AlemanhaEstude e trabalhe no exteriorGraduação e Pós no ExteriorTudo sobre intercâmbio

Por que estudar na Alemanha: 5 motivos que fazem o país tão incrível

há um ano

Estudar na Alemanha é o sonho de todo intercambista que deseja melhorar o seu currículo em vários níveis, seja dentro da Alemanha, no Brasil ou em qualquer lugar do mundo.

Mesmo assim, é comum que os viajantes se sintam um pouco acanhados em estudar na Alemanha, por não saberem qual é o seu potencial como um ótimo país para trilhar a sua história educacional. Sendo assim, confira apenas algumas da várias vantagens desse país:

Estudar na Alemanha é investir no seu futuro

Algumas pessoas costumam enxergar a Alemanha como um grande país, mas ainda não entendem todo o potencial que o país tem a oferecer em diversos setores.

Na educação, o país é um dos gigantes mundiais que mais recebem estrangeiros que desejam potencializar o seu currículo por meio da educação.

Estudar na Alemanha é apostar no futuro

No ranking da Top Universities, a Technical University of Munich ocupa a 50ª posição de um ranking mundial, enquanto a USP – Universidade de São Paulo ocupa a posição 115 no ranking. A USP é um orgulho nacional para o Brasil, mas nessa comparação nós conseguimos entender a diferença do nível educacional entre os países.

Estudar Fora: checklist com 10 itens pra estar em dia antes de estudar no exterior

Portanto, se você deseja aumentar o seu nível educacional e triplicar as suas chances de ingressar no mercado de trabalho não apenas alemão, mas mundial, é recomendável que você comece a arrumar as suas malas, pois a Alemanha é um país incrível para se ter no currículo.

Faça intercâmbio na maior economia da Europa

Atualmente, o ranking das maiores economias do mundo tem os Estados Unidos como lider absoluto, seguido logo pela China.

Mas acabamos esquecendo que a Alemanha segue esses 2 países à passos largos, sendo a 4ª economia posicionada no ranking. “Mas, o que essa informação tem a ver comigo?”. Para você, intercambista? Tudo.

Gráfico em tela preto e branco

Uma economia estabilizada significa que o país tem plenas condições de oferecer o melhor ao seu povo.

Mas uma potência econômica vai muito além da distribuição de renda, pois além de promover uma qualidade de vida acima da média, a Alemanha consegue manter ótimos salários e mercado de trabalho aquecido, o que é uma ótima notícia para você, estudante que deseja crescer no país e ganhar o salário dos seus sonhos em euro.

Custo de vida na Alemanha em 2022: economize durante seu intercâmbio

Qualidade de vida na Alemanha em 2022

De acordo com a plataforma Numbeo, a Alemanha ocupa em 2022 o 6º lugar em qualidade de vida quando comparada com outros países europeus. Portugal, por exemplo, está em 15º posição no mesmo ranking.

O nível da qualidade de vida de um país é determinado por fatores básicos para a sociedade, como: custo de vida, transporte público, clima, segurança, saúde, poder de compra e outros itens essenciais para a vida comum da sociedade.

A qualidade de vida na Alemanha é incrível

E se a Dreams disse que a Alemanha tem tudo isso acima da média, temos que provar, certo? Pois vamos lá!

Utilizando plataformas especializadas em contabilizar o nível da qualidade de vida dos países, como o Numbeo, temos números:

índicesPontuação (máximo: 240)Grau de Qualidade
Poder de compra99.94alto
Segurança63.09alto
Saúde72.64alto
Clima82.92muito alto
Custo de vida61.63moderado
Relação entre o preço da propriedade e renda10.29moderado
Tempo de deslocamento diário31.07baixo
Poluição28.08baixo
Qualidade de vida na Alemanha177.51Muito alto
Todos estes itens são atualizados e datados de Maio de 2022

Ter segurança ao caminhar pelas ruas, esperar pouco por um ônibus, não sofrer com poluição e ainda poder comprar os seus itens mais desejados, isso tudo é possível na Alemanha.

Graduação na Alemanha: conheça o Studienkolleg, curso obrigatório para estrangeiros

Vivencie uma história incrível 

Como sabemos, a Europa foi um dos continentes que mais influenciou na história de todas as eras da humanidade, e a Alemanha não foi nenhum país coadjuvante.

Estudar na Alemanha: Por que você deveria morar em Berlim?

No período histórico da Segunda Guerra, o acontecimento mais marcante do século XX, a Alemanha foi um dos países protagonistas e que ainda têm partes desse período conservadas, como forma de memorial.

Muro de Berlim

Sendo assim, existem diferentes locais que você poderá visitar enquanto estiver fazendo o seu intercâmbio na Alemanha, dentre eles está o muro de Berlin, um dos grandes marcos do século XX na Alemanha e que representa não apenas o fim da guerra fria na Alemanha, mas também a liberdade de Berlim ocidental.

Lembre-se: a Alemanha é um país enorme, não se limite ao que você já conhece. Explore cada canto do país e tenha mais histórias para contar. Faça do seu intercâmbio um verdadeiro guia para outras pessoas!

Ultrapasse as barreiras da Alemanha

Pode parecer um ponto muito simples, mas as pessoas costumam viajar para a Alemanha com o pensamento de apenas viverem a experiência Alemã, e acabam esquecendo que o país faz parte da União Europeia, assim, consequentemente também esquecem que podem desfrutar de toda a Europa partindo da Alemanha.

Quer conhecer a França? Ou melhor, Paris? Basta partir de Amsterdã, cruzar a Bélgica e rapidamente você estará na frente da Torre Eiffel!

Portão de estrutura alemã

São dezenas de opções de caminhos cruzando outras cidades, de outros países e culturas, um prato cheio para você que ama não apenas viajar, mas aproveitar o seu intercâmbio no mais alto nível.

Intercâmbio e mochilão pela Europa: como conciliar?

Como fazer uma Eurotrip | Principais dicas e dúvidas! – YouTube

E tem mais: quer uma dica de ouro? Viaje com companhias low-cost (companhias aéreas de baixo custo), pois através delas você poderá conhecer toda a Europa e ainda economizar uma grana para outros itens importantes do seu planejamento econômico.

Chegando até aqui eu aposto que você se interessou por fazer o seu intercâmbio na Alemanha, melhor ainda se quiser estudar no país para seguir o caminho dos seus sonhos.

Se você ainda não sabe como seguir este caminho ou tem alguma dúvida, clica no link abaixo e deixe suas informações para contato que falaremos com você o quanto antes.

Quer saber mais sobre a vida fora do Brasil? Confira as postagens abaixo:

Como estudar na Alemanha: conheça o ABITUR

Estudar na Europa: conheça as 5 melhores universidades da Inglaterra

Viajar sozinha: 5 melhores destinos ao redor do mundo

Curtiu o conteúdo?
Fica mais um pouco e não deixa de conferir nossas redes sociais pra estar sempre conectado com novidades sobre viagens, culturas e idiomas.