O Abitur é uma das graduações que todo estudante internacional que deseja estudar na Alemanha precisa saber como funciona, principalmente pelas suas peculiaridades e importância para o ensino da Europa como um todo.
Por isso, elaboramos um post completo sobre tudo o que você precisa saber sobre essa graduação tão importante. Abaixo, saiba tudo sobre o Abitur:
O que é o Abitur Alemão?
O Abitur da Alemanha é um exame que atesta a conclusão do ensino médio do aluno, que pode ter concluído a sua trajetória no 13º ou 12º ano do ensino médio.
Criado em 23 de dezembro de 1788, a partir do “Abiturreglement”, ou Regulamento do Abitur, uma lei posta em prática pelo ministro Karl Abraham Von Zedlids, que buscava tornar o acesso às universidades alemãs mais restrito, já que antigamente, não existiam restrições de ingresso nas instituições de ensino superior da Alemanha.
Uma das vantagens de se ter o Abitur é de que ele é aceito internacionalmente, sendo uma ótima porta de entrada em universidades ao longo de todo o mundo.
Por isso, na Alemanha se torna muito importante que os alunos tenham um Abitur em mãos, sejam eles nativos ou estrangeiros.
Para brasileiros que desejam cursar o ensino superior na Alemanha, o Abitur é essencial, já que na Alemanha os diplomas internacionais de conclusão de ensino médio não costumam ser aceitos, sendo necessária a aplicação em um Studienkolleg.
Como fazer o Abitur no Brasil?
Ao contrário do que você possa pensar imediatamente, o Abitur não é um diploma adquirido exclusivamente dentro da Alemanha. No Brasil, o Abitur pode ser adquirido em escolas bilíngues alemãs, sendo elas:
- Colégio Benjamin Constant São Paulo
- Colégio Cruzeiro Centro Rio de Janeiro
- Colégio Cruzeiro Jacarepaguá Rio de Janeiro
- Colégio Erasto Gaertner Curitiba
- Colégio Humboldt São Paulo
- Colégio Imperatriz Leopoldina São Paulo
- Colégio Visconde de Porto Seguro Unidade I São Paulo
- Colégio Visconde de Porto Seguro Unidade II Valinhos – SP
- Colégio Visconde de Porto Seguro Unidade III São Paulo
- Escola Alemã Corcovado Rio de Janeiro
- Pastor Dohms Schule Porto Alegre
- Escola Waldorf Rudolf Steiner São Paulo
- Deutsche Berufsschule São Paulo (IFPA) São Paulo
Todas as escolas acima são reconhecidas pelas Representações da República Federal da Alemanha no Brasil, que consequentemente, também são reconhecidas pelo governo da própria Alemanha.
Concluindo a sua jornada em uma escola bilíngue alemã, você terá em mãos o Deutsche Internationale Abiturprüfung (DIAP) ou Diploma Internacional Abitur Alemão, que é totalmente equivalente ao Abitur alemão ou ao International Baccalaureate (IB).
O que é o International Baccalaureate?
O International Baccalaureate é uma qualificação educacional reconhecida internacionalmente. Ou seja, por meio dela, você consegue ingressar em universidades de outros países de forma mais fácil e direta, servindo como um facilitador para estudantes estrangeiros.
O IB é oferecido em 49 instituições de ensino brasileiras, desde 1980.
Assim, você pode ingressar no ensino superior da Alemanha por diferentes certificações, que podem ser acessíveis, assim como o Fachabitur.
Quer saber melhor sobre o Fachabitur? Leia até o final!
Estudar Fora: checklist com 10 itens pra estar em dia antes de estudar no exterior
O que é o Fachabitur
Como dissemos acima, o Abitur Alemão é um diploma de conclusão do ensino médio, que serve como uma certificação para que as pessoas consigam ingressar no ensino superior alemão, sendo aberto para qualquer graduação.
O Fachabitur é uma qualificação técnica, onde ao contrário do Abitur, não serve de forma tão ampla, mas sim como um certificado de que você está apto para estudar uma determinada área de conhecimento, fazendo com que o Fachabitur seja muito mais direto em relação a graduação que o aluno deseja.
Além disso, esta modalidade também pode servir como uma qualificação técnica avançada para o ingresso em uma faculdade técnica. Ou seja, o Fachabitur é realmente uma qualificação para um curso de universidade específico, mas também funciona como um facilitador do direcionamento para quem deseja ingressar em uma faculdade técnica.
Na qualificação técnica para o ingresso numa faculdade, a faculdade se divide entre a parte teórica e a prática, onde após aprovado, o aluno poderá aplicar para os estudos em uma universidade de ciências aplicadas. Nesta modalidade, não é necessária a comprovação de uma segunda língua estrangeira.
Você também pode gostar de conferir:
SISU 2022: use sua nota do ENEM para estudar fora do Brasil
Como planejar seu intercâmbio: 5 passos pra tirar seu sonho do papel