Dreamers pelo mundoTudo sobre intercâmbio

Como funciona o Intercâmbio: tudo que você precisa saber pra se planejar

há 5 meses

Fala galera! A gente sabe que viajar e morar em outros países é o sonho da maioria dos brasileiros e hoje trouxemos todas as informações que você precisa saber antes de dar o primeiro passo para seu intercâmbio.

O que você verá nessa postagem:

  • O que é intercâmbio?
  • Como o intercâmbio funciona?
  • Como fazer um intercâmbio?
  • Quais os tipos de intercâmbio e quem pode fazer?
    • Intercâmbios de Idiomas
    • Intercâmbios Missionários e Voluntários
    • Intercâmbio High School / Ensino Médio
    • Intercâmbio em família
    • Winter e Summer Camps
    • Intercâmbio Profissionalizante e vocacional
    • Graduação e Pós-graduação no exterior
  • Quanto custa fazer um intercâmbio?

O que é intercâmbio?

O intercâmbio é uma prática que se iniciou no século XIX, na Europa, com o objetivo de ampliar a visão de mundo e tornar mais independentes os jovens da época. De lá pra cá, ele vem se moldando a diferentes realidades e sonhos.

Entendemos que o intercâmbio é uma chave que abre portas para novos mundos: empregos melhores dentro e fora do Brasil; aprendizados mil com pessoas do mundo inteiro; e habilidades que apenas um intercâmbista conseguiria desenvolver. Sabe aquele primo que fez um intercâmbio e voltou de viagem mais aberto, maduro, cheio de história pra contar? Não é à toa, viu!? Pode confiar e continuar lendo que hoje nós vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e te ajudar a se planejar.

Viajar sozinha: 5 melhores destinos ao redor do mundo

Como o intercâmbio funciona?

Tudo vai depender dos seus objetivos. A ideia principal é que exija uma troca cultural. Seja um intercâmbio de trabalho, estudos ou férias, você voltará pra casa com a mala cheia de memórias e aprendizados únicos.

Mas, pra matar a curiosidade, um passo a passo bem padrão para um intercâmbio educacional seria:

Estudante se matricula em curso no exterior através de uma agência no Brasil.

No dia da viagem, o estudante poderá ser recepcionado no destino por host family ou transfer.

Em um período do dia, o aluno irá estudar em turmas com alunos do mundo todo.

Nos horários em que não tem aula, o aluno é livre para conhecer a cidade em que está alocado; muitas escolas oferecem uma programação de atividades (com viagens, passeios e festas). É no curso e nos períodos livres do aluno que a magia acontece.

Ao fim do curso, o aluno recebe um certificado com suas notas e volta ao Brasil, sendo recepcionado por sua família no aeroporto.

Como fazer um intercâmbio?

Uma viagem requer planejamento prévio. O mesmo acontece com o intercâmbio. Então, antes de tudo, você precisa decidir algumas coisas básicas:

1. Qual o objetivo do intercâmbio? 
Você pretende viajar apenas para conhecer o lugar ou quer estudar o idioma? Talvez você queira se profissionalizar ou fazer um curso superior. Pode ser difícil de escolher, mas com um tempinho tudo vai ficando mais claro, pode confiar!

2. Para quais países você quer ir? 
Aqui é hora de relembrar aqueles sonhos de infância e as aulas de história. Qual país faz seu coração bater mais forte? Malta, na Europa? Nova Zelândia e suas belíssimas paisagens na Oceania? Ah, e não pode deixar de pesquisar sobre a cultura, clima e geografia local, ok?

3. Você vai fazer o intercâmbio sozinho ou com auxílio de uma agência?
Para realizar um intercâmbio, assim como viagens, é importante organizar toda a documentação, orçamentos, compra da moeda estrangeira, seguros viagem, moradia e, muitas vezes, a questão do curso de idiomas. Tudo isso é possível de realizar, porém, contratando uma agência você irá “terceirizar” todas essas preocupações, além da garantia e segurança proporcionada por empresas confiáveis. Falamos um pouco sobre isso em nosso canal do YouTube.

4. Como está a situação da COVID no país de destino?
É importante estar sempre em contato com notícias de abertura e fechamento das fronteiras. Mas, não precisa se preocupar! Com as vacinas em dia e seguindo os protocolos de segurança, você vai estar protegido em qualquer lugar do mundo.

Depois que tiver respondido às perguntas acima você estará mais do que pronto para iniciar seu processo de intercâmbio: entrando em contato com uma agência ou sozinho.

Você também pode gostar:
Intercâmbio ou curso de inglês: como atingir a fluência mais rápido
Visto Americano: tudo que você precisa saber para entrar nos EUA

Quais os tipos de intercâmbio e quem pode fazer?

Existem diversos tipos de intercâmbio, cada um voltado para um público diferente. Mas não se engane, independente da idade ou condições financeiras, você irá encontrar um que se encaixa perfeitamente nos seus planos, bora dar uma olhada?

Intercâmbio de idiomas

O preferidinho dos brasileiros, permite curtir o país de destino e ainda desenvolver suas habilidades no idioma falado.

Qualquer pessoa a partir dos 16 anos pode participar, sem limite de idade. As turmas são niveladas de acordo com conhecimento e perfil, ou seja: se você só sabe o básico não precisa se preocupar que as aulas são pra isso mesmo. As turmas estão sempre sendo niveladas, assim todo mundo aprende o que precisa. Ah, sem deixar de lado a troca cultural intensa: você estuda com estrangeiros do mundo todo. Dá pra imaginar?!

Estudar na Austrália: conheça as 3 melhores escolas de inglês pra você
Pathway no Canadá: curso que facilita a entrada em universidades no exterior

Intercâmbios Missionários e Voluntários

O intercâmbio voluntário e o missionário são bem parecidos entre si. Normalmente são gratuitos ou com custos mínimos, e as acomodações ficam por conta da organização. Ambos tem como objetivo ajudar uma comunidade, seja ensinando jovens e crianças, na cozinha, etc. Você doa seu tempo e em troca recebe experiências culturais ricas.

A grande diferença é que o intercâmbio missionário é guiado pela religião, independente de qual seja. No voluntário você guiado pela ideia, o objetivo.

Intercâmbio High School / Ensino Médio

Diferente dos outros intercâmbios, esse é restrito a adolescentes que estejam cursando o ensino médio e tenham entre 14 e 18 anos (podendo variar dependendo do país-destino).

De resto, o nome é autoexplicativo: o aluno cursa o ensino médio em uma escola local normalmente, o que proporciona uma imersão completa do jovem. É interessante também já estar com um nível intermediário no idioma – mas, ei! se esse não for o caso, existem cursos no próprio local de destino que podem servir como um reforço. 

Intercâmbio em família

Cada vez mais procurado, o intercâmbio em família é o momento perfeito para aprofundar laços e criar memórias com seus filhos. Nesse formato, toda a família tem a oportunidade de aprender/se aprofundar no idioma e na cultura local, com a possibilidade de atividades extras como acampamentos, passeios a ponto turísticos e até viagens a cidades próximas.

Desse jeito estudar fica ainda mais divertido, né não? O intercâmbio em família também é um ótimo “treino” para futuros intercâmbios, onde os pais não participam – como o de High School.

Winter e Summer Camps

Intercâmbios de férias de verão ou inverno permitem a realização de atividades voltadas para o entretenimento como viagens, acampamentos, trilhas e esportes – tudo isso enquanto você aprende uma nova língua.

O público alvo desse formato de intercâmbio são adolescentes e famílias, por não interferir na rotina de aulas e trabalho no Brasil. Já imaginou você aproveitando o inverno do Canadá (com neve e tudo!) ou as belas ilhas de Malta?

Você pode gostar de conferir:
Tudo sobre Winter Camp no Canadá

Intercâmbio profissionalizante e vocacional

Já pensou em você morando em outro país enquanto aprende uma nova profissão? É isso que os cursos profissionalizantes e vocacionais te proporcionam. Você fica pronto para atuar no mercado de trabalho local enquanto vive as melhores experiências de sua vida! Falamos um pouco mais a fundo nesse outro post do blog.

Graduação e Pós-graduação no exterior

Pensa só: você, morando em outro país e recebendo a melhor educação do mundo! Pois é, parece historinha de conto de fadas, mas é super possível.

Diversos “colleges”, públicos e particulares, abrem suas vagas todos os anos para estudantes do mundo inteiro, e você pode ser parte disso. E de bônus você ainda pode trabalhar meio período, além da facilidade ao final da graduação de conseguir um visto de residente no país.

Quanto custa fazer um intercâmbio?

Um intercâmbio, independente do formato, é um investimento na vida de qualquer pessoa. Além das habilidades desenvolvidas e da possibilidade de interagir com pessoas do mundo todo e aprender novas culturas e idiomas, o intercâmbio pode mudar um currículo de patamar.

Intercambistas são conhecidos por estarem mais preparados e abertos a novas experiências, e quem não iria querer alguém assim em sua empresa?

Pra você ter uma ideia de orçamento e já poder ir se organizando financeiramente, fizemos uma média de valores:

Formato do IntercâmbioDuraçãoValor médio
Intercâmbio de idiomas2 – 12 semanas4.500,00 – 15.000,00
Idiomas (estudo e trabalho)16 – 25 semanas14.000,00
College Privado (estudo e trabalho)8 meses – 2 anos5.000,00 – 12.000,00 (dólares)
College Público (estudo e trabalho)1 – 2 anos6.000 – 9.000 (dólares)
Tabela de preços médio de intercâmbio. Valores podem variar de acordo com destino e formato do intercâmbio, incluindo moeda de pagamento.

Vale a pena lembrar: esses são valores mais gerais, baseados nos destinos mais buscados por brasileiros. Na Dreams, esses valores também podem incluir além do curso, material e exame de proficiência e suporte durante todo o intercâmbio; a estadia e o seguro.


Você também pode se interessar:
Intercâmbio nos Estados Unidos: conquiste o sonho americano
Por que eu deveria estudar na Nova Zelândia?
Mala do intercâmbio: o que levar?


Curtiu o conteúdo? Fica mais um pouco e não deixe de conferir nossas redes sociais para estar sempre conectado com novidades sobre viagens, culturas e idiomas.