CanadáEstude e trabalhe no exteriorEstude um idioma fora do BrasilTudo sobre intercâmbio

Pathway no Canadá: curso que facilita a entrada em universidades no exterior

há 6 meses

Fala, galera! Está pensando em estudar numa universidade no exterior mas sente que ainda não está preparado? Conheça o Pathway, um programa com cursos preparatório de idiomas e hard skills, essencial para quem deseja ingressas em instituições no exterior.

  1. O que é o programa Pathway?
  2. Como funciona o Pathway?
  3. Pathway: online ou presencial
  4. Como aplicar para o Pathway no Canadá?
  5. Quais países tem o programa Pathway?

O que é o programa Pathway?

O Programa Pathway, como o próprio nome sugere, é uma “ponte” de entrada para as universidades e colleges em países como o Canadá. Ele é destinado a estudantes estrangeiros que desejam desenvolver seus conhecimentos no idioma a nível de um curso superior.

Também é uma excelente opção para quem tem dificuldades com provas de proficiência, por isentar o aluno da realização das mesmas.

Porém, para que o aluno seja considerado apto a estudar numa instituição de ensino superior no Canadá é necessário que atinja o que é pedido pelo curso.

Como grande diferencial do programa, o Pathway prepara o aluno para o mundo dentro da universidade ou college.

Além de se desenvolver no idioma, você ainda desenvolve algumas habilidades necessárias para o mercado de trabalho, como pensamento crítico e liderança.

Como funciona o Pathway

O Programa Pathway costuma acontecer dentro de escolas de idiomas em países como o Canadá, nas modalidades presencial e online – assim você pode fazer o curso aqui do Brasil e se mudar apenas quando for ingressar em um College ou universidade. Legal, né?

A grade curricular do pathway é composta por duas partes: uma focada no idioma e outra em habilidades gerais necessárias para o meio acadêmico.

O ideal é que o aluno que deseja ingressar no programa possua um conhecimento intermediário do idioma – algo que será avaliado pela instituição antes do curso começar.

As habilidades desenvolvidas no Pathway no Canadá são: gramática e vocabulário, pensamentos crítico, habilidades de discussão/debate, técnicas de estudo, habilidades básicas em um idioma (escuta, fluidez na fala, pronúncia, escrita, leitura), criatividade e apresentação – é bom já estar preparado para os seminários!

Tempo de duração do programa

O tempo de duração do Pathway pode variar bastante, de acordo com suas necessidades e a instituição.

Normalmente, o tempo mínimo de duração do Pathway costuma ser de 2 meses. O tempo máximo é de 7 meses. Mas tudo isso depende de quantos níveis o aluno precisará estudar, o que fica a critério da escola.

Quanto custa o Pathway no Canadá?

O Pathway tem o mesmo preço de um curso de idiomas no Canadá. Dito isto, o valor pode variar de acordo com a instituição escolhida.

No Canadá, uma escola que trabalha com o programa e é reconhecida por dezenas de universidades e colleges no país é a ILAC.

Você pode descobrir mais sobre os processos dessa e de outras escolas no Canadá com nossos consultores clicando aqui.

Pode trabalhar enquanto estuda no Canadá?

Por estar na categoria de curso de idiomas, não é possível trabalhar enquanto estuda no Pathway. Porém, após ingressar em uma instituição de ensino superior é possível que o aluno trabalhe 20h/semanais durante o período letivo.

Pathway ou curso de inglês?

No curso do programa você estará sendo preparado para entrar num college ou universidade no Canadá. Enquanto isso, em um curso comum de idiomas o foco será apenas o desenvolvimento do idioma.

Escolha o Pathway se já possui um conhecimento intermediário do idioma e deseja aprimorar suas habilidades, tanto acadêmicas quanto em questão da proficiência.

Caso ainda precise fortalecer suas bases no idioma e ganhar confiança em seu uso, talvez um curso de idioma seja o ideal.

Pathway: online ou presencial

Por possuir as modalidades online e presencial, é normal surgir a dúvida sobre qual o melhor formato para seguir no Pathway.

Na modalidade presencial você estará vivendo o inglês 24h/dia, dentro do curso e no seu dia a dia. Porém, os custos serão maiores por conta de sua estádia no Canadá. A modalidade online é uma boa escolha caso você não possa investir no intercâmbio nesse primeiro momento.

Como aplicar para o Pathway no Canadá

Para iniciar o processo de ingresso no programa Pathway, entre em contato com as escolas em que deseja estudar. Outra opção é fazer o processo através de uma agência de intercâmbios aqui no Brasil.

Quais países tem o programas preparatórios?

Além do Canadá, outros países trabalham com o programa, como os Estados Unidos e Austrália, onde assume um nome diferente. Existem ainda outros países que oferecem cursos preparatórios similares, mas com nomes diferentes.

Na Alemanha, por exemplo, existe o Studienkolleg, um preparatório de doze meses para ingressas nas universidades do país.

Você também pode gostar de ler:
Como estudar no Canadá: passo a passo para ingressar nas melhores universidades do mundo
Como imigrar para o Canadá | Guia Prático
Graduação na Alemanha: conheça o Studienkolleg, curso obrigatório para estrangeiros

Curtiu o conteúdo? Fica mais um pouco e não deixa de conferir nossas redes sociais pra estar sempre conectado com novidades sobre viagens, culturas e idiomas.