Fala, galera! A Nova Zelândia é o sonho do intercâmbio por ser considerado um dos melhores países do mundo para morar.
Durante a pandemia, esse país composto por duas pequenas ilhas, esteve nas manchetes de jornal por conta de sua estratégia anti-COVID que trouxeram benefícios e segurança para os moradores do país. Conheça mais sobre esse paraíso e se apaixone!
Nesta postagem você verá 7 vantagens de fazer seu intercâmbio no país e como estudar na Nova Zelândia.
Por que estudar na Nova Zelândia?
A Nova Zelândia fica próxima a Austrália na Oceania e é famosa por sua natureza curiosa e bela.
As duas ilhas vulcânicas que compõem o país já foram cenário de diversos filmes de aventura, como Nárnia e o Hobbit – que possui uma cidade cinematográfica inteira pra si.
Além disso, na Nova Zelândia não existem cobras (de nenhum tipo) e o animal do coração é o Kiwi, uma ave que só tem no país, e cujo nome é usado para nomear os nativos das ilhas e a frutinha verde.
Porém, são as ovelhas que mais chamam atenção por conta da quantidade! Existem mais ovelhas do que seres humanos, cerca de 6 ovelhas pra cada pessoa. Dá pra acreditar?
E não são apenas as belezas naturais ou curiosidades do país que mais chamam atenção de de estrangeiros buscando mudar de vida.
A Nova Zelândia coloca a educação em primeiro lugar, possuindo um ensino superior e básico de alta qualidade.
E se você estive pensando em conhecer o país, saiba que por ser um território pequeno e com uma população igualmente pequena, é frequente que programas de imigração sejam abertos, sempre com alta demanda por profissionais qualificados internacionais que estejam dispostos a contribuir para o crescimento das cidades neozelandesas.
Estudar na Nova Zelândia: instituições reconhecidas internacionalmente
A Nova Zelândia não fica atrás dos seus vizinhos orientais quando o assunto é educação.
Um bom exemplo disso é o ranking internacional de Educação para o Futuro de 2019, do The Economist, onde a Nova Zelândia aparece em 3º lugar, atrás apenas de Suécia e Finlândia. Em relação ao ensino superior, a Universidade de Auckland está em destaque entre as universidades neozelandesas, ocupando o top100 do ranking global da QS.
Sistema educacional neozelandês
As 8 universidades neozelandesas recebem estudantes do mundo inteiro, em grande parte por conta de seu investimento milionário em pesquisa.
Cerca de $930 milhões são investidos anualmente em pesquisa e inovação, recebendo há duas décadas um retorno de cerca de $500 milhões com a comercialização das pesquisas.
As áreas em destaque são as de negócios, saúde, ciências e engenharia, que recebem investimentos especiais de fundos nacionais e internacionais
Além disso, o sistema educacional neozelandês é baseado no sistema britânico, um dos melhores do mundo. Assim, você terá um ensino focado em você e seus objetivos, com um valor de tuition bem mais baixo que em universidades britânicas.
Qualidade de vida e salário mínimo na Nova Zelândia
Apesar de ser conhecido por ser um dos países com mais opções de esportes radicais do mundo, a Nova Zelândia oferece um estilo de vida de conforto e calmaria.
Em 2022 foi realizada uma pesquisa com aproximadamente 7 mil neozelandeses de cidades como Auckland, Tauranga, Wellington e Dunedin em relação a qualidade de vida no país. Cerca de 87% dos entrevistados informaram possuir uma boa qualidade de vida.
E essa satisfação com a vida no país percorre todos os âmbitos da vida dos moradores. Por exemplo, quando o assunto é trabalho e bem-estar, cerca de 68% dos entrevistados estão empregados e entre eles, mais da metade alegou estar satisfeito com seu trabalho.
E se você ainda não estiver convencido de que a Nova Zelândia pode ser o seu destino ideal do intercâmbio, vai gostar de saber que 48% dos neozelandeses afirmam possuir mais do que o suficiente para cobrir seus custos mensais.
E essa satisfação com o trabalho vem de alguns fatores, como:
- Salário mínimo na Nova Zelândia de NZ$21,20 (e salário inicial pra quem está começando ou é trainee de NZ$16.95);
- Horário de trabalho (full time) das 9h às 5h da tarde;
- Sistema de transporte que atende as necessidades de mais de 70% dos moradores.
Mercado de trabalho com alta demanda na Nova Zelândia
O sonho de todo estudante é concluir os seus estudos e conseguir uma boa oportunidade profissional, para que consiga desfrutar de uma boa qualidade de vida.
E na Nova Zelândia, isso é uma realidade possível, pois segundo estatísticas disponibilizadas pelo próprio governo da Nova Zelândia, a taxa de empregabilidade se mantém acima da média, até mesmo depois de um período atribulado, como o ano de 2020.
Em março de 2022, a taxa de desemprego na Nova Zelândia estava em 3.2%, uma das mais baixas já observadas.
Atualmente, o mercado está a procura de profissionais qualificados para operar nas áreas de saúde enquanto enfermeiros e psicólogos. Trabalhadores com experiência com construção civil, operadores de máquinas e encanadores também são profissões com grande demanda na Nova Zelândia.
Nova Zelândia e seus cenários estonteantes
Como já dissemos antes nesta postagem, a Nova Zelândia é um bom destino pro seu intercâmbio não apenas por contas da qualidade de vida, educação de alto nível ou bom salário mínimo.
Fazer intercâmbio na Nova Zelândia é uma experiência completa e sensorial. Você poderá vivenciar diferentes paisagens, com vulcões extintos, praias de beleza inesquecível, fazendas belíssimas, esportes radicais diversos.
Ainda é possível se banhar em águas vulcânicas naturalmente quentes – e cheia de benefícios pra saúde – na cidade de Rotorua.
O clima da Nova Zelândia se assemelha um pouco ao do Brasil por possuir um verão ensolarado, porém, bem mais arejado e confortável. Porém, o inverno neozelandês é bem frio, e dependendo da região pode chegar a nevar. Mas é bom lembrar: as cidades são adaptadas para esse cenário, fazendo do inverno ao bem mais tolerável e agradável, caso você não seja muito fã do frio.
Viva o futuro na Nova Zelândia
Igualdade de salários entre homens e mulheres, taxas de violências baixíssimas e alto desenvolvimento são apenas alguns dos detalhes que fazem do país um país do Futuro.
Com 99% da população alfabetizada, a população neozelandesa lida com problemas que o resto do mundo ainda não se deu ao luxo.
O país foi o primeiro a abolir a escravidão, o primeiro a dar o direito de voto as mulheres, a aderir a jornada de trabalho de 8 horas/dia e mais! A realidade é que as pessoas estão abertas a mudança e a cooperar com a melhoria do país.
Além disso, por possuir pessoas do mundo todo, andar pelas ruas de grandes cidades como Auckland te permite conhecer culturas diferentes, em especial as comidas. Numa mesma rua você encontra restaurantes chineses, indianos, árabes, e europeus. Um paraíso gastronômico!
Não é atoa que canais como Nomads World elegeram o país como o Melhor Lugar no Planeta Terra! E se isso ainda não foi suficiente, saiba que os neozelandeses são incrivelmente receptivos e divertidos.
Como estudar na Nova Zelândia
Antes de estudar na Nova Zelândia, você precisa saber qual será o seu foco de estudo no país.
A partir disso, você poderá saber os valores, cargas horárias e até mesmo o plano de carreira que você deseja seguir dentro do mercado de trabalho internacional.
Abaixo, confira qual caminho se encaixa melhor no seu planejamento de futuro:
Intercâmbio de idioma
As escolas de idioma, geralmente, são voltadas para os alunos internacionais que desejam estudar e trabalhar na Nova Zelândia, com foco no estudo da língua inglesa e a sua prática.
[Post] Intercâmbio ou curso de inglês: como atingir a fluência mais rápido | Prós e Contras
NZIST
O Instituto de Habilidades e Tecnologia da Nova Zelândia, ou atualmente conhecido como TePūkenga, é responsável por oferecer cursos vocacionais voltados para o mercado de trabalho do país, o que facilita a ponte de estudo e trabalho para quem deseja ter uma profissão de forma mais rápida no país.
O TePūkenga tem características parecidas com o TAFE da Austrália, mas funcionando de forma mais ampla e única, em várias regiões do país.
Além disso, também estão abrigados os ITPs, os Institutos de Tecnologia e Politécnicos, que contém uma variedade de cursos em tecnologia e que permitem estudar e trabalhar enquanto você estiver matriculado. Estudando em um ITP, você consegue trabalhar 20 horas por semana, podendo chegar ao horário completo de trabalho em período de férias.
[Post] Intercâmbio profissionalizante: estude e trabalhe em outros países | O que é intercâmbio
Universidade
Assim como em muitos outros países, as universidades são responsáveis pelo último grau de formação, sendo o último nível do ensino terciário na Nova Zelândia, fornecendo diplomas de graduação superior como o bacharelado, mestrado e também doutorado.
Após o término dos seus estudos, você pode aplicar para o PSW neozelandês, um visto que permite o trabalho após a formação acadêmica em uma instituição de ensino regulamentada pelo governo.
[Post] Estudar fora do Brasil: passo a passo pra graduação no exterior
Independente do caminho que você decidir escolher para estudar na Nova Zelândia, pode ter certeza de que o seu currículo estará ganhando níveis internacionais, mas tenha em mente que o caminho certo, decide o melhor futuro para você, certo?
Quer entender melhor sobre as opções de intercâmbio na Nova Zelândia? Deixe seu contato no link abaixo e fale com nossos consultores. Eles estão preparados pra te auxiliar e te guiar pra o que for melhor pra Você.
Você também pode gostar:
Como estudar na Austrália em 2022: Guia Completo
Melhores países da Europa pra fazer intercâmbio em 2022
Países que não precisam de visto para brasileiros