Estados UnidosTudo sobre intercâmbioVistos e documentações

Visto para estudar nos EUA: como tirar o seu?

há 6 meses

Fala, Dreamer! Está planejando estudar nos Estados Unidos e quer que tudo dê certo no seu processo? Então, você precisa conhecer tudo sobre o visto para estudar nos EUA! Este não é só um passo-a-passo, mas a chave para iniciar uma jornada acadêmica incrível. Neste texto, vamos desbravar cada etapa para você garantir o seu!

Veja o que preparamos especialmente pra você:

  1. Pra que serve o visto para estudar nos EUA?
  2. Tirando o visto para estudar nos EUA: passo-a-passo:
    1.1.
    DS-160 e agendamento
    1.2. Comprovação financeira
    1.3. CASV e Consulado
    1.4. Documentos para o visto para estudar nos EUA
  3. No dia da entrevista
  4. Dreams: Assessoria de Vistos

Pra que serve o visto para estudar nos EUA?

Visto de estudo americano: Visto para estudar nos EUA

O visto para estudar nos EUA é obrigatório para quem deseja realizar cursos de longa duração no país, ou mesmo cursos de idioma que tenham carga horária a partir de 18 horas semanais. Ele permite que estudantes internacionais morem e estudem legalmente nos EUA, proporcionando acesso a instituições de ensino renomadas e uma experiência cultural diversificada.

Além disso, o visto para estudar nos EUA é um investimento significativo para o seu futuro, abrindo portas para oportunidades internacionais e desenvolvimento pessoal.

Tirando o visto para estudar nos EUA: passo-a-passo:

Visto para estudar nos EUA: passo a passo

Para tirar o seu visto americano, você pode fazer o processo por conta própria, iniciando o formulário no portal de aplicações do governo americano. Por ser um procedimento repleto de minúcias, o ideal é que você tenha um profissional especializado por trás.

DS-160 e agendamento

DS-160 e agendamento: Visto para estudar nos EUA

Tudo se inicia através do preenchimento online do formulário DS-160. Ele é usado para solicitar um visto de não-imigrante para os Estados Unidos e reúne informações pessoais e de viagem do requerente para o sistema consular dos EUA.

Após preencher, é necessário pagar a taxa consular pela operação, e, então, agendar a entrevista consular. Recomenda-se agendar com antecedência, pois a demanda é alta e a entrevista pode levar meses.

Comprovação financeira

Comprovação financeira: Visto para estudar nos EUA

É essencial comprovar que você ou seu responsável financeiro possuem fundos suficientes para cobrir seus estudos e estadia. Demonstrar estabilidade financeira é crucial para a aprovação do visto.

Cada instituição de ensino pode exigir um valor de comprovação financeira diferente por semana, portanto, você vai precisar fazer a comprovação primeiramente à escola, através de um extrato bancário com os valores em real correspondentes ao total em dólar para que eles emitam um documento chamado i20. Esse documento será de vital importância na sua entrevista para aprovação do visto.

É importante ressaltar que você precisa apresentar alguma estabilidade financeira para facilitar sua aprovação. Vínculos com o Brasil através de propriedades ou posições de trabalho podem ser muito bem vistos pelos agentes consulares.

Ao iniciar o processo, você vai precisar escolher em qual consulado sua entrevista será realizada, então mediante a marcação da entrevista, esteja preparado para comparecer na unidade consular na data e hora marcadas.

CASV e Consulado

CASV e Consulado - o que são? | Visto para estudar nos EUA

Existe uma etapa anterior à sua entrevista, que é a coleta da sua biometria e a foto para o visto. Existem cidades que possuem o CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) e o Consulado, que ficam em lugares diferentes, e outras que possuem apenas o Consulado.

CIDADEPOSSUI CASV?POSSUI CONSULADO?
RecifeNãoSim
BrasíliaSimSim
Porto AlegreNãoSim
Rio de JaneiroSimSim
São PauloSimSim

Para o caso de haver CASV na sua cidade (ou na cidade mais próxima para a retirada do seu visto), você precisará agendar uma data anterior à da sua entrevista consular para fazer essa coleta, uma vez que pode ser difícil realizar ambos no mesmo dia pela distância entre os centros.

Caso sua cidade tenha apenas um Consulado, sem CASV, no dia da sua entrevista consular você precisará comparecer com a foto 5×5 em mãos, uma vez que não será possível tirá-la lá, e coletar a biometria antes da sua entrevista.

Documentos para o visto para estudar nos EUA

Documentos: Visto para estudar nos EUA:

Você vai precisar reunir e apresentar alguns documentos para realizar a sua entrevista de visto, então é importante que você os tenha à mão na preparação para a entrevista.

Os documentos de que você vai precisar para sua entrevista de visto são:

  • Passaporte válido
  • Confirmação de agendamento
  • DS-160
  • i20
  • Comprovante de pagamento da taxa consular
  • Foto 5X5 (no caso de não haver CASV na sua cidade)
  • Coleta de biometria (em caso de haver o CASV)
  • Comprovantes financeiros: documentos que comprovem sua capacidade de custear a viagem, seja através de extratos, imposto de renda ou saldos de investimentos.
  • Declaração de responsável financeiro com firma reconhecida: caso alguém vá custear sua viagem, juntamente com uma cópia de comprovantes financeiros (como os citados acima) deste custeador.
  • Comprovantes de vínculo com o Brasil: evidências de vínculos fortes com o país de origem que possam descartar uma possível tentativa de imigração para o país. Podem ser contracheques, carteira de trabalho, declaração de matrícula vigente em uma instituição de ensino, certidão de casamento ou de nascimento de filhos.

Curtindo o conteúdo? Então confira outros textos que também podem te interessar:

No dia da entrevista

Visto para estudar nos EUA: No dia da entrevista

No dia da sua entrevista, é importante:

  • Chegar cerca de 15 minutos antes da entrevista.
  • Estar com os documentos oficiais em mãos.

No ato da entrevista, vale salientar que os agentes não são obrigados a pegar nenhuma documentação. Você pode sugerir que eles vejam seus documentos para uma melhor análise.

Tente não focar em avaliações que podem estar acontecendo ao lado. É ideal tentar controlar sua ansiedade para poder responder tudo com calma e clareza.

Alguns exemplos de perguntas que podem ser feitas no ato da entrevista do seu visto para estudar nos EUA são:

  • Por quê você escolheu os EUA para estudar?
  • Quanto tempo vai ficar?
  • O que você faz no Brasil?
  • Em caso de filhos/cônjuge, o que ficarão fazendo durante esse período nos EUA?
  • Por quê esse período nos EUA é primordial para sua melhora profissional no Brasil?

Aproveitando a sua leitura sobre o visto para estudar nos EUA, para ajudar na sua preparação, temos um texto especial sobre “O que NÃO fazer na sua entrevista“, que você pode ler clicando aqui!

É proibida a entrada de qualquer aparelho eletrônico no Consulado, então é ideal deixar o celular em casa, ou com algum amigo do lado de fora. Guarda-volumes podem se encontrar próximos aos consulados, mas eles não têm ligação direta.

Em caso de aprovação, o seu passaporte fica no consulado para a colagem do visto, e é retirado num dia a ser marcado pelo agente.

Em caso de negativa, o agente consular devolverá seu passaporte.

É importante ter em mente que você pode realizar um novo processo de visto algum tempo depois, em caso de negativa. Mas para evitar quaisquer transtornos que possam atrapalhar sua experiência, vamos te contar mais sobre a nossa assessoria!

Dreams: Assessoria de Vistos

Visto para estudar nos EUA: assessoria

Sabemos que o processo de tirar um visto para estudar nos EUA pode ser longo e estressante. As exigências e a possibilidade de ter o visto negado podem gerar ansiedade e insegurança. É aí que nós, da Dreams Intercâmbios, entramos para fazer toda a diferença!

Com um NPS Score de 95% e um índice de aprovação de vistos americanos de 81%, nossa assessoria especializada é a parceira ideal para te guiar nessa jornada.

Entendemos os desejos dos nossos clientes, e trabalhamos incansavelmente para tornar o processo mais ágil e eficaz. Nossa equipe de especialistas conhece profundamente as nuances do processo. Isso nos permite oferecer orientações personalizadas e precisas, garantindo que cada detalhe do seu processo seja cuidadosamente tratado.

Ao escolher a Dreams, você terá a tranquilidade de estar sendo acompanhado por uma equipe experiente, comprometida em transformar o seu sonho de estudar nos Estados Unidos em realidade.

Acreditamos que a jornada não precisa ser complicada, e estamos aqui para tornar essa experiência mais agradável e segura. Deixe-nos cuidar de toda a burocracia para que você possa focar no que realmente importa: planejar sua viagem e aproveitar ao máximo tudo o que os Estados Unidos têm a oferecer.

Não espere mais, entre em contato com a gente e comece a sua jornada rumo aos Estados Unidos hoje mesmo: