você esteja caminhando para o seu curso ou faculdade e acabe se deparando com uma rua fechada para que uma cena de ação seja gravada nas ruas de Vancouver.

O transporte público

O transporte público em Vancouver é bem diversificado, sendo muito simples e também muito prático, já que ele se divide em 3 transportes principais, sendo eles: SeaBus (Ferryboat), Ônibus e o SkyTrain (metrô).

Shuffle Boat em Vancouver
Shuffle Boat

Mesmo sabendo dos tipos de transporte, é importante que você aprenda sobre o Compass Card, o cartão que automatiza as interações com o transporte público de Vancouver e tornando o transporte público muito mais prático.

O Compass Card funciona mensalmente, mas não da forma que já conhecemos. Em caso de você contratar o serviço em Janeiro, ele não valerá até alguma data de Fevereiro, mas sim até o final de Janeiro. Portanto, é importante que você contrate o serviço o mais cedo possível, para que consiga desfrutar do transporte público de forma completa e rentável para o seu bolso, certo?

SeaBus

O SeaBus ou Ferryboat é um dos transportes mais importantes para quem deseja morar em Vancouver, pois são as balsas que transportam as pessoas do centro da cidade até a zona norte de Vancouver da forma mais rápida, pelo fato de poder cruzar o Burrard Inlet em questão de minutos. 

Os ônibus de Vancouver 

Aqui no Brasil nós utilizamos ônibus com muita frequência, o que não quer dizer que seja 100% funcional. Mas em Vancouver, os ônibus são importantes e interligam toda a cidade, tendo como diferencial, o sistema do NightBus, os ônibus que segundo o TransLink, foram criados para transportar os cidadãos com segurança ao longo das cidades da região no período da noite.

O NightBus começa a sua trajetória de transportar as pessoas noturnas a partir das 2 horas da manhã, 7 noites por semana.

SkyTrain

O SkyTrain aparece por último por aqui, mas com certeza não menos importante, pois com as suas 3 linhas, o sistema de metrô de Vancouver consegue ser extremamente funcional e totalmente interligado. Abaixo, confira as 3 linhas:

Expo Line – Conecta o centro da cidade de Vancouver às cidades vizinhas de Burnaby, New Westminster e Surrey.

Millennium Line – Sai da região de East Vancouver em direção a Burnaby, Port Moody e Coquitlam.

Canada Line – Viagem do centro de Vancouver até o aeroporto da cidade e também à cidade de Richmond.

São viagens rápidas e que podem interligar toda a Vancouver, assim como facilitam a locomoção dos cidadãos para outras cidades vizinhas.

A qualidade de vida em vancouver

Lá em cima, nós falamos sobre como Vancouver é uma cidade reconhecida mundialmente, e ela realmente é, mas não pelo vancourismo. Existem alguns outros atributos que fazem de Vancouver uma das melhores cidades do mundo.

Pois além de ser uma das cidades das províncias mais conhecidas do Canadá, um país que valoriza vários setores básicos, Vancouver também tem as suas qualidades únicas.

Cidade de Vancouver
Cidade de Vancouver

Em 2020, por exemplo, The Economist Intelligence Unit elegeu as 10 melhores cidades do mundo para se viver, contando com cidades de países já conhecidos pela qualidade de vida, como Finlândia, Áustria e Austrália. Vancouver figurou em 3º lugar, ficando atrás apenas de Melbourne e Viena, e na frente de cidades incríveis como Toronto, Calgary e Sydney.

A cidade tem a fama de ser um pouco mais cara do que a média no Canadá, mas isso pode ser revertido se você tiver um bom planejamento econômico. Além disso, é possível que dependendo da sua instituição de ensino, você consiga trabalhar enquanto estuda na cidade, o que pode melhorar ainda mais a sua situação econômica.

Chegando até aqui, eu aposto que você se interessou por fazer o seu intercâmbio em Vancouver, melhor ainda se quiser viver uma experiência incrível no país para seguir o caminho dos seus sonhos. Se você ainda não sabe como seguir este caminho ou tem alguma dúvida, clica no botão abaixo e nós vamos retornar o mais rápido possível com as respostas que você precisa!

Gostou deste post? A Dreams sabe que você tem muita vontade de aprender sobre o destino dos seus sonhos, por isso temos um blog cheio de conteúdos sobre a cultura, custo de vida, curiosidades e notícias sobre diversos países. Acesse o nosso blog e fique a vontade para consumir mais conteúdos como esse!