Intercâmbio Estudo e Trabalho

Quer estudar na Austrália? Saiba agora como estudar no país

há 4 meses

Estudar na Austrália é o sonho de todo mundo que deseja não apenas mudar de vida, mas também potencializar o currículo da melhor forma possível. Porém, nem todo mundo sabe como é o processo para obter um visto de estudo ou como o sistema educacional da Austrália funciona.

Sendo assim, a gente aqui na Dreams quer ensinar à você, que deseja estudar na Austrália e saber como é o processo de estudar no país. Agora, chega de papo e vamos para o que interessa, confira abaixo como estudar na Austrália:

Tirando o seu visto para estudar na Austrália

Coala Australiano
O coala é um símbolo australiano

Bom, como já sabemos, antes de estudarmos em um determinado país, precisamos entender como funciona o seu processo de aplicação de visto de estudo, pois é através dele que conseguiremos a permissão para estudar em uma determinada nação.

O governo australiano disponibiliza em seu site os passos necessários, de forma simples para que os aplicantes tenham a melhor experiência possível quando estiverem passando pelo processo de aplicação do visto. Em resumo, os passos são:

1 – Antes da aplicação

Fora da Austrália, é importante que o estudante realize a sua aplicação 6 meses antes do começo do seu curso na Austrália, mas não se prenda a este tempo estabelecido pelo país, aplique para o seu visto muito antes, pois diversos fatores podem acabar dificultando o processo e gerando atrasos.

2 – Reúna os seus documentos

A parte mais importante do processo envolve os seus documentos, e o governo australiano disponibiliza esta ferramenta para que você identifique a sua documentação necessária para envio. É importante que você revise toda a documentação antes do envio, certo?

3 – Realize a aplicação do visto

Não importa se você está dentro ou fora da Austrália, a sua aplicação será inteiramente online. Para fazer a sua aplicação, basta fazer login na sua ImmiAccount, anexar os documentos e pagar a taxa de solicitação.

4 – Após a sua aplicação

Aguardar pacientemente é sempre a melhor opção, mas o governo da Austrália recomenda que além de se manter atento às novas atualizações do seu processo, também preste atenção em outros fatores importantes como a requisição da sua biometria e o seu exame de saúde prévio.

Também é importante se manter totalmente isento perante a lei do seu país de origem. O governo australiano também recomenda que você viaje apenas após a aceitação da sua aplicação.

5 – Resultado do visto

O último passo consiste nas informações do seu visto após ele ser aprovado. No resultado, o órgão responsável deixará as seguintes informações:

  • A número de concessão do seu visto
  • A data de expiração do seu visto
  • As condições do seu visto

É importante que você anote tudo e tenha essas informações sempre em mãos enquanto estiver na Austrália.

Chegando na Austrália, como é o sistema educacional?

Estudar na Austrália é algo de primeiro mundo

Agora que você está dentro da Austrália, vamos entender melhor sobre o sistema educacional de lá. Mas antes de partirmos direto para o ensino superior, vamos estabelecer a base de que o sistema educacional da Austrália é dividido em primário, secundário e superior. Confira o caminho que um estudante nativo percorre até chegar até o ensino superior:

Formação escolar – primária e secundária

Escola primária – Dura sete ou oito anos, começando no Jardim da Infância/Preparatório até os Anos 6 ou 7.

Escola secundária –  Dura três ou quatro anos, dos Anos 7 a 10 ou 8 a 10.

Escola secundária sênior – Dura dois anos, Anos 11 e 12.

Formação superior

A formação superior inclui o ensino superior com todas as suas universidade e também o VET (Ensino e Treinamento Vocacional).

“Como funciona o VET?”

O Ensino e Treinamento Vocacional é basicamente um ensino técnico aqui no Brasil, nele o estudante aprende na prática todas as vertentes do seu curso, sendo muito escolhido pelos Australianos e também por estrangeiros que procuram socializar com os nativos. O VET permite que o estudante trabalhe 40 horas quinzenais ou 20 horas semanais.

Instituições de ensino superior (faculdades e universidades em geral)

Estudante usando computador

As instituições de ensino superior e também as de ensino técnico da Austrália têm um nível acima da média mundial por atenderem a um sistema criado dentro da própria Austrália em 1995, o AQF. Australian Qualifications Framework ou AQF, é o sistema que determina padrões de qualidade educacional na Austrália. Neste sistema temos 10 níveis que vão interferir nas suas qualificações para o mercado. 

Abaixo, entenda em um exemplo rápido onde utilizamos os níveis 1, 5 e 10:

Nível 1 – Os graduados neste nível terão conhecimentos e habilidades para o trabalho inicial, envolvimento da comunidade e / ou aprendizagem posterior.

Qualificações – Certificado I

Tempo médio –  0,5 a 1 ano


Nível 5 – Os graduados neste nível terão conhecimento especializado e habilidades para trabalho qualificado/paraprofissional  e/ou aprendizagem adicional.

Qualificações –  Diploma

Tempo médio –  1 a 2 anos


Nível 10 – Os graduados neste nível terão compreensão sistemática e crítica de um campo complexo de aprendizagem e habilidades de pesquisa especializadas para o avanço da aprendizagem e / ou para a prática profissional.

Qualificações – Doutorado

Tempo médio – 3 a 4 anos


Assim, podemos observar que os diferentes níveis realmente interferem em como o mercado e as instituições observam o nível profissional dos seus alunos, sendo necessário que o estudante esteja em constante evolução dentro do sistema.

O ensino superior na Austrália ganha destaque pelo simples e incrível fato de que as instituições de ensino trabalham diretamente com a indústria, o que promove um mercado de trabalho mais aquecido para os alunos.

O próprio AQF é administrado diretamente pelo Departamento de Indústria do Governo Australiano, o que indica a forte atenção que os órgãos federais têm com o nível educacional do país.

Gostou deste post? A Dreams sabe que você tem muita vontade de aprender sobre o destino dos seus sonhos, por isso temos um blog cheio de conteúdos sobre a cultura, custo de vida, curiosidades e notícias sobre diversos países. Acesse o nosso blog e fique a vontade para consumir mais conteúdos como esse!

Quer fazer um intercâmbio na Austrália mas ainda não sabe como? Tem alguma dúvida? Fala com a gente através deste link, a nossa equipe vai retornar o contato o mais rápido possível para tirar todas as suas dúvidas e ajudar na sua trajetória até estudar no país dos seus sonhos!