CanadáCuriosidadesTudo sobre intercâmbio

Curiosidades sobre o Canadá: 20 fatos que vão explodir sua mente

há um mês

Fala, galera! O Canadá é um país super conhecido por possuir uma população amigável e multicultural, além do alto nível de suas universidades e qualidade de vida. E por conta do interesse crescente em conhecer o país, separamos 20 curiosidades sobre o Canadá pra te animar ainda mais com a cultura canadense. Preparado?

1. O Canadá está em guerra!

Desde a década de 1970 o Canadá está em uma disputa (meio que uma guerra!) territorial com a Dinamarca pela Ilha Hans, que interliga o Atlântico Norte ao Oceano Ártico. Pois é, dá pra acreditar? E a ilha é um pequeno território de 1,3 quilômetros quadrados de área. Prioridades, né…

2. Melhor curiosidade do Canadá: o Pé Grande é protegido por lei no Canadá

Isso mesmo que você leu. No século 18 um homem pediu permissão para matar “um homem selvagem que mora no lago”.

A resposta foi, claro, um belo “não”. Seja conhecido por Bigfoot, Mowglis ou Sasquatch, a única certeza é que não, você não pode matar o Pé Grande!

Intercâmbio de 1 mês: dicas pra aproveitar as férias no exterior

3. É melhor você estar com o banho em dia!

As vezes a gente esquece de passar o desodorante e chega no trabalho com aquele “cheirinho” de derrubar um, né?

Brincadeiras a parte, no Canadá existe uma lei que protege locais públicos de pessoas que estejam fedendo (ou carregando algo fedorento). A pena pode levar a até 2 anos de cadeia. E aí, quem você conhece que entraria em cana por essa?

4. Curiosidade estranha: A prostituição é um trabalho legalizado no Canadá

Mas comprar os serviços de alguém que esteja se prostituindo é ilegal. Essa é meio confusa, né não?

5. Consumo de cannabis é permitido no Canadá

Essa pode não ser uma grande curiosidade, mas é sempre bom lembrar! O consumo recreativo foi liberado há uns anos e o mercado tem trazidos benefícios a comunidade.

6. Canadenses vivem muito

Por conta da qualidade de vida e do sistema de saúde local, os canadenses vivem em média 81 anos, superando a média geral.

7. O Canadá é o segundo maior país do mundo

O país da América do Norte é maior que a União Europeia inteira! Com uma área total de 9.985 milhões de km², o país tem dimensões continentais e abriga belíssimas paisagens.

8. O Canadá não tem estados

Diferente de grande parte dos países, o Canadá é composto de províncias, cerca de 10, sendo elas British Columbia, Alberta, Saskatchewan, Manitoba, Ontario, Quebec, New Brunswick, Nova Scotia, Prince Edward Island e Newfoundland and Labrador.

Além das províncias, 3 territórios também fazem parte do país: Nunavut, Northwest Territories e Yukon.

9. O país mais educado do mundo

E não, não estou falando de boas maneiras aqui! Mais que 50% da população canadense continuou os estudos após o ensino médio, possuindo um diploma de ensino superior ou técnico.

Além disso, cerca de 99% da população é alfabetizada. Muito bom, né?

10. Esportes do coração

Os esportes que fazem os corações canadenses baterem mais forte são o Hockey no gelo e o Lacrosse.

11. Poutine é uma iguaria local

Apesar de não possuir muita identidade culinária, alguns pratos simples envolvem os corações dos canadenses. O Poutine consiste em batata frita com pedações de queijo derretidos com molho. A indicação é comer, principalmente, de ressaca! O prato promete milagres.

12. Celebridades canadenses dominam o mundo

Drake, Justin Bieber, Ellen Paige, Rachel McAdams, Celine Dion, The Weeknd, Ryan Reynolds e Avril Lavine são apenas algumas das celebridades canadenses que dominaram o mundo com seu carisma e talento. Qual seu favorito?

7 lugares para conhecer no Canadá em 2022: como viajar para o país da Maple Leaf

13. A maior praia de água fresca do mundo

Wasaga Beach em Ontario é localizada no Lake Huron, sua beleza é incrível – apesar das águas serem frias demais!

14. O telefone foi inventado no Canadá

Isso mesmo! Alexander Graham Bell passou grande parte do período de criação entre Ontario e Massachusetts, permitindo que boa parte do desenvolvimento do telefone tenha sido em território canadense.

15. A insulina foi descoberta na Universidade de Toronto

Em 1921 o Dr. Frederick Banting descobriu a insulina, que depois veio a ser desenvolvida por ele em parceria de Charles Best, Bertram Collip e John Mcleod.

16. Maior consumidor de donuts do mundo

Canadenses amam donuts como amam xarope de Maple Leaf! Existem apenas 30 milhões de pessoas no país e o consumo anual é de 1 bilhão de donuts. Dá pra imaginar?

17. O drink mais sinistro que você vai ver

Como você gosta do seu whiskey? Em Dawson City Yukon, um bom whiskey é acompanhado de um dedão do pé!

O drink chamado de Sour Toe Cocktail possui um dedão humano de verdade. Pessoas doam seus dedões em caso de perda por congelamento – ou qualquer outro motivo possível.

E mais, se você engolir o dedão ainda recebe CAN$2500. E aí, faria?

18. Churchill Manitoba tem menos gravidade do que no resto do mundo

Isso mesmo que você leu! Visitantes afirmam que a sensação ao visitar a área é de maior “leveza”. Imagina essa experiência?!

19. O sistema métrico canadense é insano

Canadenses utilizam o sistema métrico britânico e americano. Isso significa que em algumas situações eles utilizam metros, em outras “pés”. Pesam as comidas com quilogramas, mas o próprio peso com “pounds”. Confuso né?

A confusão continua em outras áreas também, como no idioma. Algumas palavras seguem a pronúncia ou escrita americana, outras não! Só a convivência mesmo pra saber.

20. Nomes “estranhos” para cidades

Nomes de cidades sugestivos e com duplo sentido fazem parte do humor canadense. Cidades chamadas Dildo, Sexsmith e Stoner compõe a lista. Você pode conferir mais algumas aqui.

Postagens que você também pode gostar de ver:

Nova Zelândia: 5 motivos pra você fazer intercâmbio no país

Como trabalhar no Canadá em 2022: saiba como imigrar da maneira adequada

Países que não precisam de visto para brasileiros

Curtiu o conteúdo?
Fica mais um pouco e não deixa de conferir nossas redes sociais pra estar sempre conectado com novidades sobre viagens, culturas e idiomas.