Tudo sobre intercâmbio

Por que você deveria estar fazendo um intercâmbio na Holanda

há 3 anos

O intercâmbio na Holanda pode não ser algo que sempre esteve no seus objetivos, mas já pensou quais são os motivos que fazem da Holanda um dos melhores países do mundo para viver uma experiência educacional? Bom, aconselho que você leia aqui comigo, até o final, pois neste post nós temos as respostas para todas as suas duvidas e muito mais.

Abaixo, confira as razões de fazer o seu intercâmbio na Holanda e o que você pode fazer por lá:

Por que fazer intercâmbio na Holanda?

Você já ouviu falar da Holanda alguma vez na vida? Se sim, acredito que você já saiba o valor deste país não apenas para as pessoas que moram por lá, mas também para o mundo como um país exemplo em diversos fatores importantes para uma sociedade que busca evoluir a cada dia.

A Holanda sempre aparece nos rankings mundiais como um dos melhores países do mundo para se viver, pelo simples e incrível fato de que a qualidade de vida no país é sempre motivo de estudo por outros países que buscam crescer as suas economias e incrementar as suas políticas sociais para uma qualidade de vida cada vez melhor.

“A Holanda é isso tudo mesmo? Por que a qualidade de vida é tão boa?”

Não se preocupe, vamos responder isto de forma rápida e deixar bem claro para você.

Para que um país tenha um nível de qualidade de vida considerado elevado, ele precisa ter ótimos índices em alguns setores específicos, sendo eles:

  • Poder de compra
  • Saúde
  • Segurança
  • Nível de poluição
  • Custo de vida
  • Tempo de deslocamento diário (transporte público)
  • Clima/

Todos estes fatores podem ser calculados por meio de plataformas especializadas. Neste caso, podemos utilizar a plataforma Numbeo, o maior banco de dados sobre qualidade de vida do mundo, onde cada dado é coletado de acordo com a percepção dos cidadãos sobre aquele determinado setor, o que faz desses dados cada vez mais atualizados e precisos.

Os tipos de intercâmbio na Holanda

O tipo de intercâmbio que um país pode oferecer, varia de acordo com os objetivos do intercambista, então se você prefere melhorar o seu idioma, tem o intercâmbio perfeito para você. Em caso de querer um currículo mais voltado para o ensino superior, o intercâmbio na Holanda também serve para você.

Confira abaixo os tipos de intercâmbio e as vantagens que você terá com eles:

Intercâmbio de idioma

O curso de idioma de inglês geralmente é muito procurado por intercambistas ao longo do mundo, por ser uma opção muito mais acessível para quem busca além de aprender um idioma, viver uma experiência menos exigente em relação a vida acadêmica.

Mesmo assim, na Holanda, este não costuma ser o tipo de intercâmbio mais procurado, pois mesmo sendo um ótimo país, com ótimas escolas e com grande possibilidade de evoluir o idioma, o ensino superior ainda é o grande trunfo educacional na Holanda.

Universidades

Cursar o ensino superior em outro país significa ter um currículo com ótimo nível mundial, pois além de ser um país de referência, a Holanda se destaca como um dos maiores polos de ensino superior não apenas da Europa, mas do mundo.

Diversas instituições de ensino da Holanda, de nível superior, estão no ranking das 150 melhores universidades do mundo, sendo elas:

  • University of Amsterdam
  • Eindhoven University of Technology
  • Leiden University
  • University of Groningen
  • Utrecht University

Ter um diploma de graduação, mestrado ou doutorado, registrado por uma destas universidades, significa ter muitas oportunidades nas suas mãos para trabalhar em qualquer continente que você quiser, com a vantagem de ter um dos currículos mais requisitados do mundo.

Intercâmbio na Holanda

E da pra trabalhar enquanto eu estudo no país?

Claro! Com uma permissão especial que o seu empregador pode conceder, o estudante internacional tem o direito de trabalhar 10 horas semanais, podendo trabalhar em período integral no período de férias. Sendo uma abertura perfeita para você que deseja fazer uma renda extra no final do mês e dobrar este valor nos período de férias. Legal, né?

O que você pode fazer durante o seu intercâmbio

Fazer intercâmbio não é só estudar e passar nos testes da sua instituição de ensino. Você precisa conhecer tudo o que o país tem a oferecer de melhor para você, então, enquanto estiver estudando e trabalhando no país, separe um tempo para conhecer lugares importantes e divertidos.

Garanto que a sua experiência vai ser muito melhor!

Abaixo, confira lugares que você pode visitar durante o seu intercâmbio e ter uma experiência completa:

Giethoorn

Veneza é uma cidade que cresceu culturalmente nos sonhos de muitas pessoas que buscam conhecer um lugar novo, principalmente pela sua peculiaridade envolvendo rios e gondolas históricas. “Mas, Veneza não fica na Itália?”. Sim, ela fica. Mas a Holanda tem a sua própria Veneza.

A vila localizada na província de Overijssel, tem uma paisagem digna de filme dos contos de fadas, com flores e casas muito aconchegantes. A vila não tem ruas, apenas canais que podem ser percorridos com barco e bicicletas nas margens. No inverno as pessoas costumam utilizar patins para a locomoção e passeios, já que os rios, ou melhor, os caminhos, acabam ficando congelados.

Vila de Giethoorn

Kinderdijk

Mais uma vila única e com muita história pra contar. Se você curte passeios mais calmos e com paisagens dignas de tirar um tempo só para você, esta vila é o destino perfeito.

Fazendo parte da cidade de Molenwaard e conquistando o coração de muitos turistas, os moinhos mais conhecidos da Holanda foram construídos no século 19 para manter o solo daquela área mais seco, mas acabaram sendo tombados pela UNESCO e hoje são um ponto turístico obrigatório dentro da Holanda.

Vila de Kinderdijk

A ciclovia Van Gogh-Roosegaarde

Van-Gogh se foi, mas a sua história e as suas criações ainda são tão relevantes quanto as obras mais atuais que costumamos consumir e discutir diariamente. E para os holandeses, isto é algo levado a sério, pois em Eidhoven você pode passear de bicicleta por cima de uma das suas obras mais famosas.

Ciclovia Van Gogh-Roosegaarde
Créditos: Archello

Como já dito acima, a ciclovia está localizada na cidade de Eidhoven e conta com o grande diferencial de ter a pintura “A Noite Estrelada”, de Van Gogh, como tema do seu solo, o que faz do trajeto algo muito mais além do que um simples passeio, mas uma experiência visual, que fica para a vida toda de quem visita o local.

Chegando até aqui, eu aposto que você se interessou por fazer o seu intercâmbio na Holanda, melhor ainda se quiser viver uma experiência incrível no país para seguir o caminho dos seus sonhos. Se você ainda não sabe como seguir este caminho ou tem alguma dúvida, clica no botão abaixo e nós vamos retornar o mais rápido possível com as respostas que você precisa!

Gostou deste post? A Dreams sabe que você tem muita vontade de aprender sobre o destino dos seus sonhos, por isso temos um blog cheio de conteúdos sobre a cultura, custo de vida, curiosidades e notícias sobre diversos países. Acesse o nosso blog e fique a vontade para consumir mais conteúdos como esse!