ImigraçãoIntercâmbio CulturalIntercâmbio Estudo e Trabalho

Trabalhar no Canadá em 2021: saiba como imigrar da maneira adequada

há 10 meses

Trabalhar no Canadá não é uma coisa tão difícil como você imagina, existem várias maneiras de ingresso no país, o que pode facilitar a sua experiência de transição para o maior país das Américas, principalmente se você busca imigrar através do estudo, já que o Canadá é um dos melhores países no índice de educação mundial. Neste post, vamos falar um pouco sobre o Canadá e como imigrar através da maneira mais adequada. Confira:

Por que trabalhar no Canadá?

Sendo o maior país das Américas, o Canadá conta com 10 províncias totalmente distintas e com culturas peculiares, tendo até mesmo a língua francesa como idioma além do inglês tradicional. Caso queira viver a cultura francesa, você pode optar por uma vida em Quebec, por exemplo. Mas a Columbia Britânica pode ser a escolha perfeita para você que prefere falar inglês e aproveitar o lado britânico do Canadá.

Vista de horizonte na cidade de Toronto
Horizonte em Toronto

Como já dito acima, o Canadá é um dos países com maior índice de educação, ficando até mesmo na frente de países como Reino Unido e França, que já foram responsáveis pela colonização do país. Assim, fica muito mais fácil entender o porquê do Canadá ser um dos melhores países para se imigrar através da educação, um item muito valioso para a população canadense.

O custo de vida no Canadá é baixo quando falamos sobre o dólar canadense e o poder de compra nas cidades e províncias. É possível manter um bom nível da qualidade de vida dependendo da província em que você decidir se estabelecer, e não esqueça: você estará recebendo em dólar canadense, vivendo em um país com altos índices de segurança, saúde e educação, precisa de mais alguma coisa?

Como trabalhar no Canadá por meio da educação

Trabalhar no Canadá é possível graças a educação
Trabalhar no Canadá é uma realidade possível

Trabalhar no Canadá é possível através de alguns meios específicos e totalmente legalizados, sendo o mais famoso deles o Express Entry, onde você pode se qualificar por meio de uma pontuação e se encaixando em uma das profissões exigidas pelo National Occupational Classification (NOC), porém, este método depende de fatores como a sua pontuação e a sua profissão se encaixarem nos requisitos exigidos pelo Canadá naquele período.

Outra possibilidade é o Labour Market Impact Assessment (LMIA), que acontece quando uma empresa realiza a contratação de um trabalhador estrangeiro por conta da falta de profissionais qualificados no mercado para uma determinada função. Porém, mesmo estando no Canadá por meio deste método, o seu visto fica totalmente vinculado à empresa que lhe contratou, sendo finalizado assim que você for demitido por ela, o que não se torna uma opção muito estável para quem deseja imigrar.

E por último, mas com certeza não menos importante, é o ingresso no país por meio do visto de estudo para a realização de um College Privado (Quebec) ou Público, que além de disponibilizar o study permit, permite que você trabalhe 20h semanais no horário contrário ao seu turno de estudo, gerando uma renda importante para você. Após terminar o College, você terá acesso ao PGWP – Post-Graduation Work Permit.

Como funciona e quais os requerimentos para o PGWP?

O PGWP é um programa disponibilizado pelo Canadá para estrangeiros formados em algum curso de graduação que tenha vínculo com o programa, permitindo que você trabalhe o tempo equivalente aos seus estudos no país. Por exemplo: Se o seu curso teve 2 anos de duração, você poderá trabalhar por 2 anos após o término dele.

Abaixo, confira os requerimentos para elegibilidade do PGWP:

  • Concluir um programa de treinamento acadêmico, vocacional ou profissional em uma instituição qualificada no Canadá com pelo menos 8 meses de duração, levando a um grau, diploma ou certificado;
  • O status de estudante em tempo integral no Canadá durante cada sessão acadêmica do programa;
  • Ter uma transcrição e uma carta oficial do DLI (Designated Learning Institution) elegível, confirmando que cumpriram os requisitos para completar seu programa de estudos.

O estudante tem até 180 dias para entrar com o pedido de PGWP após o término do seu curso. Caso você perca o tempo limite, você pode adquirir um visto de visitante para que a sua estadia seja prolongada. Ou em caso de não conseguir a prolongação, é possível dar entrada no PGWP estando fora do Canadá.

Por que a educação é a melhor maneira de ingressar no Canadá

É preciso ter em mente que o Canadá é um país que se desenvolve educacionalmente em um ritmo acelerado, sendo um dos países que mais investem em educação no mundo, onde até mesmo os seus professores ganham um salário acima da média mundial.

Grupo de alunos reunidos em sala de aula
Um College é a melhor escolha para quem busca trabalhar no Canadá

Então, lembre-se que o país valoriza a educação e as pessoas que aprendem com ele, o que facilita a evolução do estudante estrangeiro, principalmente no mercado de trabalho, que precisa de cada vez mais profissionais qualificados.

E falando do assunto de profissionais qualificados, um college é uma das melhores portas de entrada para o mercado de trabalho canadense, pois ele equivale a um curso técnico totalmente voltado para o mercado de trabalho.

Por que um college é ideal para quem busca trabalhar no Canadá?

1 – O College é mais barato do que uma universidade.

2 – Promove uma aproximação maior entre os alunos, sendo perfeito para quem busca um intercâmbio cultural..

3 – Tem uma maior acessibilidade aos professores e resolução de dúvidas, o que facilita a vida acadêmica.

4 – Estimula os alunos a pensarem em soluções para os problemas das suas áreas de atuação, evoluindo as suas habilidades ao longo do tempo.

5 – Valoriza o currículo do aluno tanto dentro do Canadá, quanto no exterior.

5 – Permite o requerimento de um PGWP após a conclusão do curso.

E então? Ainda tem alguma dúvida sobre como um college pode impactar a sua entrada no mercado de trabalho canadense? Basta escolher a sua área de preferência e começar a sua evolução dentro do país!

Quer trabalhar no Canadá iniciando por um College Público ou Privado? Basta falar com a gente através deste link e nós retornaremos o contato. A Dreams acredita no seu sonho e que ele pode se realizar através de uma parceria duradoura e livre de obstáculos. Não perca tempo e entre em contato!